1001 motivos para você comprar um Xbox Series e não um Playstation 5

O Xbox Series é a dupla de consoles de nova geração da Microsoft, lançados em novembro de 2020. Atualmente o videogame já alcançou mais de 12 milhões de unidades vendidas e vem apresentando uma guinada nas vendas, principalmente nos Estados Unidos, onde vem alçando nos últimos meses uma honrosa segunda posição, atrás apenas do fenômeno Nintendo Switch. Apesar do sucesso, é comum ter dúvidas sobre as vantagens do Xbox Series em relação ao seu principal concorrente, o Playstation 5 da Sony.

1 – O Controle do Xbox

Controle de videogame é uma questão muito particular, ainda sim, apesar de não trazer recursos de feedback táctil como o PS5, o controle do Xbox Series (que joga seguro nessa geração) traz uma série de benefícios bem particulares, que podem pesar na escolha do seu videogame.
Uma delas é o seu layout bem consolidado, uma empunhadura perfeita que já vem ali do Xbox One, os grips laterais do console ajudam a deixar a pegada ainda mais segura. Outro detalhe que pode fazer diferença são os analógicos não paralelizados, uma característica que na minha opinião parece muito mais natural, e é padrão hoje tanto no Xbox quanto no Switch.

Mas o grande destaque da proposta do controle do Xbox Series é a sua versatilidade, o controle do Xbox Series é totalmente compatível com o Xbox One e vice-versa, ou seja, você não vai ser obrigado a comprar outros controles se estiver fazendo uma transição de geração, podendo utilizar o controle do Xbox One de player 2, ou 3, ou 4 sem problema algum. Ainda no campo da versatilidade, vale destacar a facilidade de conexão do controle do Xbox com computadores e smatphones, é tudo plug & play: “pareou / conectou”, além disso, uma vez configurado em seus dispositivos, basta um aperto de botão para mudar de um dispositivo para o outro, muito fácil.

Pensou que eu ia esquecer de falar das pilhas? Pois bem, no meu ver essa não é uma vantagem e nem uma desvantagem, a questão da bateria removível é algo muito particular. Algumas pessoas gostam da possibilidade de usar baterias recarregáveis para manter a jogativa sempre sem fio, outros preferem a comodidade de não precisar gastar com isso com a bateria fixa.

 

2. Jogos exclusivos

Não vou ser desleal com vocês, o Xbox One sofreu bastante pra acompanhar a Nintendo e a Sony na geração passada, já que apesar de alguns títulos marcantes, o console teve seus tropeços. Mas águas passadas não movem moinhos, e o futuro do Xbox Series promete ser arrebatador. Isso porque a Microsoft investiu PESADO na aquisição e no desenvolvimento de novos estúdios. Além das pratas da casa, que já trouxeram ao seu novo console títulos incríveis como Forza Horizon 5 e Halo Infinite, a Microsoft recentemente adquiriu a Zenimax (conglomerado de grandes desenvolvedoras como Bethesda, Id Softhouse e Obsidian) e adquiriu também a Activision, uma gigante, dona de desenvolvedoras responsáveis por títulos como Call of Duty, Crash Bandicoot, Spyro e Tony Hawk´s.

No caso da Activision, não é garantido que os títulos da gigante serão exclusivos, o que pode acontecer em um título ou outro, ainda sim, o jogador de Xbox terá a garantia de ter todos esse títulos em sua melhor forma.

Ainda falando de games, não podemos esquecer da batelada de exclusivos que devem pintar nos próximos anos e que não rodarão em um Playstation 5, títulos como Hellblade 2, Fable, Avowed, Starfield (o novo rpg dos criadores de Skyrim), Perfect Dark, Indiana Jones e o novo Forza Motorsport.

 

3. Tecnologia de audio Dolby Atmos

Quando se fala em som, o Xbox Series S|X são os primeiros consoles do mundo a receber a badalada tecnologia de som Dolby Atmos. Uma tecnologia de vanguarda, que oferece uma experiência de som em 3D até então inigualável. A Dolby é uma empresa já bem conhecida pelos amantes do cinema, e sua nova tecnologia promete picos de imersão e de espaçamento de ambiente absolutamente precisos, podendo simular separadamente o som de cada objeto do cenário, o que permite ao jogador saber se o barulho vem dos lados, de cima, de baixo, e assim vai.

O sistema Dolby Atmos é até então exclusivo do Series X|S, já que o Playstation 5 optou por uma tecnologia proprietária similar.

 

4. Game Pass

Falar do Xbox e não citar o Gamepass é impossível, pois estamos falando aqui do melhor serviço de assinatura de games do mundo. Para os assinantes do Gamepass, o Xbox oferece um lista com mais de 300 jogos, para baixar e jogar à vontade, e que incluem todos os jogos dos estúdios da Microsoft em seus lançamentos, ou seja, se amanhã for lançado um novo Doom, ou um novo Call of Duty, certamente ele estará disponível para você jogar no dia de lançamento do jogo sem pagar nada a mais por isso.

