Two Point Campus – Academia Espacial é a primeira grande expansão para o jogo original lançado em agosto de 2022. O jogo foi disponibilizado no dia do lançamento (day-one) gratuitamente no Game Pass e superou em praticamente tudo o seu antecessor, Two Point Hospital. Se você quiser, pode conferir a análise que eu escrevi sobre o jogo base, pontuando cada detalhe deste ótimo jogo – AQUI.
A nova DLC oferece aos jogadores três novos locais, ou universidade. Todas com suas particularidades e dificuldades específicas, porém com o mesmo foco, que é levar os alunos para as estrelas, seja através da exploração espacial, bases extraterrestres ou convenções de ficção científica.
O primeiro novo local é a Cidade Universal, onde você vai administrar uma academia espacial que financia missões de exploração, porém, assim como todas as outras universidades a Cidade Universal está em decadência. Você começa o ano com um déficit e precisa reverter a situação por meio de pesquisas comerciais. Na Cidade Universal estão disponíveis dois novos cursos que são, Astrologia e Expansão Cósmica. Com a ajuda do seu tutor, o Capitão Almofada (homenagem ao Capitão James T. Kirk de Jornada nas Estrelas), você precisa trazer de volta o prestígio do campus e o interesse dos alunos, construindo câmaras antigravitacionais e foguetes que alcançam a estratosfera.
Uma adição importante apresentada na Cidade Universal é que agora você pode adquirir os lotes não apenas com dinheiro, mas também cumprindo objetivos, como treinar X membros da equipe, ter um certo número de alunos no campus, etc. Isso é interessante porque você não fica 100% dependente do dinheiro para expandir o campus. Outra adição importante fica por conta de novos recursos que podem ser utilizados para financiar o campus, como a coleta de meteoros valiosos que cãem do céu, exatamente como uma chuva de meteoros, porém é preciso que seus zeladores sejam treinados para esta função.
Partindo para o próximo local temos Cabo Shrapnull, alusão ao icônico Cabo Canaveral na Flórida, de onde os foguetes da NASA são lançados. Este é o meu local preferido, aqui é onde você prepara os alunos para ter o “primeiro contato com alienígenas”, treinando-os nos cursos Academia Espacial e Escola de Cavalaria Espacial. Aqui você precisa conter a concorrência que tenta a todo custo acabar com o programa de ficção científica do Capitão Almofada. Em Cabo Shrapnull os alunos tem a oportunidade de sentar-se na cadeira de capitão para um voo espacial simulado, claramente inspirado na ponte de comando da USS Enterprise.
Diferentemente da Cidade Universal (onde existe o déficit monetário), em Cabo Shrapnull o dinheiro flui constantemente, tanto é que um dos principais objetivos para conquistar as três estrelas é torrar uma quantia absurda de dinheiro, o sonho de consumo da maioria das pessoas. Analisando todos os campus do jogo base e também da DLC, Cabo Shrapnull é com certeza o mais fácil, servindo como uma espécie de refresco por tudo que o jogador já fez para chegar até aqui e principalmente por o que está por vir.
Finalizando a DLC chegamos em Lacteorito: Delta Queijo, uma gigantesca rocha espacial no formato de queijo. Em Lacteorito o jogo atinge o seu ápice, todo o trabalho realizado na educação do condado de Two Point é levado para aonde nenhum estudante jamais chegou… fora do condado… ou melhor, no espaço. Em Lacteorito são apresentados mais dois novos cursos, Queijologia Lunar e Humanidades. A Queijologia Lunar ensina sobre algo constantemente citado em outros campus, como o queijo é produzido. O curso de Humanidades é voltado para os alunos estrangeiros, ou seja, os alienígenas, onde eles vão viver uma verdadeira experiência sobre a cultura e costumes dos seres humanos.
Eu espero que você tenha aproveitado o refresco em Cabo Shrapnull porque Lacteorito: Delta Queijo é disparado o estágio mais difícil da DLC e provavelmente do jogo todo. Primeiro temos a limitação da capacidade total de alunos, a quantidade de alunos no campus depende da quantidade de ônibus espaciais que você possui. O segundo ponto é que os ônibus espaciais custam uma fortuna e podem transportar apenas 10 alunos. Terceiro e mais importante, o bem-estar dos alunos oscila constantemente.
Manter o bem-estar dos alunos em alta depende de uma série de fatores que são extremamente difíceis de equalizar. Após estudar sobre como é a vida dos humanos na Terra, os alunos vão desejar ter os mesmos confortos dos seres humanos, como por exemplo, alimentação, decorações e principalmente o clima. Você se lembra dos meteoritos que ajudavam a financiar o campus na Cidade Universal? então, agora eles atrapalham trazendo doenças para os alunos e você vai precisar de muito dinheiro para construir e manter as clínicas de saúde sempre disponíveis. Todos estes fatores refletem no bem-estar dos alunos, e caso você tenha jogado um pouco do jogo base sabe que, se os alunos não estiverem satisfeitos e/ou não forem aprovados nas provas, eles não vão pagar as mensalidades, o que significa menos dinheiro para construir as instalações necessárias.
Com mais de 90hs em Two Point Campus e conquistado pelo menos três estrelas em todos os locais (inclusive na DLC), eu confesso que sofri bastante para conseguir a primeira (e única por enquanto) estrela em Lacteorito: Delta Queijo. Mas não desista, a persistência e principalmente o entendimento das dificuldades dos locais, é crucial para conquistar as cobiças três estrelas.
Além dos novos locais e cursos, a DLC também inclui novos eventos para você planejar no calendário anual, bem como um novo clube e outras decorações temáticas para deixar o seu campus único e super descolado, afinal de contas a atratividade melhora o bem-estar dos alunos, e se o bem-estar está em alta tudo funciona perfeitamente bem.
De modo geral o conteúdo entregue na DLC Academia Espacial é muito bom e consegue entreter os jogadores por muitas horas. A minha única, e importante, resalva fica por conta dos novatos que desejam aproveitar a DLC sem antes ter jogado o jogo base. Para alcançar os objetivos dos novos locais é necessário desbloquear estruturas importantes como a Clínica de Saúde, Apoio de Orientação, Laboratório de Pesquisa, etc.
Todas estas estruturas citadas só ficam disponíveis após conseguir pelo menos uma estrela em outros locais, ou seja, você precisa jogar o jogo base por pelo menos umas 3-4hs para conseguir uma estrela e desbloqueá-los. Seria interessante disponibilizar algum recurso ou ferramenta para iniciar a DLC com as estruturas já desbloqueadas. Como um jogador experiente em Two Point Campus eu acho que deve ser muito frustrante lidar com situações que você que você jamais viu e não ter estruturas disponíveis para resolvê-las.
Vale a pena?
Eu sou com certeza o editor mais suspeito para responder esta pergunta. Porque? pelo simples fato de que, além de ser um grande fã do gênero simulação / estratégia, Two Point Campus foi um dos jogos que eu mais joguei em 2022. Pelo valor que é cobrado eu diria que vale a pena, principalmente se você pretente expandir o universo de Two Point Campus, além é claro chegar até as estrelas.
Esta análise só foi possível graças a Sega Europe e a Theogames PR, que gentilmente nos disponibilizaram uma cópia para avaliação da DLC, fica aqui o nosso agradecimento pela confiança. A DLC já está disponível para Xbox One e Xbox Series X|S e pode ser adquirida por meio do nosso link afiliado no final desta análise. Vale lembrar que o jogo está disponível gratuitamente para assinantes do Xbox Game Pass.