Xbox Games Showcase: O evento que pode mudar a história da marca

Estamos a menos de uma semana para o tão aguardado evento da marca Xbox, onde a Microsoft promete mudar o patamar da marca colocando-a novamente entre os líderes de mercado de games.

Primeiro vamos lembrar que na 7ª geração o Xbox 360 fez muito sucesso e vendeu muito bem, em torno de 84 milhões de unidades, um número de vendas muito próximo do alcançado pelo seu concorrente direto. Com isso a Microsoft se deu ao luxo de tentar modificar um pouco a visão para o seu próximo videogame para tentar alcançar um público mais diversificado e não só o gamer hardcore.

Quando o Xbox One, o console da 8ª geração foi anunciado em 2013 pelo então líder da marca Don Mattrick em um evento próprio que antecedeu a E3 daquele ano. O foco da marca era tornar o videogame sua central de mídia onde você teria jogos, televisão e entretenimento.  A apresentação virou “Meme” na época pois se repetiam mais a palavra “TV” do que jogos por exemplo, com isso já se gerou uma desconfiança e crítica por parte dos jogadores.

Videogame Xbox One

Porém a marca foi ainda mais criticada durante a E3, embora tenha anunciado diversos jogos como Ryse Son of Rome, Quantum Break e Sunset Overdrive. O evento ficou marcado por pontos negativos, tais como: o preço de US$ 499, que ficou mais caro mesmo com hardware sendo inferior ao que o concorrente apresentou; a necessidade de conexão com a internet constante e  algumas restrições ao jogadores como o limite de troca e revenda de jogos, que ganhou uma “cutucada” da concorrência em vídeo mostrando a facilidade de se emprestar jogos para os amigos.

Muitas pessoas reclamaram das restrições impostas pela empresa em seu novo console principalmente a necessidade de conexão com a internet. Em uma entrevista de Don Mattrick concedida a Geoff Keighley durante o evento respondeu a essas reclamações dizendo: “… para as pessoas que não possuem uma conexão com a internet constante ou que não possuí nenhuma, nós temos o aparelho ideal, o Xbox 360…”. Essa foi uma das polêmicas em que o líder da marca se envolveu, essas que fizeram ele deixar a marca Xbox em julho de 2013. Esse lançamento conturbado fez os executivos duvidarem se a Microsoft ainda deveria estar no mundo dos games.

Em 2014 após assumir a marca, Phil Spencer deveria colocar a casa em ordem e tentar reerguer a marca. Assim, ele impulsionou a compra do estúdio sueco Mojang conhecido pelo jogo Minecraft, o mais popular do mundo na época, a compra foi feita por US$2,5 bilhões (cerca de R$5,87 bilhões). Também em 2014 foi lançado um portal de feedbacks para que a comunidade enviasse ideias do que poderia melhorar em suas experiencias no console e dizer o que elas gostariam que tivesse nas atualizações. Era um portal completamente transparente onde as pessoas podiam ver todas as sugestões e votar nas melhores. Podemos dizer que funcionou pois uma das principais features do Xbox, a retrocompatibilidade que foi lançada em 2015, surgiu destes feedbacks.

Mas foi a partir de 2017 que as mudanças principais começaram a ser divulgadas, assim mostrando que são os jogos que realmente importam, permitindo que ela voltasse a ser uma das protagonistas no mundo dos games. Ano em que foi anunciado o Xbox Game Pass conhecido como “Netflix dos jogos” um serviço de assinatura onde permite que você faça download a partir de uma biblioteca com centenas de títulos no Xbox e PC. É considerado por muitos um dos melhores serviços que temos no mundo dos games, principalmente para o mercado brasileiro onde comprar jogos é muito caro. Neste serviço, os desenvolvidos ou publicados pela Xbox Games Studios e alguns que participam do programa ID Xbox são lançados diretamente no serviço.

Game Pass

Durante a E3 deste mesmo ano, a Microsoft mostrou o tão aguardado Project Scorpio que prometia ser o console mais poderoso do mundo até então. A empresa não decepcionou e revelou seu verdadeiro nome, Xbox One X e junto uma line up de mais de 40 jogos para mostrar a diversidade de títulos e gêneros, alguns como Forza Motorsport 7 e Assassins Creed Origins mostravam o verdadeiro poder do console rodando em 4K e com melhorias gráficas.

Já em 2018 e com o Xbox One X já no mercado, os consumidores pediam por jogos que realmente fizessem jus ao poder dele, coisa que os excelentes jogos de corrida das séries Forza Motorsport e Forza Horizon conseguiam fazer muito bem, mas apenas jogos de corrida não seriam suficientes. Enquanto as concorrentes que estavam lançando ótimos e premiados jogos como Zelda: Breath of the Wild e God of War, o Xbox recebeu State of Decay 2 e Sea Of Thieves, que foram extremamente criticados, com isso gerando ainda mais descontentamento

Sabendo disso, na E3 deste mesmo ano a empresa abriu o show com Halo Infinite, um jogo promete ser o maior jogo da saga até o momento, mostrando que ela não estava para brincadeira. Ao total foram mostrados 60 jogos no evento, ente eles: Forza Horizon 4, Gears 5, Ori and the Will of the Wisps e finalizando com o aguardadíssimo Cyberpunk 2077. Mas outro ponto alto da conferência foi quando Phil Spencer subiu ao palco para anunciar a abertura de um novo estúdio, o The Initiative e a as aquisições dos estúdios Playground Games responsável pela série Forza Horizon, Undead Labs de State of Decay 1 e 2, Compulsion Games que produziu We Happy Few e a aquisição mais impressionante, o estúdio Ninja Theory que já era conhecido pelo jogo DMC: Devil May Cry e Hellblade Senua’s Sacrifice que anteriormente era exclusivo do Playstation 4. Isso mostrava que a Microsoft sabia do déficit de jogos que tinha e que ela estava se preparando para o futuro.

