Análise – F1 2020

Carros e velocidade… há décadas estas duas palavras instigam o ser humano a buscar os limites do prazer e realização.

Desenvolvido por
CODEMASTERS
Publicado por
CODEMASTERS
DISPONÍVEL
A Fórmula 1 é provavelmente o esporte que mais aproxima o ser humano destes “limites”. Desde os primórdios da categoria na década de 50 o homem busca cada vez mais ir além, seja dos limites, da velocidade, da resistência, da tecnologia e da hegemonia na categoria elite do automobilismo mundial. Porém, coincidentemente, a Fórmula 1 não é um esporte qualquer, além da necessidade de um enorme investimento financeiro também é preciso ter algo que nem sempre o dinheiro pode comprar, UM BOM PILOTO!

Não sei dirigir de outra maneira que não seja arriscada. Quando tiver de ultrapassar vou ultrapassar mesmo. Cada piloto tem o seu limite. O meu é um pouco acima do dos outros – Ayrton Senna

Para pilotar um carro de Fórmula 1 não basta apenas colocar o capacete, sentar no cockpit e sair dirigindo, é preciso muita técnica e é exatamente neste primeiro pilar que “F1 2020” da Codemasters mostra porque é o melhor jogo de corrida da franquia. Você não precisa ter um enorme aporte financeiro, apenas o necessário para comprar o jogo, e muito menos ser um bom piloto, pois ele é de longe o jogo de corrida mais acessível que eu já joguei.

EU E AS CORRIDAS

Quem me conhece (postagens e podcast) sabe que o meu estilo de jogo favorito é o de corrida, porém vou ser bem sincero, desde a aposentadoria do Rubinho eu deixei de acompanhar as corridas de Fórmula 1. Porém no ano passado (2019) minha esposa me presenteou (aniversário) com ingressos para assistir o GP Brasil de F1, sinceramente eu não estava muito animado em ver aqueles pilotos meia boca criado com leite de pêra, chorando em rede social que piloto X e Y fechou ele na corrida. Não vou mentir que por muitas vezes tentei vender os ingressos kkk, porém os Deuses da velocidade não permitiram e eu fui “obrigado” a utilizar os ingressos.

Ao pisar novamente em Interlagos (eu já tinha ido em anos anteriores) parece que uma faísca ha muito adormecida reacendeu. Ouvir o ronco dos motores (não tão ensurdecedores quanto os de antigamente) e principalmente sentir a velocidade me fizeram voltar a acompanhar a categoria. Desde então eu voltei a jogar os jogos de Fórmula 1, começando pelo ótimo F1 2019 e agora finalmente o “F1 2020”.

Logo de cara o que se vê é o enorme cuidado da Codemasters em reproduzir fielmente todo o ambiente do “circo” da Fórmula 1, as entrevistas, os treinamentos, as pistas e principalmente os carros. Antes de me aventurar nos diversos modos de jogo disponibilizados eu fui direto para a pista encarar o recém paginado circuito de Zandvoort que esteve ausente da categoria desde 1985. Por jogar em outros simuladores eu já tinha uma noção da pista, porém o trabalho de reprodução do novo traçado realizado pela Codemasters é incrível e beira a perfeição. Pilotando a flecha de prata #44 de Lewis Hamilton cravei 1:13:026, praticamente um P10, nada mal para a primeira vez.

Circuito de Zandvoort retorna a categoria após 30 anos
Circuito de Zandvoort retorna a categoria após 30 anos

O título desta análise não é por acaso, este tempo de 1:13:026 foi alcançado com diversas assistência ligadas como, linha ideal, câmbio automático, controle de tração e muito mais, fazendo com que eu me sentisse confortável durante toda a corrida, e o melhor de tudo, divertindo-se como nunca. Porém se você é um daqueles que buscam uma experiência mais hardcore eu recomendo desligar as assistências e sofrer desfrutar de uma simulação mais realista. “F1 2020” é um jogo acessível a todos, pois consegue atrair novos públicos – ou aqueles adormecidos por um tempo, como eu – e, ainda assim, manter a base dos fãs da franquia.

Ao iniciar “F1 2020” no modo offline o jogador se depara com duas situações, escolher um estilo de direção padrão, voltada para aqueles que já tem experiência em jogos anteriores ou então uma direção mais acessível, recomendada para aqueles que estão iniciando sua jornada no automobilismo virtual, ou que estão retornando à franquia após alguns anos no hiato.

