Faltando menos de 2 meses para o lançamento, a CD Projekt Red obrigará seus funcionários a praticarem crunch para que Cyberpunk 2077 seja lançado na data prometida, em 19 de novembro de 2020.
A notícia veio por meio da Bloomberg, através de Jason Schreier, famoso jornalista norte americano, conhecido por diversos vazamentos e inúmeras fontes na área de games.
No Twitter, Schreier enfatiza que há um ano, os executivos da CD Projekt lhe afirmaram que a empresa estaria evitando o máximo crunch.
Last year, the bosses of CD Projekt Red approached me for an interview. They wanted to announce that for Cyberpunk 2077, they would be avoiding mandatory crunch.
This week, they sent out an email to staff announcing studio-wide mandatory crunch. News: https://t.co/s4OI5rUiQq
— Jason Schreier (@jasonschreier) September 29, 2020
MAS O QUE É CRUNCH?
Para quem não sabe, crunch é nada mais nada menos que horas extras, onde funcionários são obrigados a aumentar sua carga horária para bater uma meta específica, sendo uma prática muito normal na área dos games, porém, cada vez mais contestada.
Com isso, sabe-se que o jogo pode correr novo risco de adiamento, ou será lançado com diversos bugs, mesmo após 2 adiamentos anteriores.
A RESPOSTA DA EMPRESA:
No Twitter, o head de CD Projekt Red, Adam Badowski, disse que essa foi uma das decisões mais difíceis da vida dele, e que a equipe está comprometida em terminar o jogo dentro destas 6 semanas. Disse ainda que, assim como antes, 10% dos lucros do ano de 2020 serão divididos entre os funcionários.
https://t.co/Ie5W0O7iiv pic.twitter.com/IJBZ3IIT6m
— Adam Badowski (@AdamBadowski) September 30, 2020
Ninguém duvida que o game venderá em escalas gigantescas e parte do lucro irá como bônus para os funcionários da CD, mas a que custo?
Resta esperar por novidades e temos três opções: O jogo será adiado, lançado com bugs ou será terminado nessas 6 semanas. Será uma corrida contra o tempo.
Cyberpunk 2077 lançará no dia 19 de novembro de 2020 e estará disponível para Xbox One, PS4 e PC. A empresa divulgou ainda que o game receberá upgrade gratuito por Smart Delivery para o Xbox Series X e S.