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Dicas essenciais antes de começar Lies of P

Última atualização:

Lies of P é mais um grande lançamento do mês de setembro que chega ao Xbox Game Pass. Mas, considerando a amplitude de público que o serviço de assinaturas da Microsoft alcança ele tem potencial para ser um jogo em que muita gente cairá de paraquedas sem saber o que esperar.

O problema é que para iniciantes em RPG’s de ação inspirados pela fórmula Souls, criada pela From Software, esse paraquedas pode não abrir e esses jogadores vão se esborrachar no chão – e talvez desinstalar o game rapidamente. Já os fãs da escola souls-like de masoquismo eletrônico – e que duvidam que sofram de nenhum grau de Síndrome de Estocolmo (eu incluso) – vão se esborrachar também, mas vão adorar o processo.

Lies of P é desafiador, algumas vezes injusto, mas também igualmente maravilhoso. Para tentar te ajudar a ter uma jornada menos desgastante – seja você um novato ou veterano do gênero – separamos algumas dicas e explicações de como funcionam alguns dos sistemas de Lies of P para você que está aí com site do Xbox Mania aberto só esperando acabar o pré-load do jogo, ansioso para usar as informações dessas linhas para ser melhor.

Em Lies of P o Git Gud é pesado

Entendendo os termos

Antes de mais nada, entender o vocabulário de um novo souls-like é sempre um desafio por si só – pelo menos para mim. No final, acaberei chamando os pontos de descanso de bonfires, as curas de estus flasks e a moeda do jogo de souls mesmo. E sei que você faz isso também, então pare de julgar.

Entretanto, entender as equivalências é muito importante para não cometer erros básicos e investir em um status equivocadamente na construção do seu personagem.

Vitalidade: a barra de vida do seu personagem. E apesar desse ser o conceito mais velho que andar para frente, a vitalidade influencia diretamente outro atributo importante chamado Recuperação de Bloqueio (aguenta aí que já falo dele).

Fortitude: o vigor, a energia que o Pinóquio usa para executar ações como desviar de golpes e tacar-lhe pau também, ou seja, a estamina do boneco.

Capacidade: o peso que você pode carregar. Um dos status mais importantes do jogo inteiro. Para equipar itens defensivos melhores você precisa alocar muitos pontos nesse atributo. Muitos mesmo.
Motricidade: a build de força do jogo. Quer usar armas mais pesadas e que causam mais dano? Invista em Motricidade.

Técnica: a destreza de Lies of P. Ideal para quem gosta de estar sempre em movimento e usar armas mais leves e rápidas.

Avanço: atributo que regula o dano do seu braço esquerdo, chamado Legião, e também as defesas do seu personagem a elementos como fogo, ácido, eletricidade e aos diferentes tipos de danos dos inimigos como talho, golpe e perfuração.

É o status mais fácil de neglicenciar, por parecer ser menos importante que os demais, mas investir alguns pontos de Ergo (a moeda do jogo) nele me salvou várias vezes em alguns Chefes que causam danos elementais.

Recuperação de bloqueio: Se você bloquear golpes em Lies of P, e não for um bloqueio perfeito, você sofrerá parte do dano. Mas, ao atacar o inimigo logo na sequência existe uma chance fixa de recuperar parte da sua barra de vida, bem similar ao sistema rally em Bloodborne. Por outro lado, golpes recebidos sem bloquear causam dano permanente à saúde do seu personagem.

É importante ter em mente que por não existirem escudos tradicionais aqui, você bloqueia esses danos com a sua arma, o que além de diminuir a sua durabilidade, afeta diretamente essa recuperação de bloqueio, já que armas tem capacidades de absorção diferentes.

Uma forma de mitigar um pouco isso é investir em Vitalidade, quanto maior for sua Vitalidade maior será a porcentagem de vida recuperada com essa tática.

Contudo, usando o Bloqueio Perfeito, que é quando o jogador apara o golpe do inimigo no momento em que ele está prestes a acertar o ataque, nega completamente o dano e ainda contribui para a quebre de “postura” do inimigo.

Legião: “Eduardo abriu os olhos, mas não quis se levantar ficou deitado e viu que horas eram, enquanto Mônica…”. Não! Corta! Não é essa Legião. Aqui em Lies of P, O Braço Legionário é um braço mecatrônico – quase uma arma extra – que pode múltiplas funções, dependendo do tipo equipado naquele dado momento e qual atributo você está melhorando já que os braços escalam com eles e também podem ser melhorados.