Na minha opinião o pilar fundamental para um jogo de corrida é que você tenha, logo de cara, uma experiência no mínimo agradável. Convenhamos, pilotar o incrível F1-2000 de Michael Schumacher com todas as assistências habilitadas, focando apenas na corrida enquanto a IA cuida de todos os outros processos é, sem vergonha nenhuma, divertido demais.

No meio do pelotão qualquer erro é fatal
No meio do pelotão qualquer erro é fatal

As diferenças são significativas com as assistências ligadas, principalmente nas saídas de curva onde o carro tem maior tendência a escapar de traseira para aqueles que não tem um controle preciso do acelerador. Com as assistências desligadas, sendo seu primeiro contato com o jogo, eu apostaria todas as minha fichas que você desistiria logo após a primeira retomada de curva.

Dentre os vários pontos positivos que o novo jogo tem, e que explicarei a seguir, este é de longe o principal, pois fica claro que a Codemasters quer trazer para a sua base de fãs aqueles jogadores que não gostavam ou não davam tanta atenção para o título por ser um simulador.

OS MODOS DE JOGO

Após este primeiro contato com as pistas eu parti para explorar os diversos modo disponíveis do jogo. Os modos offiline de “F1 2020” tem uma proposta muito clara aos jogadores: Crie sua equipe e tenha sucesso em sua carreira no automobilismo virtual.

O primeiro passo é criar o seu piloto que será utilizado tanto para o modo Carreira quanto para o Minha Equipe, as opções de customização são variadas, não tanto quanto um RPG mas agrada a todos os gostos.

O modo Carreira já conhecido do título anterior (F1 2019) te coloca como um piloto da F2, categoria que dá acesso a Fórmula 1, onde é possível correr algumas provas ou a temporada inteira, preferencialmente vencendo corridas e pontuando o máximo possível para alcançar o título e quem sabe sonhar com uma promoção para a Fórmula 1. Já o modo Minha Equipe (My Team), que é a grande novidade de “F1 2020”, coloca você no controle total, não apenas pilotando mas também como do dono da equipe, ou seja, você precisará tomar decisões importantes fora da pista para manter a equipe no topo e de quebra mandar bem dentro das pistas para vencer o título.

Como disse anteriormente o modo Carreira já existia no jogo anterior (F1 2019) portanto não há muito o que comentar, porém fica uma ressalva que merece a atenção da Codemasters, independente se você fizer muitos ou nenhum ponto durante toda a temporada, ao final dela você receberá propostas de todas as equipes da Fórmula 1. Na minha opinião deveria existir uma análise da performance do piloto durante a temporada e dependendo do seu rendimento ele receber propostas das equipes X e Y, caso contrário não existe um incentivo para você se esforçar durante as corridas, afinal de contas não importa de você chegar em primeiro ou último, no final você sempre poderá pilotar uma Mercedes ou uma Ferrari.

No modo Minha Equipe é possível desenvolver todos os aspectos do carro
No modo Minha Equipe é possível desenvolver todos os aspectos do carro

O modo Minha Equipe tem quase os mesmos aspectos do modo Carreira, porém os bastidores torna a experiência mais desafiadora. Como chefe de equipe cabe a você tomar diversas decisões administrativas que vão ditar o sucesso ou fracasso da equipe durante a temporada. Sem contar os recursos escassos que impossibilitam ter os melhores pilotos ou componentes. O sucesso neste modo depende do equilíbrio entre as duas frentes, não basta ser um bom chefe de equipe e na pista ser um pé de pano.

Assim como no modo Carreira, no modo Minha Equipe você é encorajado a participar de todos os estágios de um GP (Grande Prêmio), dos treinos livres até a derradeira corrida. Porém no modo Minha Equipe, além de participar dos estágios você será “intimado” pelo engenheiro chefe a completar alguns desafios afim de receber pontos de experiência em troca, caso conclua os desafios com sucesso. Estes pontos podem ser utilizados para executar melhorias na equipe, no carro, nas estruturas da escuderia e muito mais.

Vocês lembram-se que eu disse que no inicio do modo Minha Equipe os recursos são escassos? então, a conclusão destes desafios serão imprescindíveis para conseguir mais recursos e determinantes para o futuro da sua equipe. Você também pode optar por não realizar os desafios e dar continuidade aos estágios, mas certamente sua equipe vai ficar bem atrás das outras após a quinta ou sexta corrida da temporada. A nível de curiosidade, a conclusão completa de cada GP (Grande Prêmio), com os desafios, vão lhe custar em média 2hs de dedicação.

