Especial Nintendo

Última atualização:

Com a chegada do Nintendo Switch ao Brasil, elaboramos este artigo contando um pouco da história por trás de Mário, Zelda, Donkey Kong e muito mais. Para mostrar que nem só de Xbox vive o Xboxmania, mas de toda diversão que empresas gloriosas como a Nintendo podem oferecer!

O nascimento de um império!

Em 23 de setembro de 1889, nasceu a Nintendo. Fundada por Fusajiro Yamauchi, a empresa recebeu inicialmente o nome de Nintendo Koppai. Tudo começou num ramo totalmente diferente, na verdade, era um ramo de jogos, mas não digitais… de cartas!

Chamado Hanafuda, esse jogo de cartas se tornou popular no Japão e foi dentro desse empreendimento que a Nintendo deu seus primeiros passos rumo a um futuro estupidamente vitorioso.

Somente em 1929, Fusajiro Yamauchi se aposentou e transferiu o comando da empresa para Sekiryo Kaneda, ou, Sekiryo Yamauchi, pois este mudou de nome ao se casar com a filha de Fusajiro. Agora, com o genro do fundador no comando, a empresa passou por várias reestruturações e até mudou de sede, para um prédio maior logo ao lado do primeiro.

No ano de 1949, Sekiryo infelizmente sofreu um derrame cerebral e no seu leito, passou o comando da Nintendo para seu neto, Hiroshi Yamauchi, esse que era o herdeiro merecedor, já que o pai de Hiroshi abandonou sua familia e a filha de Sekiryo, mãe de Hiroshi, passou a morar com sua irmã após esses acontecimentos. Criado por seus avós, Hiroshi herdou o cargo aos 21 anos e logo de cara se mostrou agressivo perante os negócios. O que fez a empresa crescer ainda mais, tanto que Hiroshi saiu do cargo apenas no ano de 2002, ao se aposentar.

Foram várias façanhas curiosas de Hiroshi, entre elas, investir em frotas de táxi, redes de hotéis e até mesmo fechar contratos com a Disney para comercializar cartas de seus desenhos! A empresa de fato, tinha tendência ao sucesso.

Uma das mentes mais criativas e geniais da Nintendo, que jamais podemos esquecer, é a de Shigeru Miyamoto. O homem responsável pela criação de vários dos jogos mais renomados do mundo; Zelda, Donkey Kong e Mario.

Miyamoto chegou na empresa em 1977, um de seus primeiros projetos, foi Donkey Kong… o resto, é historia!

Agora, mostraremos um pouco de alguns dos principais consoles Nintendistas!

Color TV Game 6:

Conheça Color TV-Game 6, primeiro console lançado pela Nintendo | Notícias | TechTudo

O primeiro console lançado pela Nintendo, é este amarelo e simpatico Color TV Game 6. Foi com esse aparelho, que a empresa deu entrada no mundo gamer, jogos como Pong, que havia feito sucesso nos fliperamas, foram aproveitados pelo console que trazia 6 variações do jogo para 2 jogadores. Uma filosofia adotada pela Nintendo nessa época, foi aceitar vender o Color TV Game por um valor abaixo do esperado, pois Hiroshi Yamauchi acreditava que outros produtos similares não faziam tanto sucesso pelo alto preço e a empresa acabou por seguir esse caminho diferente, fazendo com que o console pudesse chegar ao maior numero de pessoas possíveis. Isso é com certeza, algo que a empresa alcançou, já que foram vendidas mais de 1 milhão de unidades.

Game & Watch:

Nintendo Game & Watch Silver Series Judge IP-05 Purple MIJ 1980 Free Postage! | eBay | Game & watch, Nintendo, Games

Game & Watch é o primeiro console portátil criado pela Nintendo, um terreno que a empresa iria explorar muito no futuro. Esse dispositivo, foi um grande sucesso na época e mostrou a todos que a Nintendo estava cada vez mais ganhando seu espaço no ramo. O Game & Watch, foi mais tarde uma das inspirações para a criação de outro console, o GameBoy.

Nintendo Entertainment System (NES):

Nintendo Entertainment System, para os íntimos, Nintendinho. Não é necessário se prolongar quando se trata de NES, o console foi um sucesso absoluto, deixando para trás concorrentes como Master System, da Sega, e Atari 7800. Marcando gerações e apaixonando fãs pelo mundo, o console vendeu cerca de 61 milhões de unidades e agora era um fato, a Nintendo fincou sua bandeira mais forte do que nunca no mundo dos jogos!

Jogos como Duck Tales, Metroid, Castlevania 3, The Legend of Zelda e é claro, ele, Super Mario Bros 3, fizeram gigantesco sucesso e até hoje são lembrados pelos jogadores mais antigos.

GameBoy:

 

A New Game Boy Could Be Making a Comeback as Early as 2018 - Maxim

Outro portátil da Nintendo, é o GameBoy, uma verdadeira inovação para a época. Lançado em 1989, ele superou mais uma vez seus concorrentes de Sega e Atari. Seus jogos de maior sucesso, fazem parte da memória dos gamers até os dias de hoje, estou falando de Tetris e Pokémon Red e Blue!

Super Nintendo Entertainment System:

36 objetos que toda casa brasileira já teve | Nintendo, Super nintendo, Nintendo ds

Super Nintendo, um glorioso e lendário console. Marcando a vida de tantas pessoas, ele é um dos mais amados até hoje, quando se trata de Super NES, estamos falando de algo sagrado, respeitado e acima de tudo amado por todos aqueles que se divertiam por horas jogando Super Mario World, The Legend of Zelda: A Link to the Past, Final Fantasy IV, Donkey Kong , Super Mario Kart, Star Fox e tantos outros que estenderiam essa lista por mais muito tempo! Concorrendo com o poderoso Mega Drive na época, o Super Nintendo se mostrou simpático, divertido e se eternizou como um clássico!

