Análise – Out of Space: Couch Edition

Lançamento
25/11/2020
Desenvolvido por
Behold Studios
Publicado por
Plug In Digital

Limpar a casa é algo cansativo, mas muito necessário em nossas vidas. Há quem curta, há quem odeie, eu me enquadro no primeiro grupo. É justamente nessa hora que coloco um podcast para ouvir e esqueço do mundo.

Conheço pessoas que adoram fazer faxina ao som de uma boa música, eu também curto, mas a minha preferência sempre foram os podcasts. Se você pensa igual, indico fortemente o podcast do Game Mania, vou deixar o link aqui.

Enquanto o Out of Space: Couch Edition carregava em meu Xbox One S, eu olhava para a minha mesa a procura de algum sinal de poeira, visto que acabara de limpá-la (tenho um problema sério com minha mesa de trabalho). O game carregou e iniciei a minha jornada em uma nave espacial que necessitava de muitos cuidados, dentre eles, uma bela faxina. Eu compartilharei nas próximas linhas a minha experiência em uma das naves mais bagunçadas e sujas da galáxia.

Sobre o estúdio

O título foi lançado no dia 25 de novembro para as principais plataformas. Mas há uma diferença significativa entre as versões de console e PC. No primeiro caso não há multiplayer on-line, apenas o famoso modo cooperativo de sofá, por isso essa versão foi intitulada de Coach Edition. Já no PC, temos a possibilidade de jogar com os amigos on-line.

A desenvolvedora responsável pelo jogo é a brasileira Behold Studios. Um estúdio fundado em Brasília, no Distrito Federal, que vem produzindo jogos desde 2009. Lembrando que a Behold é a responsável pelos incríveis: Chroma Squad e Knights of Pen & Paper.

O início da faxina

Não há uma epopeia conduzindo o jogo, pelo contrário, a premissa é bem simples: você está de mudança para uma nave espacial e a sua missão é torná-la habitável. Como? Limpando, arrumando e acabando com a infestação alienígena.

Assim que iniciamos o game temos duas opções: passar pelo tutorial ou iniciar uma nova partida. Eu recomendo fortemente que passe pelo tutorial,  porque senão passará por sérios apuros durante o gameplay. Isso é sério? Muito sério, não pense que por ser um jogo fofinho de limpeza espacial, que ele pegará na sua mão e o conduzirá a uma vitória. Depois de 10 minutos de jogo você perceberá o quão complexo e difícil ele é.

No tutorial aprendemos as mecânicas mais básicas do jogo:

  • Uso da vassoura;
  • Uso do balde;
  • Como instalar um equipamento;
  • Como limpar o chão e as portas;
  • Como abrir as portas manualmente;
  • Como instalar os núcleos de energia;
  • O uso do triturador;

Além dessas mecânicas, o sistema nos mostra o quão limitada é a nossa visão com relação aos demais cômodos. Para enxergarmos o que há do outro lado temos que abrir a porta e entrar. Uma vez limpo e energizado, mesmo não estando no local será possível enxergar o que rola nele.

Essa dinâmica é bem interessante, porque quando abrimos uma determinada porta pela primeira vez, nos deparamos com o caos no lugar, sujo e infestado por alienígenas. Como não conseguimos enxergar o que há lá dentro, as vezes o alien está próximo a porta e assim que abrimos ela, ele tenta escapar para o cômodo que estamos. Nem vou descrever o quão desesperador é isso.

Dicas importantes do jogo

Nesse ponto cabe uma pequena reclamação com relação a abertura das portas. Eu entendo que se eu tivesse carregando a vassoura, eu teria plena capacidade de abrir uma porta com uma das mão, coisa que fazemos costumeiramente na vida real. Infelizmente no jogo, quando executamos o comando para abrir a porta, o personagem deixa a vassoura ou qualquer outro item cair no chão. Dando a entender que ele não consegue fazer isso com uma das mãos ocupadas. Eu não curti essa parte, porque há momentos que exigem reflexo e velocidade. Fica aqui a minha pequena ponderação.

O caos está a um cômodo de distância

Depois de terminar o tutorial, iniciaremos de fato a nossa jornada espacial. O primeiro passo é escolher o personagem, que se resume basicamente em escolher a cabeça dele. Há cinco opções, dentre elas, eu escolhi o cachorro. Em seguida selecionaremos o tamanho da nossa nova casa, no caso há somente a opção Small. Outros tamanhos serão liberados na medida que avançamos no jogo. É importante frisar que a cada nova jogatina a posição da nave e dos cômodos mudará, tornando-o o fator replay, em teoria, menos repetitivo.

Você perceberá o quão importante é o tutorial quando chega na nave pela primeira vez. De cara já tem uma série de atividades que devem ser executadas e nesse ponto do game não há ajuda. Eu comecei por instalar a bateria, em seguida o triturador e por fim a horta.