Phil Spencer Apresentando os novos estúdios da Xbox Game Studios

Durante a XO18, a Xbox Games estúdios ganhou mais dois novos estúdios um deles é a Obsidian conhecida pelo seu trabalho em Fallout: New vegas e mais recentemente The Outer Worlds e o outro é a Inxile dos jogos Wasteland e Bard’s Tale. Ambos estúdios especialistas em RPG trazendo ainda mais diversidade de jogos para os consoles da empresa.

Com tudo que foi apresentado no ano anterior, em 2019, a expectativa para que fosse mostrado na E3 os jogos dos novos estúdios era grande. Contudo foi um pouco decepcionante para alguns ver Bleeding Edge, um jogo multiplayer ser anunciado pela Ninja Theory, já que a mesma tinha trabalhado em grandes jogos single-player.  No evento foram mostrados 60 jogos, entre eles algumas surpresas como Minecraft Dungeons e Microsoft Flight Simulator. Ainda na E3 foi anunciado a aquisição de mais um estúdio a Double Fine responsável pelos jogos Psychonauts e Broken Age.

Durante a The Game Awards 2019 a Microsoft roubou a cena e mostrou o novo console da empresa o Xbox Series X que em divulgações posteriores mostrou estar à frente do mercado quando o assunto é poder. Durante o evento também foi mostrado o novo jogo da Ninja Theory, Senua’s Saga: Hellblade II, que fez o público festejar muito, já que o estúdio é conhecido por boas narrativas, e um jogo com essa grandeza era o que estávamos esperando.

Phil Spencer apresentando o novo console da empresa

Atualmente nos encaminhamos para o final da 8ª geração de consoles e mesmo apresentando diversos serviços e posteriormente o console mais poderoso já feito, a Microsoft viu a concorrência nadar de braçada quando o assunto é vendas de console. Isso mostra que o lançamento conturbado e polêmico feito em 2013 traz consequências até hoje. A empresa está mostrando que tem potencial para mudar esse panorama.

O momento que todos aguardam acontecerá em menos de uma semana, no dia 23/07/2020 às 13h (horário de Brasília), o mundo dos games estará voltado para o Xbox Showcase e essa é a chance que a empresa tem mostrar que fará diferente de 2013, colocando os jogadores e os jogos em primeiro lugar. Esse é o momento para o qual empresa vem se preparando e agora tem de ser agressiva e assertiva para tentar recuperar o terreno perdido.

Para o evento foi prometido 1 hora de demonstrações de jogos sem enrolação e é isso que queremos ver, jogos e mais jogos.

Ficou no hype para o evento? Então acompanhe com a gente, nossa equipe vai acompanhar e transmitir o evento. Fique ligado nas nossas redes sociais para saber todos os detalhes dessa incrível transmissão que faremos para vocês.

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Denise

Não vejo a hora de jogar Senua’s Saga: Hellblade II 👏

Rubens Miranda

Acho que o problema de criarmos hype é que normalmente acabamos decepcionados. Me decepcionei demais com o evento de ontem (também achei o evento da Sony um embuste). Para um falado orçamento de US$ 500 milhões achei os gráficos do Halo Infinite medíocres, a internet de modo geral achou isso, aquele papo de que o jogo ainda vai ser polido é enrolação. A Microsoft tem uma capacidade incrível de cometer os mesmos erros. Lançou o Xbox One X para ter o argumento do console mais poderoso, mas não lançou jogos (tirando Gears 5, e olhe lá) dos seus estúdios para justificar essa potência toda. Agora a Microsoft está cometendo o mesmo erro dos estúdios todos, só o Hellblade 2 dá a impressão que teremos um..UAL. Tem Forza, mas jogos de carros tem sempre o visual muito bonito. A Microsoft compra estúdios que lançam jogos com visual cartunesco que não ajuda a reforçar o argumento de console mais potente. Além disso, alguns dos jogos mais bem sucedidos dos seus estúdios, comercialmente (Minecraft) e crítica (Outer Worlds), ainda são multiplataformas. Alguns dos principais jogos do XBOX chegaram ao Switch e nós caixistas não tivemos nenhum benefício disso, nada de jogo da Nintendo pra gente. O Phil Spencer ficou elevando o nosso Hype com os tais jogos japoneses que mostrariam no evento. Eu esperando um Ninja Gaiden da Team Ninja estilo Nioh ou um retorno da Mistwalker com Cry On e os caras me vem com Phantasy Star Online, já mostrado na E3. Gostei da notícia do Dragon Quest XI no pré evento, mas anunciar jogos a muito tempo já lançados em outras plataformas não deveriam ter espaço para um evento tão “exclusivo” ontem. A minha biblioteca de jogos gigante me fará não abandonar a marca, mas estou pendendo a começar a próxima geração no PS5

Última edição 3 anos atrás por Rubens Miranda