A lista de jogos do Gamepass inclui uma série de jogos de franquias consagradas como Fallout, Doom, Halo, Gears of War, Forza Horizon, Dirt, entre outros. Além disso, assinando o Gamepass Ultimate, você ainda tem no catálogo todos os jogos do serviço EA Play, que conta com os games de esportes mais vendido do mundo como Fifa e Madden, além de jogos consagrados como a trilogia Mass Effect, Need for Speed e Dead Space, além de poder utilizar o catálogo do Gamepass também no seu computador.

 

5. Quick Resume

Umas das tecnologias mais legais do Xbox Series, certamente é o uso inteligente dos dados da nova tecnologia Quick Resume. Com ela, é possível continuar o jogo exatamente de onde você parou, mesmo que tenha tido uma queda de energia na sua casa, ou caso sua mãe ou mulher enfurecida tenha puxado o seu aparelho da tomada.

E o mais interessante do Quick Resume é que ele funciona para diversos jogos ao mesmo tempo, ou seja, você está jogando seu Halo Infinite, mas deu aquela vontade de dar uma corridinha no Forza Horizon 5? Sem problemas, a troca entre um jogo e o outro é quase instantânea, voltando exatamente para o ponto que você estava no jogo, sem loadings, sem tela de apresentação, sem enrolação.

 

6. Retrocompatibilidade com o Xbox One e com o Xbox 360

O Xbox Series roda TODOS os jogos do Xbox One e praticamente todos os jogos do Xbox 360. Mas uma das vantagens do Xbox Series para o Playstation 5 no quesito retrocompatibilidade é o recurso de Smart Delivery, com ele, o console identifica automaticamente qual é a versão adequada do jogo para a sua plataforma, evitando por exemplo, que você baixe e jogue por engano uma versão antiga do jogo em seu console novo.

A retro do Xbox ainda possui alguns vantagens relevantes ao concorrente, como melhorias quase que automáticas de performance (como o FPS boost), além de outras melhorias gráficas como a inclusão do HDR, até mesmo para títulos desenvolvidos antes da tecnologia ser criada.

 

7. Dois consoles com propostas diferentes

Uma das escolhas mais inusitadas e acertadas da Microsoft nesse geração, foi a estratégia de brigar no mercado com dois modelos de consoles diferentes, enquanto o Series X entrega todo o poder que se espera de uma nova geração, com gráficos em 4K e 60fps constantes, o Series S surge como uma proposta mais totalmente digital, compacta e econômica, com um console que entrega uma experiência de nova geração, mas com um menor poder de fogo, sendo uma opção mais interessante para quem quer gastar menos, e não faz tanta questão de jogos em Ultra HD.

A grande vantagem nisso é ter opções na nova geração que se adaptam a realidade de seus fãs, enquanto no Playstation 5 as opções passam por dois modelos de valores próximos, no Xbox a diferença de valores entre seus dois modelos significam mais inclusão, visto que não são todas as pessoas que tem poder de compra para um console de 5 mil reais.

 

8. Xbox Cloud Gaming

Não poderíamos deixar de falar sobre o Xbox Cloud Gaming. O serviço em nuvem da Microsoft permite jogar vários jogos do catálogo do Gamepass em qualquer lugar que você for, usando o Smartphone ou Notebook.

O Xbox Cloud Gaming ainda está em versão BETA, mas a tendência é que ele logo evolua e se torne uma peça importante não só do Gamepass como do próprio console da Microsoft, é libertador poder jogar um game em seu console, e quando estiver longe dele, poder continuar a fazer suas conquistas em qualquer outro dispositivo.

 

9. Controle Adaptável para deficientes

Acessibilidade é algo muito importante, e nesse ponto o Xbox sai na frente, oferecendo um acessório incrivelmente útil para pessoas com deficiência motora. O Xbox Adaptive controller permite a adaptação do controle de forma prática e fácil conforme a necessidade física do jogador. Ganhador de prêmios de acessibilidade, o acessório é único e até então não existe nada no mercado tão eficientes e prático nesse tipo de nicho tão importante.

 

Controle adaptável do Xbox é intuitivo e revolucionário.

 

 

10. Phil Spencer

O CEO da Microsoft Gaming é unanimidade quando estamos falando em Xbox e até mesmo em videogames de modo geral. Phil Spencer não apenas mudou a forma como as pessoas enxergam o Xbox atualmente como também conduziu a divisão de jogos da Microsoft para um nível superior. O reconhecimento da indústria sobre tudo o que Phil Spencer fez será recompensado com o prêmio Lifetime Achievement Award durante a 25ª edição do DICE Awards que acontece dia 24 de fevereiro.

A proposta de Phil Spencer é que os jogadores se divirtam onde estiverem, tanto é que graças a ele a Microsoft conseguiu alavancar a marca e lançar dois produtos que são sinônimo de diversão, o Xbox Game Pass e o Xbox Cloud Gaming.

 

Conclusão

Seria difícil listar 1001 motivos (talvez a gente até conseguisse, mas iria demorar), mas os dez acima descritos são suficientes para você comprar PRIMEIRO um Xbox Series X|S e porque não, no futuro, um PlayStation 5 também. O mais importante é você saber que, independente do console, a diversão está sempre em primeiro lugar. Afinal cada um gasta seu dinheiro como quer.

Se inscrever
Notificar de
guest

0 Comentários
Feedbacks embutidos
Exibir todos os comentários