Análise – Visage

Lançamento
30/10/2020
Desenvolvido por
SadSquare Studio
Publicado por
SadSquare Studio

Jogos com temática de terror sempre buscam reproduzir a experiência dos filmes do mesmo gênero, querendo deixar o jogador tenso a cada porta que se abre, alguns jump scares e uma sensação de medo constante. 

Nesse ponto, Visage se sai muito bem, mas escorrega nos demais itens que tornam um jogo bom, como jogabilidade, gráficos e diversão.

Boas inspirações…

Logo de começo quem já viu ou jogou o P.T. (famoso teaser do Silent Hills novo que seria feito pelo Kojima junto com o Del Toro e nunca aconteceu porque a Konami ta mais preocupada com máquinas de Pachinco que com videogames) notará que Visage bebeu muito dessa fonte. Além de P.T. percebemos que outra fonte de inspiração de Visage é Eternal Darkness do Gamecube, inclusive com o medidor de sanidade como no clássico do passado, outra referencia é Resident Evil 7 que voltou as origens de terror com a sétima versão e também é em 1° pessoa.

A penumbra é parte constante no jogo e elemento essencial no gameplay.

No jogo controlamos Dwayne, um homem que acorda em uma poça de sangue, sozinho na casa, sem saber o que esta acontecendo, obviamente logo sai em busca de respostas. Ao caminhar pela casa “assombrada” coisas sobrenaturais começam a acontecer, desde luzes apagando até aparições fantasmagóricas. Se prepare para levar alguns sustos, além de ficar realmente tenso enquanto perambula pela casa.

…Mas fraca execução

Quando chegamos no que realmente interessa que é o gameplay, o jogo deixa muito a desejar. Começamos pelo personagem que é invisível, o que já estraga a imersão, tudo bem que Visage é um jogo indie, mas o fato do protagonista não ter corpo deixa tudo esquisito, segurar um objeto e ele ficar flutuando na tela não ajuda no clima de terror que o jogo quer proporcionar.

Os controles são estranhos, com comandos fora do comum para segurar e pegar itens, fora a confusão na hora de usar o menu, complicado apesar do visual simples, com uma dinâmica que não ajuda na experiência do jogo

O nível de sanidade vai baixando conforme você fica em locais escuros e passa por fenômenos paranormais, em um circulo vicioso quanto menor seu nível de sanidade maior a ocorrência dos fenômenos que em sua maioria apagam as luzes e isso diminui mais seu nível da sanidade até surgir alguém pra te matar. Você pode restaurar seu nível de sanidade tomando comprimidos que encontra espalhados pela casa ou ficando em locais iluminados, locais iluminados que tem um conceito próprio dentro do jogo, pq a luz de tv ligada ou do isqueiro que você segura não servem pra recuperar sua sanidade, mesmo eles iluminando melhor os ambientes que muitas lâmpadas que você encontra acesas pela casa.

O terror esta a sua espera em cada cômodo da casa

A experiência de jogo

O início do jogo já mostra que o terror vai ser pesado, a cena inicial não é pra qualquer um conseguir aguentar, são cenas que você vê pouco até em filmes de terror. A casa cumpre bem o seu papel, como cenário fixo com todos elementos que você precisa pra um clima de terror, sótão, porão, garagem, parte em obras e outros cenários comuns.

O jogo conta com 4 capítulos que pode ser jogados em qualquer ordem, mas a partir do momento que você inicia um não pode sair dele até concluir. Uma das coisas que eu não gostei que muito do jogo você precisa “adivinhar”, você sabe que esta progredindo por parar de andar em círculos mas não é algo intuitivo ou que realmente te mostre o caminho, você vai precisar experimentar bastante, mesmo controlando o nível de sanidade do seu personagens há momentos que do nada surge uma figura fantasmagórica e te mata, fazendo você retornar tudo do último save point.

Se prepare para grandes sustos durante a jogatina

Graficamente Visage não é nenhum primor, mas também não é um jogo feio, o ambiente escuro ajuda a esconder os detalhes, pelo cenário pequeno que o jogo tem poderia ter um capricho maior, mas lembrando novamente, é um jogo indie, nesse quesito ele se sai muito bem então.

Os efeitos sonoros tem uma qualidade boa e te ajudam a entrar no clima, com barulhos assustadores, som da interferência na rede elétrica e outros detalhes legais.

Eu já joguei muitos jogos de terror e gosto da temática, mas digo que de todos que joguei esse foi o que conseguiu trazer o clima mais tenso, você realmente se assusta e fica tenso e ansioso com sua movimentação pela casa, é uma luz começar a piscar ou um barulho estranho e você já sai correndo do lugar e procurando por abrigo na luz.

Os ambientes da casa são feitos para deixa o clima de terror constante

Poderia ser bem melhor

Visage tem muitos pontos bons, te traz uma experiência marcante ao jogar se você for fã de terror, mas como um videogame em si ele deixa muito a desejar, mesmo com toda sensação aterrorizante que ele reproduz, ainda falta refinamento pra prender o jogador no jogo, na evolução pela história, um gameplay que flua e não te frustre.

Para fãs de filmes de terror o jogo é prato cheio, desde que você releve a jogabilidade, quem não for fã do gênero encontrará pouca coisa que faço o game valer a pena.

Esta análise só foi possível graças a SadSquare Studio, que gentilmente nos disponibilizaram uma cópia para avaliação do jogo, fica aqui o nosso agradecimento pela confiança. O jogo já está disponível para Xbox One e Xbox Series X|S e pode ser adquirido por meio do nosso link afiliado no final desta análise.

Análise – Visage
Conclusão
Visage traz um dos melhores climas de terror já vistos num game, mas peca muito forte na jogabilidade que não condiz com a experiência que o jogo quer passar
Gráficos
7
Som
8
Diversão
3
Jogabilidade
2
Prós
Clima de terror incomparável
Tensão o jogo todo
Contras
Jogabilidade nada intuitiva
Menus e comandos que mais atrapalham que ajudam
5
Sem Graça
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