Análise – The Crew Motorfest

Lançamento
14/09/2023
Desenvolvido por
UBISOFT Ivory
Publicado por
UBISOFT

Poucas franquias chegam até o terceiro jogo, mantendo um nível de qualidade e/ou superando seus antecessores, Crackdown 3 está ai para provar esta teoria, só que não. The Crew Motorfest, assim como o citado Crackdown decidiu inovar em pontos críticos e apostou todas suas fichas em um completo sistema de mundo aberto. Felizmente, diferentemente de Crackdown 3, o resultado é positivo e agrega uma grande variedade de veículos, modos de jogo, jogabilidade aprimorada e outros recursos que, surpreendente, colocam o jogo como um dos melhores da franquia.

Desenvolvido pela divisão Ubisoft Ivory Tower, The Crew Motorfest é o terceiro jogo da franquia The Crew. Os jogos anteriores, apesar de serem bons jogos, jamais foram unanimidade entre os fãs de jogos de corrida, principalmente quando comparados ao jogo referência na categoria, Forza Horizon. Meu primeiro contato com The Crew Motorfest foi em uma beta fechada e para minha surpresa eu gostei bastante do jogo, ainda mais sendo uma versão beta. Porém confesso que quando o jogo foi anunciado, final de janeiro deste ano (2023), eu fiquei com os dois pés atrás, principalmente pelo histórico dos jogos anteriores da franquia que não me agradaram.

O mundo aberto de The Crew Motorfest

Durante a divulgação de The Crew Motorfest ficou muito claro que o objetivo da Ubisoft era oferecer aos jogadores algo que faltou nos últimos jogos, diversão. E qual a melhor forma de gerar diversão em um jogo de corrida em mundo aberto? organizando um festival! “Ain mas isso já foi feito no Forza Horizon”, sim você tem razão, mas como já diz o ditado popular “nada se cria, tudo se copia e APRIMORA”.

Crédito: Divulgação/Ubisoft

A comparação com o jogo da Playground Games é inevitável e fica claro logo nos primeiros minutos de jogo que boa parte da inspiração de The Crew Motorfest partiu de Forza Horizon. Como um grande fã de jogos de corrida, eu não vejo isso como um problema e/ou demérito, muito pelo contrário, mostra que a Ubisoft reconhece o valor da “concorrência” e busca oferecer uma experiência tão boa quanto o da concorrente em seu jogo.

Sua jornada em The Crew Motorfest começa com a criação de um avatar, além de receber algumas informações sobre o universo do jogo, comandos, recursos e tudo mais que se passa na belíssima (e real) ilha de O‘ahu, Havaí. O esquema de progressão em The Crew Motorfest funciona com playlists, que nada mais é do que campanhas temáticas com veículos, provas e objetivos específicos. Na verdade é muito mais simples do que apresentado na introdução, em algumas fases, por exemplo, o objetivo principal é apenas completar o percurso dentro do menor tempo possível, em outras etapas você será terá um desafio um pouco maior, vencer ou ficar entre os três primeiros colocados.

Crédito: Divulgação/Ubisoft

Apesar de pouco elaboradas, as playlists tem o seu charme, justamente por agregar conteúdo à campanha original e algumas histórias interessantes, suprindo a ausência de um modo história mais completo. Talvez uma campanha principal mais elaborada faria The Crew Motorfest mais atrativo do que Forza Horizon, neste ponto específico, mas a estética visual aprimorada do festival compensa.

Um jogo feito, principalmente, para o controle

Essa é uma discussão polêmica, porém eu tenho o meu ponto de vista definido sobre isso, que é, alguns jogos DEVEM ser jogados no volante, como é o caso do simulador Assetto Corsa Competizione, por outro lado outros jogos, mesmo sendo jogos de corrida, DEVEM sem jogados no controle (gamepad). The Crew Motorfest é um destes jogos, que DEVEM ser jogados no controle, “então você quer dizer que The Crew Motorfest é ruim no volante?”, não de forma alguma, mas pode acreditar, você vai se divertir muito mais jogando no controle do que no volante.

Crédito: Divulgação/Ubisoft

Os comando do jogo são simples, resumindo a grosso modo, acelerador, freio, nitro, drift e troca de marchas (se você joga com câmbio manual). A condução dos veículos em The Crew Motorfest é levemente desafiadora, alguns carros exigem um pouco mais de cuidado, mas nada fora do normal, tudo é questão de costume, até mesmo para os novatos. Porém se você já é um veterano nas pistas isso não vai ser problema, na verdade vai ser mais prazeroso do que você imagina, tanto é que me surpreendeu.

The Crew Motorfest flerta com a simulação (jogo mais real) e o arcade (descompromissado), sendo classificado com um sim-cade. Porém eu arrisco dizer que a porcentagem de arcade é superior à simulação, prova disso é o ótimo mundo aberto do jogo, característica pouco comum aos simuladores, onde é possível participar de corridas da playlist, porém dirigindo até o local da etapa livremente.

