Grounded – Primeiras impressões

DESENVOLVEDOR
Obsidian Entertainment
Disponível

Grounded o novo game da Obsidian Entertainment (The Outer Worlds) e Xbox Game Studios chegou ao Xbox e está disponível de forma gratuita aos assinantes do Xbox Game Pass.

O jogo foi apresentado ao público durante o evento X019 (2019) e também tornou-se o primeiro projeto exclusivo (PC e Xbox) da produtora desde sua aquisição pela Microsoft.

A premissa de Grounded é simples, você acorda no meio do quintal de casa e ao começar a explorar o local percebe que está do tamanho de uma formiga, bem ao estilo “Querida encolhi as crianças”. A impressão inicial que temos de Grounded é de que o jogo é apenas mais um survival, porém o jogo vai muito além.

Assim como muitos outros jogos deste estilo, Grounded mistura elementos de exploração, craft e RPG, onde você precisa vasculhar cada canto do mapa afim de coletar recursos para criar itens que vão auxiliar na sua sobrevivência. Durante a exploração você vai encontrar diversos insetos, alguns amigáveis e outros nem tanto, mas sendo a grande maioria hostil.

Como dissemos anteriormente Grounded compartilha de muitos elementos comuns a este estilo de jogo, porém o grande diferencial está na ambientação e seus biomas. O quintal pode não parecer grande visto de cima de um tronco de árvore, mas é gigante quando você está em terra firme. Buscar recursos não é difícil, mas realizar as tarefas e lidar com os insetos, principalmente a noite, não é uma tarefa fácil, principalmente se você está sozinho.

Explorar o quintal, realizar as missões, enfrentar os insetos é muito mais divertido com os amigos, e Grounded trabalha esta mecânica muito bem. O jogo possui um sistema bem completo de gerenciamento de recursos no modo cooperativo, os amigos podem ajudar uns aos outros dropando itens para ajudar na criação de ferramentas, armas, armaduras, objetos de sobrevivência etc.

Vale lembrar que o jogo ainda encontra-se no modo Game Preview, por isso é completamente normal se deparar com bugs, glitches gráficos e algumas quedas de frames em certos pontos do mapa, mas nada que atrapalhe a diversão, seja solo ou cooperativa. Confira abaixo o que nosso time achou do jogo.

Grounded é uma experiência sem precedentes, principalmente jogando com os amigos. A exploração do ambiente, as diversas (muitas) opções de craft, os combates com os insetos é tudo muito bem feito e mostra toda nossa pequenez frente a um nível microscópio.

Tive o privilégio de jogar com o Lucian, Fernando e VeioGamerBR, ficamos mais de 3 horas explorando, buscando sobreviver e principalmente fugindo das implacáveis aranhas, porém nem parecia que estávamos a tanto tempo assim jogando, foi muito divertido.

Eu acredito que o jogo tem muito potencial, principalmente se a Obsidian manter o jogo constantemente atualizado, com novos conteúdos, melhorias na otimização, principalmente no PC e demais perfumarias que agregam valor a jogatina.

 

Minha primeira impressão foi de um jogo mal acabado, o que é compreensível pela fase de desenvolvimento que o jogo está, ainda sim consegui me divertir com a liberdade dos cenários e com as possibilidades de exploração daquele pequeno grande mundo. Me surpreendi com o nível de dificuldade do jogo, que deve exigir uma curva de aprendizado mais acentuada, revelando que o jogo não necessariamente é voltado para um público muito jovem.

Acredito que com mais polimento, correções mais acentuadas na jogabilidade, mais recursos de crafting e um melhor cuidado com o Lore do jogo, Grounded pode ser mais uma opção interessante de jogo cooperativo de mundo aberto dentro no catálogo do console.

 

Logo no início eu estava bastante desacreditado, jogos de sobrevivência não são a minha cara. Tudo mudou no momento que eu dei uma chance ao game, talvez o fato de jogar em grupo tenha dado um charme diferente ao jogo, mas não é a única coisa que torna a experiência divertida.

O fato do jogo misturar elemento de RPG junto do gênero de sobrevivência o tornou bastante divertido. Montar a base, coletar objetos, explorar o jardim e sempre ter que manter a atenção nos inimigos ao seu redor, fazem do Grounded um ótimo jogo para aquela partida com amigos.Um último aviso, cuidado com as formigas, elas parecem  dóceis, mas ao menor deslize  vão roubar sua base, e se você ousar enfrentar uma formiga, você deverá lutar contra todas.

 

Grounded, mesmo que ainda não finalizado, tem um gameplay interessantíssimo e divertido. Quem já tem experiência em outros jogos da Obsidian, vai perceber que a desenvolvedora refinou a sua fórmula para tornar o game mais abrangente possível, em relação ao público alvo.

Jogando em modo solo, o desenvolvimento da aventura é mais lento, porém mais didático para aprender todas as ferramentas que o título fornece. Além disso, é mais fácil dedicar a atenção a narrativa do game, que é contada aos poucos e só se você se interessar por descobrí-la.

Contudo, é em seu modo cooperativo que Grounded brilha. A dinâmica de desenvolvimento em grupo é extremamente divertida. Quando se está na selva, que é o jardim que se passa o jogo, naturalmente surge o instinto de um cuidar dos outros, além de dar ares mais épicos a jornada.

Por ser um game em desenvolvimento, ainda há alguns bugs à serem corrigidos, e a inclusão de um modo cooperativo local seria excelente. Mesmo assim, o game que tem a ambientação no melhor estilo “Querida, encolhi as crianças”, é uma das melhores opções para diversão em grupo que o Game Pass oferece.

 

Jogo totalmente promissor, diversão garantida. É claro, jogando com amigos pois sozinho a experiência não é a mesma. Tem que colocar mais servers, mais é claro que terá pois o game ainda esta em preview assim espero.

Aumentar o jardim também seria bom e também a opção de mais players, deixar servidor dedicado para ter raids, essas coisas que o pessoal de survival gosta, PVP dentro do server.

Outra coisa seria muito foda poder craftar algum item pra podermos domesticar alguns animais do jardim imagina só um bando de formigas como guardas do acampamento ou ate mesmo montar em uma aranha seria top.

Se fizer isso jogo estoura!

 

Minha primeira experiência com o jogo foi no modo singleplayer e confesso que não foi tão atraente. Quando tive oportunidade de jogar com meus amigos Telmo, Lucian e VeioGamerBR o panorama mudou completamente e é no multiplayer que o jogo brilha.

Jogamos sem perceber o tempo passando e foram longas horas de diversão e risadas, principalmente fugindo de gigantescas aranhas e joaninhas assassinas. Nesse mundo tudo pode te matar, desde uma simples pulga até a aranha mais mortal.

O jogo está em game preview e com isso vem alguns pontos a melhorar, como bugs, animações, sistema de craft. Falando em craft, no primeiro momento que joguei sozinho para experimentar, morri pois não havia feito nenhuma arma e isso eu achei meio ruim, o jogo não havia me ensinado a fazer os itens, aprendi morrendo e tentando novamente.

O jogo tem um potencial enorme, tenho certeza de que o jogo está em boas mãos, agora é só aguardar os futuros updates por parte da Obsidian.

 

Queremos saber sua opinião! o que você achou de Grounded? deixe seus comentários abaixo…

Se inscrever
Notificar de
guest

1 Comentário
Mais antigo
Mais recente Mais votado
Feedbacks embutidos
Exibir todos os comentários
ADONIS JOSE MENDONCA MATOS

Vocês tem que coloca servido global e modo pvp e pve