Análise – Street Power Football

Lançamento
13/07/2020
Desenvolvido por
SFL Interactive, Gamajun
Publicado por
Maximum Games

Street Power Football é o “novo FIFA Street” da Maximum Games e a SFL Interactive, mas será que é bom?

Eu já vou começar dizendo que esperava muito mais de Street Power Football depois de assistir alguns vídeos de divulgação, porém após algumas partidas não faço muita questão de continuar jogando. De modo geral o jogo concentra nas habilidades e truques associados ao futebol de rua e oferecendo ao jogador vários modos de experimentá-lo, porém tudo isso esgota-se em minutos de partida. O modo “Torne-se o Rei” prometeu uma história ao melhor estilo BE A PRO, presente nos jogos da EA, porém nada mais é do que um longo e cansativo tutorial por todos os modos de jogo.

Street Power Football está mais para um NBA JAM do futebol do que um FIFA ou PES. Você pode jogar partidas 1v1, 2v2 ou 3v3, nas quais deve marcar cinco gols para vencer, além de usar vários power-ups que surgem ao longo da partida. Devido aos controles desajeitados e uma irritante rigidez nos movimentos do jogador, essas partidas podem ser um verdadeiro martírio. Independentemente do nível de dificuldade em que você está jogando, não há como aprimorar suas técnicas e atacar com eficiência, muitas vezes você vai ficar plantado enquanto o adversário passe direto por você.

Os passes não fluem como deveriam, por muitas vezes o seu jogador será incapaz de passar e se mover ao mesmo tempo como um jogo de futebol precisa. Muitas vezes tentei um passe para uma área da quadra, afim de buscá-la na frente, mas ela simplesmente foi parar nos pés do meu oponente. Os passes altos geralmente têm mais sucesso, mas mesmo assim o posicionamento de seus companheiros de equipe nem sempre é o ideal. O chute é a última técnica que você precisa dominar, mas que nem sempre é decisiva como deveria ser. Os jogadores são desajeitados e o movimento não é tão preciso como deveria ser, você vai cansar de levar gols bobos que poderiam ser evitados se os controles fossem um pouco melhores.

Sendo um jogador de futebol de rua habilidoso, você tem a capacidade de usar diferentes habilidades para confundir o adversário e, embora isso possa ser a chave para se afastar de um defensor, também pode colocá-lo diretamente em seu caminho. Pressionar o mesmo botão enquanto tenta tirar a bola deles também pode levar a erros de posse, porque se você não estiver voltado na direção exata do jogador de quem está tentando roubar a bola, é provável que eles encontrem um caminho livre por você. Outros jogos de futebol como FIFA podem não ser unanimidade, mas se tem algo que eles nos ensinaram é que o controle da bola e o fluxo do jogo são ingredientes vitais para um futebol perfeito. Cada jogador de futebol (verdadeiras estrelas de rua, como Liv Cooke) tem um movimento especial, mas raramente tenho que usá-los porque leva um tempo para construir seu medidor especial.

Obviamente, Street Power Football não se trata apenas de roupas bonitas e skins. Existem outros modos que adicionam conteúdo divertido sem as frustrações do modo Street Power. O modo Panna, por exemplo, é uma batalha onde dois jogadores disputam em uma partida um contra contra um dentro de uma arena (pense no futebol MMA). Existem dois conjuntos de traves e, para cada gol que você marca, você ganha um ponto. Um dos movimentos mais embaraçosos que você pode realizar é com certeza o panna e, se conseguir fazer isso, receberá dois pontos. Assim que você tiver a chance de fazer isso, uma série de qtas (quick time action) vão aparecer, e se você acertar cada um, e seu oponente não, você receberá o panna. Você pode ser também uma vítima do panna e, ao ser bem-sucedido nos qtas poderá se defenderá da humilhação final. É provavelmente o modo mais divertido de Street Power Football, infelizmente os mesmos problemas de jogabilidade se apresentam também neste modo.

O modo Freestyle permite que você exiba seus movimentos enquanto ouve uma música. Essas músicas representam a dificuldade e, se você quiser, pode escolher qualquer coisa, de fácil a difícil. Funciona como jogos de ritmo familiares, como Guitar Hero, mas em vez de apenas pressionar um único botão, você pode pressionar combinações para obter uma pontuação mais alta. É difícil pegar o jeito, mas quando você está em um ritmo confortável, é bastante satisfatório acumular uma boa pontuação.

No modo Trickshot, você terá que destruir diversos objetos das paredes, usar o ambiente a seu favor para pousar a bola em baldes ou misturadores de cimento e encontrar maneiras de usar um número limitado de chutes para avançar pelos estágios. Quanto menos chutes você utilizar, maior será a sua pontuação. Antes de cada tentativa, você pode alterar o ângulo e a força dos chutes, bem como curvar a bola para acertar o alvo. Usar os dois botões de gatilho permite que você olhe ao redor do campo, mas às vezes a câmera fica logo atrás do seu jogador e bloqueia sua visão.

Porém a maior ausência em Street Power Football é a falta de torneio para um jogador, campanha solo. Nenhum dos modos oferece uma competição e, embora existam desafios diários para ganhar moeda no jogo (que você usa para personalizar seu jogador com roupas e tatuagens), não há nada mais do que partidas únicas ou tentativas únicas em Trickshot ou Freestyle. Você pode jogar todos os modos online, mas além do direito de se gabar, não há motivação real para continuar jogando. Infelizmente, não consegui jogar online para experimentar os modos, visto que há pouquíssimas pessoas jogando no momento. Se os controles fossem um pouco melhores, quem sabe eu perseverasse um pouco mais em tentar gostar do jogo, mas ele simplesmente não emplaca e muito menos agrada.

Esta análise só foi possível graças a Maximum Games que gentilmente nos disponibilizou uma cópia para avaliação do jogo, fica aqui o nosso agradecimento e confiança.

Análise – Street Power Football
Conclusão
Street Power Football tem uma boa variedade de modos de jogo e quadras porém sem torneios oficiais e uma jogabilidade muito ruim. Os desafios oferecem a você a chance de ganhar novas roupas, tatuagens, mas, além disso, é uma experiência bastante superficial. Embora não encontrar ninguém online para jogar, o modo Eliminação contra outras pessoas deve ser divertido. Esses jogos acontecem na metade da quadra, onde você é eliminado se o adversário marcar. Temos que reconhecer o esforço da produtora em fazer algo próximo do FIFA Street, mas ele passa longe. Fica difícil recomendar o jogo para amantes deste estilo ou qualquer outra pessoa.
Gráficos
5
Som
6
Jogabilidade
3
Diversão
6
Prós
Panna e Trickshot são bastante divertidos
Contras
Movimentação desajeitada
Comandos simples como tocar e chutar são estranhos
A câmera do Trickshot pode bloquear sua visão
Falta de torneios para um jogador
5
SEM GRAÇA
Compra aqui e ajude o Xboxmania

Leia Mais
Free Play Days: Confira os jogos grátis por tempo limitado para Xbox