Franquias – Doom

DOOM é uma lenda, e sabemos que no universo gamer, fazer um jogo que tenha visibilidade e sucesso não é nada fácil, o caminho para o alto escalão das produtoras é árduo e cruel, visto que muitos acabam sucumbindo pelo caminho. Aos jogos que encontram seu lugar ao sol, após uma bela jogatina, sempre nos resta um gostinho de “quero mais”, e as produtoras sabem muito bem disso, e assim nascem as franquias de jogos, sendo criadas para saciar a insana vontade dos players sobre a continuidade de um título, e muitas desta franquias fizeram história.

Uma lenda dos games
Uma lenda dos games

DOOM é de fato uma maravilhosa série, e totalmente inesquecível, é tido como um pai dos jogos de ação/FPS e uma referência quando se trata de games de sucesso e que levam a nostalgia a um nível de “mais de 8 mil”. Todo esse glamour é graças a id Software, que lançou esta fabulosa franquia para PCs em Dezembro de 1993, e nunca poderemos esquecer dos míticos programadores John Carmack, John Romero e Dave Taylor , que nos deram o prazer de apreciar estes mais de 10 jogos durante todos este anos.

A produção de DOOM começou em 1992, com John Carmack construindo o mecanismo gráfico enquanto a id buscava o termino do game que seria a continuação de Wolfenstein 3D, Spear of Destiny. Influenciados por Aliens e Evil Dead II, dois icônicos filmes, juntamente com o lendário D&D, que foi utilizado como material base para criação dos demônios e invasores do planeta em que nossa aventura aparecem; sim, DOOM tem seus derivados, aplicações distintas, e como é possível ver, toda a cultura pop ao redor da produção do game foi muito bem aplicada.

O Primeiro

Como já mencionado, o primeiro game conheceu a luz do dia em 10 de Dezembro de 1993, sendo lançado, primeiramente para MS-DOS e devido o seu sucesso, o game foi portado para uma série de plataformas ( Mac, Sega 32X, Atari Jaguar, SNES, PlayStation, 3DO, Windows, Sega Saturn, Game Boy Advance, Xbox Live Arcade, Xbox Live Arcade, Nintendo 64 e muitos outros…), vemos, que este título nunca esteve para brincadeira, sendo que, apenas na Steam, o game vendeu mais de 2 milhões de cópias.

Doom Guy, um mito
Doom Guy, um mito

DOOM, é um game FPS de muita violência gráfica em 2D e ao mesmo tempo, combinando uma arte em 3 dimensões, e tratando-se de violência, este jogo gerou muita polêmica. Os inimigos são o ponto alto do jogo, o modo como foram projetados para serem aterrorizantes, demoníacos e “nojentos”, fazendo com que, juntamente com o áudio do jogo, o player possa adentrar com toda sua atenção a este espetáculo.

Em suma, a história do game trata de um soldado durão, com nervos de aço, forjado pela guerra e por infinitas perdas em sua jornada, porém alguém de princípios. Ao se recusar a executar civis desarmados, nosso herói recebe como castigo de seu superior, uma missão indesejada por todos; acompanhar um estranho experimento envolvendo teletransporte entre planos diferentes, e ao chegar a Marte, o planeta estava quase todo tomado por demônios, uma horrenda aventura iniciasse.

Não tão conhecidos

É certo que os 3 primeiros games da franquia são os que mais tem destaque, tanto que, estes, a pouco foram lançados para Nintendo Switch, porém citaremos outros games que também merecem uma chance:

Final DOOM


Este é um game originalmente Indie, da empresa TeamTNT, utilizando a engine de DOOM II, com 2 episódios, The Plutonia Experiment e TNT: Evilution . O “paralelo” ficou tão impressionante que a id Software tratou de tornar o derivado canônico.

Quase um indie
Quase um indie

DOOM 64


O jogo tem a essências de seus antecessores, e ficou disponível para Nintendo 64; ele se passa após o término dos eventos ocorridos em DOOM II, com o único soldado sobrevivente retornando para a terra. Os demônios, no entanto, continuam soltos nos corredores abandonados dos satélites Phobos e Deimos. Em uma tentativa desesperada de acabar com todos os monstros que habitam o local, o exército decidiu bombardear os satélites com radiação extrema na esperança de eliminar todas as monstruosidades. Inicialmente, foi um sucesso, mas alguma coisa sobreviveu a explosão.

Um game pouco falado
Um game pouco falado

DOOM RPG


Este game é bem peculiar, lançado para Mobile em 2005, ele é similar aos primeiros jogos da série, porém, ao invés de ter uma ação frenética, o game possui combates como os clássicos games de RPG de turnos, mais similar ainda ao Resitent Evil Gaiden de Game Boy Color, ou seja, um ponto na curva bem diferente dos demais.

Da época do Java
Da época do Java

Ponto Final

A franquia DOOM marcou gerações e ainda vem marcando, visto que, a id juntamente com a Bethesda não mataram a franquia, mas sim, se esforçaram para desenvolver algo ainda melhor para os gamers, DOOM Eternal, que após o sucesso do último game lançado em 2016, tem feito os jogadores das mais diversas faixas de idade ficarem felizes ao ver que a mítica franquia, ainda tem muito futuro pela frente.

 

Editor Chefe
Se inscrever
Notificar de
guest

1 Comentário
Mais antigo
Mais recente Mais votado
Feedbacks embutidos
Exibir todos os comentários

[…] quem realmente colocou os Shooters em evidencia foi o destruidor Doom, lançado em 10 de Dezembro de 1993. Que jogo, até hoje quando pego para matar saudade, mesmo com […]