Exitem braços mais “defensivos” como Égide, que esse sim funciona quase como um escudo e causa dano de explosão ao inimigo durante um bloqueio perfeito; a Corda de Títere, que puxa e desequilibra inimigos em sua direção; e Deus Ex Máquina, que planta uma bomba de proximidade no chão.

Mas existem também aqueles que qualifico como mais ofensivos como Fulminis, que dispara uma descarga elétrica nos inimigos; Tarasca, basicamente um lança-chamas; Pandemônio que lança poças de ácido; e o meu Braço Legionário preferido: Olhos de Falcão, que dá tiro ou tiros, a distâncias razoáveis, nos bonecos aloprados.

Cada ação do Braço Legionário consome cargas que podem ser repostas com consumíveis ou descansando nos Stargazers – a bonfire do jogo.

No começo de Lies of P você tem disponível apenas o Braço de Aço (padrão), e um pouco adiante a Corda de Títere e o Fuminis, mas após derrotar o Fuoco, a Chama Real, no capítulo 3, o inventor Venigni, passa a ser um dos “vendedores” residentes do Hotel Krat (a sua base de comandos) e ele fornece os demais braços mencionados acima quando o jogador encontrar as partes necessárias para suas construções.

Fábulas: a energia usada para ativar os golpes especiais de cada arma, chamados de Artes das Fábulas. São essas barrinhas azuis na foto, logo abaixo do vigor do seu personagem.

Todas as armas têm dois Espaços de Fábula – um governando pela empunhadura e o outro pela lâmina – e cada um gasta uma quantidade variável dessa energia para ser ativada (na parte inferior direita é possível ver quanto cada ataque consome dessas barras).

Seria o equivalente às weapon arts de Dark Souls 3 e Elden Ring (e nem tem esse o nome nele).

Mas agora que você já entendeu o básico do glossário do jogo vamos às dicas de fato:

Brinque com a montagem de armas

Como mencionado na descrição das Fábulas, as armas possuem duas partes distintas: uma empunhadura e uma lâmina, e para as armas comuns essas partes são intercambiáveis.

Isso significa que você pode colocar a manopla de uma na lâmina de outra. Mas, qual a vantagem disso?

Como cada parte tem o seu próprio golpe de Fábula associado, é possível importar um poder de um cabo de uma arma que já não tem mais tanta serventia, por exemplo, ou que você não goste muito do estilo de movimento e colocar em uma lâmina de uma arma seja mais o seu estilo.

Isso abre um leque de possibilidades muito interessante e é possível montar e desmontar armas quantas vezes quiser sem nenhum custo ou prejuízo. Mas você só conseguirá fazer isso após derrotar o primeiro chefe do jogo e chegar ao Hotel Krat.

Vale muito a pena brincar de ferreiro e testar diferentes montagens.

Use os bonecos no jardim do Hotel Krat

Aproveitando a dica acima, após montar ou encontrar uma arma nova use os bonecos de teste do jardim do Hotel Krat para experimentá-las.

Mesmo com mais de 30 horas de campanha, assim que ganhava uma arma eu voltava no Hotel, via viagem rápida, para testar o brinquedo novo.

Mas já não seria melhor testar em um inimigo? Não, por um motivo simples: os bonecos do jardim não causam dano e as barras de fábulas estão sempre cheias.

Você pode testar os golpes das Artes das Fábulas à vontade, verificar quantos ataques fracos e fortes são necessários para quebrar a postura dos inimigos, qual o dano que cada um causa e o quanto de vigor o ataque carregado consome.

Na verdade você pode testar o que quiser neles, eles não se importam.

Atenção à durabilidade da arma

Armas diferentes têm durabilidades distintas e é muito comum em batalhas com Chefes essa durabilidade decair, ou a arma quebrar durante o combate, diminuindo o seu dano consideravelmente.

Para reparar as armas, Pinóquio é equipado com uma Lixadeira que pode ser usada a qualquer momento sem custos – e que tem uma animação legal para caramba – ou usar um kit de reparo instantâneo, esse sim consumível.

