Já vi muita gente perguntando “Como configuro o meu volante com uma boa regulagem de FFB”? também existe vários fóruns onde os participantes repassam sua configurações pessoais para, quem sabe, melhorar um pouco mais a sensação de pilotagem. Porém muita gente começa pelo lado errado da coisa, não adianta nada você pegar a configuração personalizada de uma pessoa e implantar no seu jogo/profile sendo que você não sabe/entende como funciona de verdade um Force Feedback, vamos partir para um mini curso então.
Que diabos quer dizer FFB?
FFB é a abreviação de FORCE FEEDBACK, o motor de física de qualquer simulador de corrida calcula as forças geradas ao volante virtual e estas se correlacionam com uma certa quantidade de força gerada em seu volante. A relação dentro do jogo entre quanta força calculada para quanta força é gerada pelo FFB do seu volante é decidido pelo jogo.
Observe porém, que, quando dizemos “a quantidade de força gerada pelo FFB de seu volante” queremos dizer como uma porcentagem da força máxima possível de ser produzida por um volante específico… como o mesmo sinal de FFB de 40% enviado para um volante Fanatec, G29 e T300RS vai gerar uma quantidade diferente de força sentida por você usuário.
Cada volante é capaz de produzir uma força que é de 40% da força máxima que pode ser produzida pela FFB diferente do motor de cada volante, apenas enfatizando o fato de que não estamos lidando com valores absolutos aqui, mesmo porque os jogos não fazem a minima questão de saber com qual volante você está jogando.
Como aproveitar melhor o seu volante?
A grande maioria dos volantes possuem um gerenciador de perfil, mas será que é necessário usar? realmente vale a pena?
O gerenciador de perfil não apenas é importante como também deveria ser obrigatório a sua instalação, pois com ele você pode configurar por exemplo as opções de FFB, graus de rotação, região de zona morta específicas para cada um dos jogos que você possui.
Alguns jogos com perfil mais arcade podem não fazer tanta diferença, afinal de contas você não precisará de 900 graus de rotação pra fazer uma curva em drift em um Need For Speed Payback! porém em um Forza Motorsport ou Project Cars 2 seria interessante configurar os 900 graus de rotação para obter o máximo de realismo ao pilotar um Porsche 911 GT2 RS em Nordschleife.
O importante é você entender que cada caso é um caso e que cada caso é um perfil diferente para você utilizar e aproveitar ao máximo sua jogatina.
Existe uma configuração PADRÃO para ser utilizado o FFB?
No início eu pensava que sim, uma configuração padrão vale para qualquer jogo, certo? ERRADO.
Assim como também desde que eu tirei minha carta de motorista aos 18 anos eu percebi que não existe uma forma padrão de pilotar carros diferentes. Existe sim algumas configurações que não variam muito e podem ser pré-ajustadas no gerenciador de perfil por exemplo, mas as demais configurações de cada jogo, carro e pista você só vai descobrir fazendo testes em hotlaps.
Porém existem boas almas no mundo que ajudam a gente a pular essas cansativas etapas, como por exemplo o usuário Jack Spade do forum Project Cars que divulgou um arquivo de tweakes para os carros do Project Cars 2, este tweaker sobrescreve as configurações padrão dos carros, resultando em uma melhor simulação do FFB nos carros do jogo, quem quiser dar uma conferida basta clicar AQUI e seguir as informações de instalação, que são bem simples.
Um lembrete importante, não confunda força do feedback com realidade, nem sempre um force mais pesado quer dizer que condiz com a realidade de pilotar aquele carro. Não adianta nada você alterar abruptamente as configurações do perfil sem saber o que aquilo irá refletir, lembre-se mais uma vez NEM SEMPRE FORÇA QUER DIZER QUALIDADE.
Abaixo temos uma configuração que utilizo no meu perfil do G29, notem que eu não utilizo mais que 110 – 120% da força do valor global, caso contrário você estará fora da realidade.
Porque o meu volante as vezes “estrala”?
Se você é um usuário de volantes digamos “menos profissionais” como G25/G27 já notou que as vezes o volante parece que estrala? como se fosse um pulo de engrenagem. Pois bem isso é o que acontece quando o seu volante está recebendo uma informação que a curva atingiu mais que os 110% de força do Feedback, chamamos isso de FFB Clipping.
Vamos explicar mais detalhadamente, quando você está dirigindo no caminho certo e em situações que produzem a maior força no volante virtual (curvas de alta velocidade), o seu jogo está pedindo mais do que 100% de força máxima do seu volante. Óbvio que isso não será possível e é por isso que o volante permanece em uma força constante de 100%, isso significa que você perde informações detalhadas de todos os pontos importantes sobre o equilíbrio do carro e tração.
Mais do que perder informações, você está realmente recebendo informações erradas do seu volante. Façamos uma meditação kkkk, o FFB do seu volante está te dizendo que a força é constante ainda que o carro pudesse ter aumento das forças no volante virtual, o que de outra forma seria dizendo-lhe que o carro poderia estar a ponto de sobreviragem (ou pior ainda tirar sobreviragem) ou subviragem.
Ao invés disso, na sua mente está sendo dito que o carro está bem estável nas 4 rodas quando que na sua tela está sendo mostrado algo diferente. A partir daí, o FFB é totalmente inútil e você precisa confiar no trabalho da suposição de pistas visuais na tela e ao mesmo tempo coordenar sozinho o sensorial das informações confusas que você está recebendo subconscientemente de seu volante, entenda melhor abaixo no gráfico que ilustra o que foi dito.
Como corrigir o FFB Clipping?
Existe um recurso nos jogos que se chama Smoothing FFB, que nada mais é do que uma maneira de suavizar as altas taxas de mudança no sinal FFB (como mostramos acima). Se você sofre com barulho irritante do volante, você pode aumentar o valor do Smoothing FFB nos jogos (se estiver disponível) e aliviar este problema. Uma recomendação importante é que você só aumente o valor do Smoothing suficiente para atender à necessidade de reduzir a emissão de ruído do seu volante para níveis aceitáveis. Se o valor que você inserir for muito alto, você com certeza vai perder dados importantes do FFB.
Vejam na ilustração abaixo como a utilização do Smoothing FFB afeta os sinais recebidos do FFB, no caso da imagem afetando BASTANTE!
Finalizando, se o barulho do seu G25/G27 não é um problema, sinta-se a vontade para redefinir o Smoothing FFB para o valor zero, assim você terá total certeza de estar recebendo o FFB mais puro e direto do motor de física do seu jogo. Caso tenha alguma dúvida entre em contato conosco ou acesse o forum do Racedepartament que tem muita informação sobre a configuração de FFB para cada volante, basta clicar AQUI.