Crédito: Divulgação/Ubisoft

Para você que está iniciando agora no universo do AV (automobilismo virtual), saiba que The Crew Motorfest possui diversos níveis de assistência, tomara que nenhum fã hardcore leia isso, porque senão minha carteira de piloto vai ser suspensa kkk. Além das setas que indicam a melhor trajetória, o jogo também conta com marcadores visuais de velocidade, mostrando quando você precisa frear ou acelerar. Estas são apenas duas, talvez as principais, das assistência presentes, porém existem muitas outras possibilidade a serem exploradas.

Uma garagem de respeito

The Crew Motorfest tem muitos pontos positivos, e a grande variedade de veículos é um deles, característica registrada da franquia. Assim como nos outros jogos é possível pilotar aviões, barcos e motos, todos com suas características e identidade única.

Crédito: Divulgação/Ubisoft

Conforme você avança no jogo, seja vencendo as corridas ou completando as playlists, novos veículos são disponibilizados. Assim como outros jogos, também é possível adquirir veículos através da loja do jogo, pagando com moedas que o jogo fornece, ou investindo dinheiro real. A compra de moedas com dinheiro real é razoavelmente salgada, por isso eu recomendo que você se esforce um pouco mais durante as corridas afim de conseguir acumular moeda suficiente para comprar os novos veículoas.

Visual, legendas e a trilha sonora

Por ser um jogo cross-gen é normal que não vejamos gráficos ultra realistas e/ou acima da média, porém mesmo com a “limitação” da geração passada o jogo apresenta bons gráficos e com cenários bem construídos. Os avatares dos corredores deixaram um pouco a desejar, principalmente no quesito modelagem, porém não é algo que atrapalhe, até mesmo porque o foco em um jogo de corrida é exatamente na pista e não no piloto.

Crédito: Divulgação/Ubisoft

Algo que me deixou bastante frustrado foi a ausência de dublagem em português brasileiro, principalmente se tratando de um jogo da Ubisoft que tem tradição em dublar os jogos no nosso idioma. Por ser um jogo de corrida fica bem difícil acompanhar as legendas, estas sim em português brasileiro, enquanto você corre em alta velocidade pelas belíssimas ruas de O‘ahu. A transição entre as playlist apresentam detalhes da história, que mesmo não sendo bem elaborada, poderia ser melhor compreendida com uma dublagem, sem a necessidade de perder o foco em ter que olhar para as legendas e não para a pista, ou ambos ao mesmo tempo.

Outro ponto que também poderia ser melhor é a trilha sonora, que não chega a ser ruim, mas também não impacta como Forza Horizon. Existem boas músicas, mas nada comparado com as estações do Forza Horizon, os clássicos do rock que estouram na XS. Por outro o som dos veículos são muito bons, você “sente” o ronco do motor, principalmente se estiver jogando com um headset. Os motores realmente fazem bastante barulho, transferindo uma sensação de imersão incrível, e isso (ronco do motor) é muito mais importante do uma simples música, pode acreditar.

Vale a pena?

Muitos não vão concordar, mas The Crew Motorfest é um bom jogo de corrida. Ele apresenta uma proposta interessante de festival em mundo aberto, sem copiar o formato utilizado em Forza Horizon e aprimorando outros pontos. O principal ponto negativo fica por conta da ausência da dublagem em português brasileiro. Outro ponto que poderia ser melhor explorado é a campanha principal, com uma progressão que convertesse mais experiência e consequentemente moedas para compra de carros, que não são tão baratos.

O título da Ubisoft Ivory Tower acerta principalmente na jogabilidade e nos cenários bem elaborados, sem contar a variedade de veículos. The Crew Motorfest é um jogo para aqueles que sempre tiveram a curiosidade de jogar Forza Horizon, mas não tiveram a oportunidade por ser um jogo exclusivo do Xbox. Seja você um jogador de Xbox e principalmente de PlayStation, The Crew Motorfest vale muito a pena, principalmente se você é assinante do Ubisoft+ e pode jogar este incrível jogo sem pagar nada a mais por isso.

Esta análise só foi possível graças a Ubisoft Brasil que gentilmente nos disponibilizaram uma cópia para avaliação do jogo, fica aqui o nosso agradecimento pela confiança. O jogo já está disponível para o Xbox One e Xbox Series X|S, podendo ser adquirido por meio do nosso link afiliado ao final desta análise.

Análise – The Crew Motorfest
Conclusão
The Crew Motorfest não é apenas um clone de Forza Horizon, é um jogo com identidade própria e muito conteudo para fãs de jogos de corrida. Se você não tem a oportunidade de jogar Forza Horizon, The Crew Motorfest é uma ótima opção.
Gráficos
7.8
Som
6.9
Jogabilidade
8.8
Diversão
8.5
Prós
Garagem de veículos
Sistema de mundo aberto
Mecânica de direção e assistências
Contras
Ausência de dublagem em português brasileiro
Progressão e custos in-game
8
Bom
COMPRE AQUI A SUA CÓPIA DIGITAL DE THE CREW MOTORSPORT

Editor Chefe
Se inscrever
Notificar de
guest

0 Comentários
Feedbacks embutidos
Exibir todos os comentários