Para finalizar, os dois principais modos de jogo são divertidos e intuitivos, sem sombra de dúvidas o modo Minha Equipe é mais robusto e exige maior paciência e dedicação, podendo frustrar aqueles que buscam algo mais simples como apenas correr. Minha dica é: experimente ambos pois este é um tipo de jogo que merece ser explorado de todas as formas. O jogo ainda conta com outros modos de jogo offline, como Tomada de Tempo (Hot Lap) e Corrida Individual.

MULTIPLAYER

Este talvez seja um dos pontos que mais evoluiu durante a franquia, e atingiu seu ápice na versão 2020. Foi-se o tempo em que apenas jogos FPS e MOBA são o foco dos E-Sports, durante este período de isolamento social muitos pilotos profissionais, inclusive da Fórmula 1 como o monegasco Charles Leclerc da Ferrari, organizaram partidas online para treinar suas habilidades, inclusive jogando contra jogadores casuais e sendo transmitido oficialmente pelo canal da Fórmula 1 no Youtube.

Dentre os modos online destacam-se os Eventos Semanais e as Ligas, ambos contam com uma estrutura muito sólida e diversas opções de customização. Os Eventos Semanais são gerenciados pela Codemasters e assim como sugere o título renovam-se a cada semana. Inicialmente são apresentadas informações e condições, bem como o circuito, categoria do carros e premiações caso você conclua o evento. As premiações variam de acordo com a sua pontuação no placar de líderes, quanto melhor for a sua pontuação, maior será o seu prêmio.

Os desafios locais entre amigos estão garantidos com retorno do modo Dividir Tela
Os desafios locais entre amigos estão garantidos com retorno do modo Dividir Tela

Porém as Ligas é o modo de jogo principal do multiplayer, você pode buscar por ligas já em andamento ou se preferir criar a sua própria liga. As opções de customização para criação e filtros para busca são os mais variados possível, você pode buscar por ligas de outros continentes, públicas, com corridas em apenas alguns dias da semana etc. A criação das ligas também podem ser customizadas, nome, região, habilidade, privacidade, troféus, circuitos e categorias de carros são algumas das opções, inclusive existe um calendário que te auxilia na organização dos eventos em que você faz participa.

Ainda no multiplayer temos outros modos de jogo como ligas em rede local, organização de partidas simples ranqueadas ou não e o retorno de um modo muito querido por todos, o Dividir Tela, onde é possível escolher uma pista, um carro e desafiar uma pessoa para uma partida local com a tela dividida ao meio.

FÓRMULA 1 CLÁSSICA – SCHUMACHER EDITION

Não precisa ser saudosista para saber que os carros clássicos são um charme especial do jogo. Introduzidos na franquia a partir da edição 2017 do jogo, os carros clássicos ganharam reforços de peso na edição 2020, a Schumacher Edition acrescenta 4 novas máquinas utilizadas pelo hepta-campeão mundial, com destaque especial para o F1-2000 que venceu 10 das 17 corridas da temporada 2000 e rendeu ao alemão o tricampeonato mundial de pilotos. Além dos carros também está disponível um mini-documentário com a história de Schumacher desde seu início na Fórmula 1 em 1991 na icônica Jordan 191.

A icônica Jordan 191 está presente na Schumacher Edition, nostalgia pura!
A icônica Jordan 191 está presente na Schumacher Edition, nostalgia pura!

Aqueles que entraram na Fórmula Um sem experimentar carros desprovidos de auxílios eletrônicos vão encontrar dificuldades. Controlar 800 cavalos de potência dependendo dos músculos do braço e da sensibilidade dos pés pode se transformar num perigoso exercício. – Michael Schumacher

Uma curiosidade, muitas pessoas (inclusive eu) criticam os carros atuais por serem muito “automáticos” e não conseguir transmitir a sensação de potência, um ronco único de um genuíno motor de corrida. Eu desafio quem estiver lendo esta análise a colocar um fone de ouvido e pilotar qualquer carro da atual temporada e depois pilotar o F1-2000 do hepta-campeão, eu duvido você não notar a diferença e se apaixonar. Ah sim mais um detalhe, opte por uma pista que exija uma boa performance do motor, minha indicação é Spa-Francorchamps, depois retorne aqui e deixe seus comentários.

