Originalmente anunciado pela Atomic Games em 2009, tendo a Konami como distribuidora, Six Days in Fallujah retorna com uma parceria entre a Victura e Highwire Games. O título foi abandonado há 11 anos após controvérsias sobre cobertura dos eventos da Batalha de Fallujah. A Victura é uma publisher e desenvolvedora fundada em 2016 pelo ex-CEO da Atomic Games, Peter Tamte, com o objetivo de trazer um novo Six Days in Fallujah para os jogadores, junto com outros jogos baseados em histórias verdadeiras.
O game irá retratar os eventos da Segunda Batalha de Fallujah que começou em 2004 depois que a Al Qaeda assumiu o controle de uma das principais cidades do Iraque. A batalha provou ser o conflito militar mais difícil para as forças ocidentais desde 1968.
Trabalhando em parceria com fuzileiros navais e soldados da linha de frente que lutaram na Batalha de Fallujah, a Victura e Highwire passaram mais de três anos construindo tecnologias e mecânicas de jogo exclusivas que aproximam os jogadores da incerteza e das táticas de combate moderno, mais do que outros videogames exploraram.
“Às vezes, a única maneira de entender o que é verdade é experimentar a realidade por si mesmo”, diz o ex-sargento da Marinha Eddie Garcia, que foi ferido durante a Batalha de Fallujah e propôs a ideia original para Six Days in Fallujah em 2005. “A guerra está cheia de incerteza e escolhas difíceis que não podem ser compreendidas ao assistir alguém na TV ou no cinema que fazem essas escolhas por você. Os videogames podem ajudar a todos nós a entender os eventos do mundo real de uma forma que outras mídias não podem. ”
Six Days in Fallujah será lançado para PC e consoles em 2021. A Victura anunciará mais detalhes sobre o game nas próximas semanas.