Análise – Othercide

DESENVOLVEDOR
Lightbulb Crew
PUBLICADORA
Focus Home Interactive
Disponível

Aceite o desafio e lidere as filhas contra o mal que assola a humanidade, mas tenha em mente que o fracasso andará sempre ao seu lado. Aceite a morte, nem tudo está perdido….

Em Othercide você assume o papel da mãe vermelha e deve liderar seu exército de filhas, que tentarão salvar a humanidade, lutando contra seres horrendos e diabólicos conhecidos como os outros.  Neste RPG tático com batalhas por turno que vai fazer o seu cérebro fritar  já que qualquer vacilo pode decretar seu fracasso.

Você é a última esperança da humanidade

Direção de Arte Impecável

A direção de arte do jogo é excelente, sua arte monocromática dá uma ambientação escura e tenebrosa, graficamente é muito bonito com personagens bem detalhados e detalhes como a chuva são muito bem feitos. A dublagem e trilha sonora também são excelentes ajudando a dar uma atmosfera ainda mais pesada, se possível utilize fones de ouvido para escutar as músicas. O jogo tem legendas e menus em português o que ajudam muito, deixando o jogo mais acessível. Elemento ainda mais necessário em games com mecânicas complexas e histórias densas.

Falando em trilha sonora, neste jogo está magnífica e se encaixa perfeitamente com a temática, logo na tela inicial do jogo você já escuta uma belíssima música que te ajuda a entrar em sintonia com o jogo, uma mistura épica de melodias sombrias e melancólicas que serve de pano de fundo para a guerra contra o sofrimento.

História em doses homeopáticas

A história se passa entre os anos de 1897 até 1929 em um mundo com uma realidade completamente diferente do que conhecemos, é tudo escuro, muito escuro.  Ela é contada através de códices que é preenchido conforme você avança no jogo e enfrenta novos inimigos, estes podem liberar pedaços de memórias da mãe vermelha que vão contando a história do jogo, assim vai sendo inserida em pequenas doses que sempre instigam a querer mais.

É interessante ficar lendo o códice de personagens, pois tem informações cruciais que vão te ajudar a enfrentar os inimigos, pois ele dá informações de movimentação e priorização para ataque do adversário.

Meu corpo se foi, mas meu espírito o segue. Juntos, podemos parar o Escolhido do Sofrimento. Corte o vínculo que nos une. Ofereço-lhe minhas lembranças: forme nossas filhas e envie-as para impedir o Sofrimento antes que seja tarde demais – Mãe Vermelha

Lembranças da Mãe Vermelha

As lembranças da mãe vermelha são divididas em 7 dias, a cada dia você pode utilizar para “Atacar Sinapses” (batalhas/missões), que lhe permitirá ter acesso a novas memórias conforme completa as missões. Cada ataque as sinapses lhe dará recompensas em caso de vitória, porém algumas delas ficarão retidas e irão acumulando conforme você progride e só serão entregues ao final da lembrança. Como cada filha só pode participar de uma batalha por dia elas terão que descansar, com isso avançando 1 dia na linha do tempo. No 4º dia o chefe é revelado, a partir deste dia você pode enfrentá-lo a qualquer momento, porém no 7º dia a batalha contra ele é obrigatória.

Batalhas com chefes encerram a lembrança, se vencer você avança para a próxima lembrança com novo chefe, caso você perca a lembrança também é finalizada, você avança para a próxima porém no 7º dia você enfrentará o mesmo chefe. Você também tem a opção de encerrar a lembrança a qualquer momento, encerrando-a tem o mesmo peso de derrota para o chefe, você volta para o dia 1 e enfrentará o mesmo. Independente da derrota ou da escolha em finalizá-la, você receberá as recompensas acumuladas até aquele momento.