Nintendo 64:

Pin by GLENN BIGGS on Video Games Consoles | Nintendo 64 console, Nintendo, Nintendo 64

Apesar do Nintendo 64 não ter feito tanto sucesso quando o Super Nintendo, é inegável que ele também ocupa seu espaço na prateleira dos clássicos. Mesmo que ofuscado pela Sony com o Playstation 1, o Nintendo 64 teve jogos que agradaram imensamente os fãs como: Super Mario 64, The Legend of Zelda: Ocarina of Time, Super Smash Bros, GoldenEye 007 e muitos outros bons títulos que acompanharam o console.

Nintendo Wii:

Diga adeus ao streaming de vídeo na Nintendo Wii

Pulando alguns consoles, chegamos a um dos mais marcantes, o Nintendo Wii de 2006. Dessa vez, tínhamos uma proposta inovadora da Nintendo, que em meio ao sucesso do Playstation 3 e Xbox 360, trouxe-nos um console com controles de movimento, atraindo muitas pessoas que por anos não jogavam videogame e também divertindo muitas famílias com o Wii Sports e Just Dance. Sem se esquecer das tradições, Wii também recebeu versões de Super Mario Galaxy e The Legend of Zelda: Twilight Princess.

Nintendo 3DS:

Fixed that for you: 10 ways to boost the Nintendo 3DS

Em 2011, recebemos o sucessor do Nintendo DS, o Nintendo 3DS. O portátil trazia efeitos 3D que poderiam ser visualizados sem óculos e a empresa novamente optou por baixar o preço do produto, já que os smartphones ganhavam muita força na época. O console agradou boa parte dos fãs e recebeu seus pesos pesados como: The Legend of Zelda: Ocarina of Time Remake, Resident Evil: Revelations, Super Mario 3D Land e Kid Icarus: Uprising.

Nintendo Wii U:

Wii U | Nintendo

Lançado em 2012, o Nintendo Wii U foi o primeiro console da atual geração a ser lançado, concorrendo depois com os imponentes Playstation 4 e Xbox One. A Nintendo jamais deixou de inovar e com o Wii U não foi diferente, várias novidades chamaram a atenção, principalmente por este ser o primeiro console da empresa a suportar gráficos HD. O aparelho possui o controle semelhante a um tablet e também possui a tela sensível ao toque. Esse console trouxe comodidade aos jogadores, já que ele pode ser jogado tanto nas próprias mãos quanto conectado a uma TV. Não deixando de lado os bons games, Nintendo Wii U recebeu jogos bastante significantes, dentre eles: The Legend of Zelda: Breath of The Wild, Super Mario 3D World, Super Smash Bros, Rayman Legends e Bayonetta 2.

Nintendo Switch:

Nosso protagonista do artigo, o Nintendo Switch foi lançado em 2017. Se nos videogames anteriores a Nintendo se ocupou com inovações e novidades, no seu console mais recente é onde todos esses fatores se unem, proporcionando aos gamers variadas formas de jogar. Switch proporciona aos jogadores jogarem conectados a uma TV, ou então como um portátil e até mesmo retirando os Joy-Cons das laterais para jogar com um amigo.

Totalmente compacto, o console agrada tanto aqueles que querem jogar nos interavalos da faculdade, quanto aqueles que precisam relaxar durante o trabalho.

Jamais se esquecendo dos jogadores tradicionais, poltrona e TV, o Nintendo Switch também oferece uma ótima experiencia frente a um aparelho televisor.

O Console também trás consigo ótimos jogos, que vão divertir os fãs por horas. Diablo 3 Eternal Collection, Mario + Rabbids Kingdom Battle, Cuphead, Super Mario Odyssey, The Legend of Zelda: Breath of the Wild… qualidade não faltará para quem optar por um Switch.

Nintendo Switch no Brasil:

Recentemente tivemos a confirmação dessa ótima noticia, Nintendo Switch chegará ao Brasil! Antes comprado apenas internacionalmente, agora, teremos a chance de obter o produto em próprio solo nacional, também foi confirmado o valor de R$2.999. Esse lançamento acontecerá no próximo dia 18 de setembro, e nós agradecemos a Nintendo, por dar essa atenção ao nosso país!

A vida é um jogo, criança! Tudo depende de como você joga!

Hoje, temos nas mãos as maiores e melhores tecnologias que os consoles podem oferecer, seja na atual geração com todos os seus avanços brutais, ou na próxima, que ainda nem podemos medir o quão épico será. Mas o fato, é que sem empresas como a Nintendo, esse mundo que tanto amamos seria bem menos colorido e pode apostar, bem mais sem graça! Agradecemos a todos que participaram da criação desses jogos e consoles tão marcantes, talvez eles não soubessem na época, mas enquanto fabricavam aqueles consoles, estavam também escrevendo história!

De Color TV Game 6 a Nintendo Switch, de Fusajiro Yamauchi ao atual Shuntaro Furukawa, nós agradecemos. Por cada Mario, Zelda e Donkey Kong que vocês nos proporcionaram, meu muito obrigado!

 

 

 

Leia Mais
Nosso querido Iarley precisa da nossa ajuda. Colabore você também!