Você pode usar lixadeiras elementais (também consumíveis) para aplicar um efeito como fogo, ácido ou eletricidade em sua arma desde o início do jogo. Mas, após salvar Venigni no capítulo 3 será possível acoplar um item chamado Rebolo em sua lixadeira e obter esses mesmos efeitos elementais uma vez por batalha, sem o custo do uso de itens.

Gestos são mais importantes do que parecem

Durante a sua exploração de Krat, ao completar missões secundárias e conversar com NPCs você vai adquirir Gestos. Em um primeiro momento parece estranho que esse tipo de mecânica exista em um jogo totalmente single player, mas ela tem suas utilidades.

O gesto correto na frente de um local específico ou de um NPC rende recompensas, revela tesouros e, especialmente, pula totalmente uma luta contra um dos mini-chefes do jogo.

Agressividade é a palavra

Lies of P recompensa muito a agressividade do jogador. Causar danos constantes aos inimigos ou Chefes contribui para que a defesa deles seja quebrada e o boneco fique alguns segundos atordoado e suscetível a um golpe que causa muito dano à sua vida, chamado aqui de Ataque Letal.

Como essa “postura” não é representada por um indicador visível, é difícil saber quantos golpes ainda serão necessários para quebrá-la mas, de acordo com meus testes, no momento em que você para de atacar o inimigo ele recupera esse status defensivo rapidamente.

Mantenha a pressão o tempo inteiro e seja o caçador, não a caça – apesar de ser mais fácil falar do que fazer.

Não consuma Ergos de Chefes

Durante sua exploração da cidade de Krat existem 3 formas de conseguir acumular riquezas na forma de Ergo: matando inimigos, encontrando pedras de Ergo e usando os Ergos dos chefes que você derrotar. Não faça esse último de forma nenhuma.

Sei que pode ser tentador ter 5000 “almas” paradas no seu inventário que poderiam ser usadas para comprar uns bons níveis no começo do jogo, mas não faça isso meu amigo.

Demora um pouco, mas no capítulo 4 você encontrará um NPC chamado Alidoro e ele troca esses Ergos Raros de Chefes por armas especiais, que como o nome já deixa claro são melhores que as armas comuns.

Normalmente essas armas feitas com as “almas” dos Bosses tem dano base maior, eficiência de bloqueio simples melhor e ataques de fábulas mais potentes, apesar de não poderem ser desmontadas como as armas corriqueiras.

Verdade ou mentira?

Durante a campanha serão apresentadas algumas oportunidades em que Pinóquio pode mentir ou contar a verdade mas, como quero manter esse texto livre de spoilers, não vou entrar em detalhes. Mas queiro dizer que essas escolhas afetam diretamente as histórias de vários personagens secundários importantes e rende recompensas diversas ao jogador.

Se você gosta de completar tudo em um jogo, pegar todas as Conquistas ou algo do gênero, saiba que Lies of P tem 3 finais e eles são diretamente ligados a essa mecânica, então escolha com sabedoria.

Use os Espectros a seu favor

Todos as arenas com Chefes principais em Lies of P tem uma pia batismal em sua entrada e nelas que você pode chamar a ajuda de Espectros gastando Fragmentos de Estrelas.

Minha recomendação é: tente se familiarizar bem com a batalha, morra algumas vezes se necessário, aprenda os golpes, janelas de desvio e bloqueio e só depois de algumas tentativas invoque o Espectro. Por quê?

Os Fragmentos de Estrelas são recursos finitos que podem ser obtidos de inimigos mais fortes, inimigos de elite, em baús ou comprados em uma quantidade limitada e, apesar deles serem mais abundantes a partir da metade do game, se a cada nova tentativa você gastá-los é provável que quando realmente precisar você não os tenha.

Esses Espectros não são os amigos mais inteligentes do mundo e não costumam durar a batalha inteira, mas servem como uma boa distração para quando você precisar se curar ou esperar a sua barra de vigor voltar depois de uma série de ataques ou desvios.

Após o capítulo 4, Giangio, um dos personagens secundários, te presenteia com uma ferramenta chamada Cubo que pode conferir, através de Pedras dos Desejos, diferentes características a esses Espectros, como mais vida, maior dano causado e até ressurreição por um período de tempo. Dessa forma, eles passam a ser consideravelmente mais úteis e não apenas um saco de pancadas.