Os ataques as sinapses são divididos em quatro tipos

  • Sobrevivência: Você deve sobreviver um certo número de turnos até que um ponto de saída apareça no mapa.
  • Resgate: Neste as filhas terão que proteger uma alma e levá-la até um ponto de saída.
  • Caçada: Só acaba quando todos os inimigos forem eliminados.
  • Ritual: Tem um inimigo específico para ser eliminado, porém fica estático no mapa e você tem um tempo máximo, ele tem muita vida, mas haverão outros inimigos para te atrapalhar, deixando a experiência mais emocionante e desafiadora.
No quarto dia o inimigo se revela, no sétimo a batalha é inevitável

Apenas três classes, mas diversas possibilidades de estratégias

Para enfrentar o mal você liderará um exército de filhas que são geradas de maneira procedural, você pode apenas escolher o nome delas, elas são divididas em três classes:

  • Espadachim, uma lutadora ágil e poderosa, causa muito dano em seus ataques, apesar da sua rapidez e letalidade é a mais frágil das irmãs.
  • Pistoleira que ataca a distância, e tem habilidades que ajudam as irmãs em batalha.
  • Escudeira, como o nome já diz, carrega um grande escudo, onde o utiliza para controlar os inimigos, como atacar e empurrar o inimigo 5 casas para trás, também é a classe que mais tem atributos defensivos.

Confesso que a classe que mais gostei foi da espadachim, pois causa muito dano por ataque, mas ir para uma missão só com espadachins não foi uma ideia muito boa, já que elas possuem menos vida e sempre tem que se expor em um ataque já que é uma unidade corpo a corpo. Dando chance a todas as classes e evoluindo-as conforme progride no jogo você perceberá que cada uma tem sua importância e estilo de jogo.

As filhas começam com duas habilidades cada e  conforme você vence as missões elas vão subindo de níveis, no segundo nível é liberado uma terceira habilidade, você deve escolher entre duas possíveis, depois só libera novas habilidades nos leveis 5, 10 e 15. Como é dado a opção de escolha das habilidades você pode ter diversas abordagens estratégicas no jogo, basta a você descobrir qual seu estilo de jogo para cada personagem e se divertir fazendo combos para massacrar os inimigos.

Apenas três classes, mas diversas possibilidades de estratégias

Assim como no Xadrez, qualquer movimento errado em batalha pode lhe custar o jogo, ou a vida

Em batalha toda atenção é pouca, diversos detalhes podem fazer você sair vitorioso ou derrotado. Durante os confrontos, temos a mecânica mais importante do jogo, a linha do tempo, que coloca os combatentes por ordem de acordo com o atributo iniciativa. Essa linha vai do 0 até 100, onde 0 indica a vez de quem vai realizar os movimentos, ao final do turno de cada filha ou inimigo essa linha andará de uma em uma posição até chegar o movimento do próximo personagem. Infelizmente em minhas primeiras batalhas não prestei muita atenção nela e eu aprendi a valoriza-la na derrota, é de extrema importância você usar e abusar dela, pois você pode planejar todo e qualquer ataque utilizando-a.

Importantíssimo entender e prestar atenção na linha do tempo, negligenciá-la é um erro fatal.

Cada personagem tem 100 pontos de ação no total para utilizar em sua vez, você pode andar pelo mapa ou realizar uma ação de ataque. Andar para frente custa 7 pontos de ação por cada casa passada, já andar na diagonal custa 10 pontos de ação. Nem todos movimentos são retilíneos, então para movimentar um personagem você pode gastar 30 pontos para andar 3 casas em diagonal e mais 14 para andar duas casas para frente, assim totalizando 44 pontos de ação utilizadas na movimentação. As habilidades tem custo de pontos de ação, as habilidades iniciais variam entre 25 e 30 pontos de ação.

Desses 10 pontos você pode usar 50 pontos de ação no turno sem ter penalidade, quando acabar seu turno você será colocado na linha do tempo na posição 50 e isso lhe trará vantagens pois algumas vezes poderá jogar duas vezes com esse personagem antes do adversário. Se você utilizar 51 pontos de ação você terá uma “explosão”, que permite você utilizar o resto dos pontos até chegar a 0, porém a partir do momento que ocorrer a explosão, você será reposicionado na posição 100 na linha do tempo, então pense bem antes de gastar todos os pontos de ação.

Algumas ações podem ser realizadas com pontos de vida, como ações de interrupção, que interrompem um ataque adversário, assim quando você usar a habilidade gastando seus pontos de vida, se até a próximo turno da filha alguma outra for atacada a ação de interrupção entra em em jogo, como a habilidade Projétil Interceptador, que custa 10% da vida mas interrompe um ataque corpo a corpo contra um aliado.