Em seguida peguei o balde, enchi de água e iniciei a limpeza das portas. Não demorou muito e a primeira abóbora cresceu na horta. Deixei ela lá, até que o meu personagem sentisse fome. Na verdade, a primeira coisa que ele sentiu foi sono e aqui deixou uma outra ponderação.

Quando o seu personagem fica esgotado ele simplesmente dorme onde estiver. Para evitarmos isso é necessário descansar em uma cama ou sofá. Mas infelizmente não há nenhum tipo de indicador visível sobre esse status. Ele só aparece quando já está no final, e muita das vezes, não dá tempo de descansar. Igualmente o da fome, que aparece de surpresa também, mas que há mais tempo hábil para resolver. Seria interessante que esses dois indicadores ficassem expostos no HUD.

Não demorou para eu me deparar com os primeiros aliens: criaturas pequenas, nojentas e que teimam em querer sujar o lugar. Para acabar com eles você deve usar a vassoura, varrendo-os literalmente. Com isso eles ficarão tontos, nessa hora devemos pegá-los e colocá-los no reciclador. Parece simples não? Nada disso, chega uma hora que a brincadeira começa a ficar mais séria, pois onde há sujeira (portas ou chão), lá poderão nascer novas criaturas. Até que eles realmente nasçam, você poderá usar o balde para destruir os ovos.

No canto inferior direito temos o saldo da nossa conta. Para ganhar mais dinheiro basta triturar os lixos ou aliens no reciclador. Para completar as nossas tarefas, será necessário a aquisição de novos itens, que pode ser feito através do botão Y. Assim que pressionamos ele, surge na parte inferior da tela o menu da loja. Existem muitos itens interessantes e importantes. Um deles é a TV, porque é através dela que teremos a oportunidade de ver as promoções em vigor, permitindo que poupemos grana na hora de comprar um novo item na loja.

Valeu a pena morar no espaço?

Depois de algumas derrotas eu consegui derrotar os aliens e a sujeira. Isso depois de uma partida impecável comprando os itens certos, instalando-os em lugares estratégicos, permitindo que eu combatesse as ameaças de uma forma rápida e eficiente.

Os gráficos são simples e muito bem feitos. As músicas e os sons são adequados a proposta do jogo, nãoa trazendo nada de inovador ou inesquecível. Os controles respondem muito bem aos comandos e não tive dificuldade em controlar o meu personagem durante o gameplay. Uma vez que você entende a dinâmica do jogo, tudo flui de uma forma natural, claro que com a pressão de ter que cuidar de uma série de coisas, dentre elas o seu status de fome e sono.

Com relação a construção do cenário ele é feito de forma automática, tornando o ambiente diferente a cada jogatina. Isso em teoria torna o fator replay maior, mas ao longo do tempo, jogando sozinho, você percebe que não ajuda. Pois a repetição no modo single player acontece depois de algumas partidas.

Eu joguei sozinho o game e na minha opinião ele é bem difícil. Acredito que jogando com outras pessoas ele se torne menos frustrante e mais divertido. Ao meu ver esse é o ponto mais negativo do game: não há multiplay on-line somente local (versão consoles). Levando em consideração que a maioria das pessoas possuem apenas um controle, isso acaba pesando na hora de comprar o game. Eu gostaria muito que a desenvolvedora mudasse essa parte, mas sinceramente não sei se isso é possível.

Pelo fato de jogá-lo sozinho, senti que o game se torna repetitivo em um curto espaço de tempo. Imagino que a grande graça mesmo esteja em jogar com os amigos. Deve ser muito engraçado todo mundo tentando fazer alguma coisa para evitar a infestação alienígena.

Esta análise só foi possível graças a Plug in Digital e a Behold Studios, que gentilmente nos disponibilizaram uma cópia para avaliação do jogo, fica aqui o nosso agradecimento pela confiança. O jogo já está disponível para Xbox One e Xbox Series X|S e pode ser adquirido por meio do nosso link afiliado no final desta análise.

Análise – Out of Space: Couch Edition
Conclusão
Out of Space: Couch Edition é um bom jogo, mas a versão para consoles sofre com a ausência do modo cooperativo on-line. Por conta disso, acredito que essa versão terá dificuldade em conquistar fãs nos consoles.
Gráficos
8
Jogabilidade
4
Som
6
Diversão
4
Prós
O design das fases é bem feito
A interface é limpa e bem organizada, inclusive a loja do jogo
Contras
Um pouco repetitivo
Ausência de um modo cooperativo on-line
Impossibilidade de abrir as portas com apenas uma mão
O nível de dificuldade pode ser frustrante para jogadores novatos
Ausência de indicadores permanentes de cansaço e fome
5
Sem graça
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