Ficar sempre na moda é importante

As roupas em Lies of P tem apenas função estética, então não espere que elas atuem como armaduras, como é clássico em um RPG de Ação, por outro lado, ficar bonito é sempre bem-vindo.

A verdadeira defesa do seu personagem vem dos atributos das 4 peças de defesa: Estrutura, Conversor, Cartucho e Forro e é por isso alertei lá no atributo Capacidade, que esse é um dos mais importantes do jogo – é ele quem determina o quanto de peso cada um dessas 4 peças pode ter e peças melhores são MUITO mais pesadas.

Não negligencie os itens arremessáveis

Durante o game você vai encontrar diversos itens como Lâmina de Serra, Roda Dentada, Cano Afiado, Termita, Lata de Ácido e muito outros. Não seja um acumulador, use-os.

Esses são itens arremessáveis, e considerando que Lies of P não tem nenhuma classe de combate à distância como mago ou piromante, usar esses objetos em conjunto com Braços Legionários de maior alcance pode ser uma estratégica viável para causar o primeiro (ou o último) dano a uma distância segura.

Eles me salvaram mais de uma vez em Chefes ou inimigos de Elite quando eu já não tinha mais vida, itens de cura e coragem para desferir o golpe final neles.

Quartzo e Órgãos P

A verdadeira árvore de habilidades de Lies of P é chamada de Órgãos P, e apesar dela estar disponível já a partir do segundo capítulo, você não terá recursos em número suficiente para usá-la até o final dele – esse recurso se chama Quartzo.

O Quartzo é um item raro recompensado por derrotar Chefes, alguns inimigos de Elite, encontrado como tesouro em baús e pagamento de algumas sidequests, em especial as charadas de Arlecchino, Rei dos Enigmas que concedem Chaves da Trindade, que abrem salas secretas com essa e outras recompensas.

Além da raridade, para desbloquear uma habilidade ativa como uma poção de cura extra ou uma esquiva a mais (recomendo essas duas inicialmente), você precisa de não 1, mas sim de 2 pedras de Quartzo. E quando a árvore de habilidades se ramificar você vai precisar de 3 e por último 4 – um roubo.

Isso porque para cada habilidade principal ser ativada é preciso equipá-la com 2, 3 ou 4 habilidades secundárias passivas, como aprimoramento de ataques carregados, diminuição do consumo de vigor, aumento da quantidade de ergo recebida ao derrotar um inimigo e por aí vai.

Pode parecer um pouco confuso no começo porque é mesmo e além disso as descrições estão com alguns problemas de tradução no momento o que piora ainda mais a situação. Mas não desista de entender ela, essa é uma das mecânicas mais importantes do jogo inteiro.

Finalizando

Lies of P é excelente para quem gosta do gênero souls-like com sua combinação de elementos de Bloodborne e Sekiro: Shadows Die Twice, mas com seu próprio tempero.

Existem várias outras mecânicas, mecânicas dentro de mecânicas e todas têm papéis essenciais para que você possa avançar no game com menos dificuldade, mas como eu quis deixar esse texto o mais introdutório possível – e ele acabou ainda ficando bem mais longo do que eu esperava – muita coisa não ficou de fora. Outras deixei de fora propositalmente para não entrar no território dos spoilers.

Mas essa é também uma das belezas de Lies of P: desbravar o desconhecido. E já que pode fazer isso apenas com o custo de uma assinatura mensal do Xbox Game Pass, aproveite.

E se você já está jogando, diga aí nos comentários o que está achando do Pinóquio Souls. Só não vale mentir!

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[…] Outra mecânica interessante são os diferentes braços legionários que Pinóquio pode equipar como vantagem em combate, a prótese padrão tem uma ataque básico forte que pode servir como um golpe extra que não usa estamina, outros braços liberados próximo ao início são um segundo em forma de um gancho que puxa inimigos ou armadilhas (a la Sekiro), e um terceiro que usa golpes eletrificados, ao qual os títeres são susceptíveis. Existem diversos outros que são adicionados ao longo da campanha, como um braço lança-chamas, um escudo, um que atira, entre outros. Não vou entrar em detalhes sobre cada um deles para que esse review não fique gigante, mas caso você se interesse por saber mais informações sobre as mecânicas ou dicas antes de começar Lies of P, escrevi um artigo para o Xbox Mania sobre isso que você pode acessar clicando aqui. […]