Microsoft ganha processo contra a FTC sobre a compra da Activision Blizzard

Depois de uma longa batalha nos tribunais chega ao fim a decisão do júri em relação à negociação entre a Microsoft e Activision Blizzard.

Uma das informações mais aguardadas do ano finalmente saiu e a Microsoft saiu vitoriosa a respeito do processo contra o FTC sobre a compra da Activision Blizzard.
Em resumo, agora a Microsoft pode seguir em frente e finalizar por completo a aquisição da empresa responsável por franquias de sucesso como Call of Duty. No final de tudo, a juíza negou o pedido do FTC de uma liminar.
Segue a declaração do juiz.
“A aquisição da Activision pela Microsoft foi descrita como a maior da história da tecnologia. Ela merece escrutínio. Esse escrutínio deu resultado: A Microsoft se comprometeu por escrito, em público e em tribunal a manter o Call of Duty no PlayStation por 10 anos em igualdade com o Xbox. Ela fez um acordo com a Nintendo para trazer o Call of Duty para o Switch. E fez vários acordos para pela primeira vez disponibilizar o conteúdo da Activision em diversos serviços de jogos em nuvem.
A responsabilidade deste tribunal neste caso é limitada.”
“É decidir se, apesar dessas circunstâncias atuais, a fusão deve ser interrompida – talvez até mesmo encerrada – até a resolução da ação administrativa da FTC. Pelas razões explicadas, o tribunal conclui que a FTC não demonstrou uma probabilidade de que prevalecerá em sua alegação de que essa fusão vertical específica nesta indústria específica possa substancialmente diminuir a concorrência. Pelo contrário, as evidências do registro apontam para um maior acesso dos consumidores ao Call of Duty e a outros conteúdos da Activision. O pedido de uma liminar preliminar é, portanto, NEGADO.”

Com Corely decidindo a favor da Microsoft, o cenário está montado para que a Microsoft e a ABK fechem o negócio sem a aprovação efetiva da FTC. A FTC ainda pode ganhar no tribunal em uma data posterior e potencialmente forçar o desinvestimento de toda a operação ABK mesmo depois que a Microsoft fechar, mas é potencialmente improvável. A FTC tem outras grandes batalhas judiciais para as quais está se preparando, incluindo uma que examina o negócio de logística de compras da Amazon, e alguns esperavam que a FTC abandonasse a luta com essa liminar retirada. Parece improvável que isso aconteça, no entanto. A FTC já alinhou outras audiências contra o acordo Xbox-ABK, mas situações anteriores como essa fizeram com que a FTC desistisse totalmente de seus casos devido às despesas em andamento. Afinal, a FTC é financiada pelos contribuintes. Teremos que esperar para ver.

A partir daqui, o acordo ainda enfrenta alguns obstáculos. A Microsoft reabriu as negociações com a CMA do Reino Unido para tratar de suas chamadas “preocupações”, enquanto as audiências com outros reguladores continuam em outros grandes mercados. O fato de o regulador do Reino Unido ter procurado evitar uma audiência no tribunal mostra que eles ouviram o caso do tribunal dos EUA com muita atenção e talvez tenham aceitado que seus argumentos não valem muito. Ainda há possíveis dores de cabeça legais no futuro. Não espere que a saga termine ainda.

Mesmo sem a Activision-Blizzard, o líder do Xbox, Phil Spencer, disse em entrevistas recentes que o ABK visa acelerar sua visão para jogos em dispositivos móveis, PC e console, em vez de ser a visão completa. Documentos do tribunal sugeriram que a Microsoft estava interessada em comprar outros grandes players em dispositivos móveis, incluindo Square-Enix, Sega e outros, potencialmente dando à Microsoft outro caminho para obter influência no espaço de jogos para dispositivos móveis. A programação dos próximos jogos do Xbox também parece mais forte do que nunca, muitos dos quais serão lançados no primeiro dia do Xbox Game Pass.

 

Se inscrever
Notificar de
guest

0 Comentários
Feedbacks embutidos
Exibir todos os comentários