OS DETALHES FAZEM A DIFERENÇA

Falar, neste caso escrever, sobre “F1 2020” é contemplar os mínimos detalhes que fazem o título ser único, divertido e gostoso de jogar. Como eu disse no início do texto a Codemasters vem ao logo dos anos se preocupando em reproduzir o ambiente da Fórmula 1 em sua total fidelidade. Além da enorme quantidade de modos de jogo que amplia o fator replay do título, somos agraciados com detalhes e visuais jamais vistos em um jogo de corrida (talvez apenas em Forza Horizon 4). O traçado das pistas é atual e preciso, o comportamento do carro bem como o “ronco” dos motores é realista, até mesmo o mais leigo em termos de Fórmula 1 consegue distinguir o ronco de um motor Renault para um motor Ferrari.

VALE A PENA?

Na minha humilde opinião o VALER A PENA é algo muito pessoal, “F1 2020” assim como muitos outros títulos esportivos faz parte de um círculo de renovação anual, que tem como objetivo principal manter-se renovado e atualizado, mas que nem sempre compensa o investimento. Porém felizmente “F1 2020” não apenas atualiza suas funcionalidades, como também consegue dar fôlego para a franquia trazendo novos elementos e funções que atraem um público que não conhece o jogo, e o mais importante, sem deixar de agradar base de fãs. Meu retorno efetivo aos jogos de Fórmula 1 se deu com “F1 2019”, porém eu acompanho a franquia a tempos e é nítido que o produto está em uma frequente crescente de qualidade, por isso eu confirmo que o investimento na nova edição VALE A PENA.

OBSERVAÇÃO IMPORTANTE

Apesar de ter a versão para PC, esta análise foi realizada com a versão do Xbox One X. Grande parte da experiência em um jogo de corrida se dá a qualidade do gameplay, não adianta nada ter gráficos maravilhosos em 4K, efeitos sonoros realistas, diversos modos de jogo e falhar miseravelmente no gameplay. Para realizar esta análise eu joguei tanto no controle (Xbox Gamepad) quanto no volante (Thrustmaster TMX PRO), e seria leviano da minha parte afirmar que a experiência jogando tanto no controle quanto no volante é igual. Mais uma vez, não é preciso ser especialista para saber (ou imaginar) que a experiência no voltante é mais precisa e imersiva, porém não se preocupe, a diversão também está garantida jogando no controle comum (Gamepad).

Esta análise só foi possível graças a ajuda da Codemasters que gentilmente nos disponibilizou uma cópia de avaliação do jogo, fica aqui o nosso agradecimento e confiança.

F1 2020 foi lançado em 7 de julho e está disponível para Xbox One, Playstation 4 e PC (Steam).

Análise – F1 2020
Fórmula 1 acessível para todos
F1 2020 consegue tirar o seu melhor e, a cada corrida. É um jogo que apresenta uma curva de aprendizado simples e gratificante. É um jogo acessível e que, no tempo certo, vai moldando-se ao seu estilo.
Gráficos
9
Som
9.5
Jogabilidade
9
Diversão
10
Prós
Curva de aprendizado simples
Riqueza nos detalhes
O F1-2000 é um carro único
Contras
Falta de critérios na promoção do modo carreira da F2 para F1
O modo de componentes do motor poderia ser mais didático
9.5
OBRA DE ARTE!
COMPRE AQUI E AJUDE O XBOXMANIA

Editor Chefe
Se inscrever
Notificar de
guest

5 Comentários
Mais antigo
Mais recente Mais votado
Feedbacks embutidos
Exibir todos os comentários
Amigo Review

Boa análise! Incluída na seleção de reviews relevantes encontrados para o jogo.
https://www.amigoreview.com/f1-2020/

Um abraço do Amigo Review.

[…] dos meus destaques na análise do F1 2020, F1 2021 mantêm e expande ainda mais a acessibilidade do esporte para aqueles que estão […]

Raphael Lopes de Souza

O meu Formula 1 2021 esta com o som bugado…..parece que ele fica falhando, toda hora fica indo e vindo o som…..alguem já passou por isso!?

[…] passado fiz a análise do F1 2020, você pode conferir aqui, deixando um pouco de lado minha paixão por automobilismo e principalmente por jogos de corrida […]