Apesar da Microsoft ter comprado mais de 20 estúdios, onde serão responsáveis por trazer jogos exclusivos para a empresa, existia uma divisão responsável por criar alguns titulo exclusivos para a plataforma porém sendo desenvolvido por estúdios second-party.
Isso significava trazer e criar uma variedades de jogos exclusivos para o console, trabalhando com estúdios independentes, mas possuindo a marca do jogo ou os seus direitos de distribuição. Foi assim que vimos a criação de títulos como Gears of War, Project Gotham Racing, Lost Odyssey, Blue Dragon, Tom Clancy’s Splinter Cell, Alan Wake, Quantum Break, Ori, e demais outros.
Essa divisão existia e era firme no ramo, porém teve seus trabalhos interrompidos em 2018 e desde então não sabíamos de fato se iria voltar ou não. Durante a Xbox Games Showcase: Extended, foi revelado a volta com grande força da área de Second-Party do Xbox, que agora será chamada de Xbox Game Studios Publishing.
We’re back! 🎮
Microsoft Studios ➡️ Xbox Game Studios Publishing
We work with our independent studio partners to make innovative first-party games for Xbox consoles and PC.
— Xbox Game Studios Publishing (@XboxPublishing) June 17, 2021
O primeiro jogo no qual essa divisão está sendo responsável, é o recém anunciado Contraband. O titulo está sendo desenvolvido pela Avalanche Studios e será um novo Shooter Cooperativo de mundo-aberto e que terá muitas heists. Ele terá tanto Single-Player quanto Multiplayer.
Existe outros jogos que estão nessa mesma divisão, As Dusk Falls e Crossfire X. E claro, o anuncio fortaleceu mais ainda os rumores de um novo jogo que está sendo desenvolvido pela IO Interactive, sendo chamado de “Project Dragon.”