Precisamos falar sobre as Solicitações do Game Pass!

As Solicitações ainda são pouco conhecidas pelos gamers em geral, então vamos conversar sobre este recurso fantástico do Xbox!

No início do ano de 2020, ano de lançamento do novo jogo da série Assassins Creed, eu havia alcançado uma meta da minha biblioteca: completar a coleção de jogos da franquia no Xbox. Então, acabei tendo um misto de sentimentos pelo Valhalla: animado pela nova aventura nórdica da série e ao mesmo tempo um jogo que “quebraria” minha coleção enquanto eu não o comprasse. Com a data de lançamento se aproximando e o preço de lançamento do jogo fixado em 280 reais, meu irmão – com quem divido a biblioteca do Xbox – lembrou de uma coisa: tínhamos como comprar o jogo com 50% de desconto, sem nenhuma promoção! Nossos créditos do sistema de Rewards tinham acumulado mais de 50 mil pontos, e pudemos trocá-los por gift cards totalizando 150 reais. Mas como conseguimos este feito? Que tipo de bruxaria foi essa? Venho aqui dizer a vocês que, como dizia a propaganda: “Não é feitiçaria, é tecnologia!” Mas para entender as Solicitações, precisamos voltar um pouco no tempo…

O Sistema de Rewards

Alguns anos atrás, a Microsoft começou um sistema de recompensas e fidelidade que hoje em dia é chamado de Microsoft Rewards. No começo, o sistema era bem simples: um cashback, antes de campanhas de cashback virarem modinha. Basicamente, toda vez que um produto era comprado, a Microsoft enviava entre 8 e 10% do valor da compra de volta para a conta em forma de Microsoft Rewards. Estes pontos podiam ser posteriormente trocados por cartões-presente ou até mesmo meses gratuitos da assinatura do Xbox Live Gold. Dessa forma, os usuários eram recompensados pelas compras que realizavam na loja da Microsoft e do Xbox.

Com o tempo, e a inclusão de novos serviços como o Xbox Game Pass, a Microsoft decidiu dar mais variedade a este sistema de recompensas e criou as Xbox Quests – que aqui no Brasil passaram primeiramente a ser chamadas de Missões do Xbox (na sua versão beta) e atualmente se chamam Solicitações do Game Pass. Este novo sistema vai além do cashback e incentiva seus usuários a explorar a biblioteca do Game Pass com um conjunto de missões a serem cumpridas. Ao completar as missões, os usuários são recompensados com pontos da Microsoft Rewards que podem também ser trocados pelos gift cards e meses gratuitos dos sistemas de assinatura do Xbox (Game Pass e Live Gold). É importante lembrar que o cahsback não foi desativado! Ele atualmente opera em conjunto com o sistema das Solicitações, e um outro sistema de Missões da Microsoft Rewards – que falaremos com mais detalhes em outra postagem.

Resumidamente, temos atualmente 3 programas de recompensa de Rewards ativos:

  • O cashback da Microsoft Rewards;
  • As Missões da Microsoft Rewards (que receberá uma postagem explicativa em breve);
  • As Solicitações do Xbox Game Pass

Então, como funcionam as Solicitações do Game Pass?

Primeiramente, é importante destacar que é necessária uma assinatura Game Pass ativa na conta para desfrutar do sistema de Solicitações, sem a assinatura as missões ficarão indisponíveis. As Solicitações tem três níveis: Solicitações Diárias, Solicitações Semanais e Solicitações Mensais. As Diárias renovam por volta de 13/14h todos os dias (podendo mudar de acordo com o Horário de Verão dos servidores da Microsoft nos EUA). As Semanais renovam toda terça-feira e as Mensais renovam toda primeira terça-feira do mês.

  • As Diárias são sempre iguais: 2 por dia, uma para abrir qualquer jogo da biblioteca Game Pass (tanto do Xbox quanto do Game Pass PC) e uma para acessar o App Móvel do Game Pass;
  • As Semanais são as mais divertidas, e priorizam a exploração da biblioteca Game Pass através de objetivos que vão de arrecadar certa quantidade em dinheiro ou derrotar uma certa quantidade de monstros, e desbloquear uma conquista de jogos específicos determinados pelo sistema de Solicitações;
  • As Mensais recompensam os usuários pelo conjunto da obra, a partir de sua participação nas Diárias e Semanais, além de também possuir algumas missões de exploração da biblioteca Game Pass.

Assim que você completa uma das Solicitações, uma notificação aparecerá na sua tela para que você possa resgatar os pontos. É importante destacar que os pontos das solicitações completadas precisam ser resgatados manualmente. O resgate dos pontos pode ser realizado de quatro formas diferentes:

  • No App Móvel do Xbox Game Pass;
  • No Xbox, diretamente no seu Perfil, na Guia Jogos > Solicitações do Game Pass;
  • No Xbox, através do App Microsoft Rewards;
  • Acessando a Notificação de conclusão no Xbox.

Resgate no App Móvel: se você ainda não tem, baixe agora mesmo! Ele é vital para o cumprimento das missões mensais que oferecem mais pontos. Após abrir o App (e se for sua primeira vez, fazer o login) desça a tela até uma área de Solicitações. Abra esta área no App e aperte o botão de resgatar:

Resgate no Perfil: dos três métodos de resgate, o menos prático. Você precisar acessar seu Perfil através da Guia Home (apertar o botão com a logo do Xbox do controle) e navegar até a opção indicada pela sua imagem de Perfil. Lá você precisa navegar até a guia Jogos, e descer até a opção Solicitações do Game Pass:

Resgate no App Microsoft Rewards: para quem vai realizar o resgate no console, é a opção mais prática. Ao abrir o App, procure a opção “Atividades do Xbox” e selecione “Explore o Game Pass”. Entrando nessa opção, você “cortará caminho” até a tela das Solicitações do seu Perfil:

Resgate pelas Notificações: Toda de vez que uma Solicitação for cumprida, uma notificação do Xbox será enviada para o console. Segure o botão Home (logo do Xbox) quando a notificação aparecer para resgatar os pontos. Caso tenha perdido a Notificação, ela estará disponível na Home, na área de Notificações (símbolo se sino na área inferior da Home)

Solicitações: uma nova maneira de explorar seus jogos!

Esperamos que este guia ajude a todos que não conheciam ou tinham dificuldades em usar o sistema de Solicitações do Game Pass. Todas as terças-feiras (com exceção desta primeira semana) lançaremos nas nossas páginas um resumo das solicitações, listando as missões e sempre que possível trazendo dicas para a solução das missões. Quaisquer dúvidas que vocês ainda tiverem, é só enviar suas perguntas nos comentários!

Esperamos vocês nas próximas postagens!

Leia Mais
Demo de Balan Wonderworld já está disponível na Xbox Live.