Assim como no Xadrez, pense bem ao movimentar suas peças

O sacrifício pelo bem de todos

Em diversos jogos temos morte permanentes, essas que nos fazem pensar duas vezes antes de aceitar uma missão ou encarar aquele monstro colossal, pois podemos perder nosso personagem favorito, em Othercide a morte das filhas é incentivada por mecânicas de sacrifício.

Ao tomar dano em batalha ou utilizar pontos de vida para ativar ações de interrupção, a vida perdida não se recupera automaticamente, e você não tem poções para recuperar vida. Você deve sacrificar outra filha de nível igual ao superior a que você quer curar para que ela se cure totalmente, a filha sacrificada deixa um atributo para a filha curada, como mais vida ou dano. Podemos ressuscitar algumas filhas com Tokens, mas esses não são nem um pouco fáceis de conseguir, como em lutas contra chefes e nas missões de rituais.

Esta mecânica é tão simples mas extremamente impactante, quando ela me foi apresentada eu fiquei pensando, “poxa mas gosto das minhas personagens”, não queria ter que sacrificar, infelizmente não tive opção que não fosse aceitar, tentei escolher pelos atributos assim pensando em qual classe seria menos impactante cair alguns níveis. Essas pequenas decisões nos fazem sair da zona de conforto e isso no início pode ser bem desagradável.

Lembre-se da coragem delas

O Jogo é Difícil?

O jogo é muito desafiador e punitivo, isso pode afastar alguns jogadores. Qualquer momento de desatenção pode custar muito caro, em muitas vezes que morri em batalha foi por desatenção a linha do tempo, aos pontos de ação fazendo ocorrer um explosão e nem ter percebido, isso em alguns momentos pode ser um pouco frustrante já que você passa horas se preparando para as batalhas com o chefe e você vê tudo ruir por um simples deslize. O jogo não terá pena de você e também não passará a vez para que você recupere um erro, se tiver como atacar ele vai atacar e isso vai doer bastante pois tem inimigos com dano bem alto. Mas quando você consegue completar a missão ou vencer um chefe, você sente a sensação de dever cumprido e isto é muito recompensador. Para aqueles que são persistentes e gostam de desafio valerá a pena.

Nem tudo são flores:

Minha experiência foi no Xbox One X e tive uma experiência ruim com os menus, onde as transições são lentas. Será necessário fazer uma atualização para realizar esses ajustes na interface do usuário pois é um ponto bastante crítico, afinal uma boa parte do jogo você passará nos menus, lendo códices, evoluindo as filhas, selecionando as missões por exemplo.

As missões são legais até o ponto em que ficam repetitivas já que você fará as mesmas coisas a todo momento variando entre Caçadas, Sobrevivência, Rituais e batalhas contra chefes, o que mudará são os inimigos que você terá que se adaptar e o cenário a cada lembrança. Essa repetição pode lhe desanimar bastante já que o jogo tem um certo desafio e as chances de morrer para os chefes farão você enfrentar sempre os mesmos inimigos que você já enfrentou anteriormente.

Vale a pena?

Infelizmente tem falhas, repetições de missões podem desanimar o jogador e a interface lenta pode deixar a jogatina um pouco estressante, mas Othercide ainda é um excelente jogo com mecânicas bastante profundas que farão você pensar muito sobre quais ações tomar. Uma das coisas que me fez não desistir foram os pequenos detalhes, direção de arte, a dublagem, trilha sonora e a história, me fizeram sempre tentar novamente mesmo sabendo que seria repetitivo.

Se você é fã de do gênero você vai querer jogar esse jogo.

Esta análise só foi possível graças a ajuda da Focus Home Interactive que gentilmente nos disponibilizaram uma cópia de avaliação do jogo, fica aqui o nosso agradecimento e confiança.

Análise – Othercide
Othercide tem problemas técnicos mas não perde o brilho sendo um ótimo RTS
Infelizmente tem falhas, repetições de missões podem desanimar o jogador e a interface lenta pode deixar a jogatina um pouco estressante, mas Othercide ainda é um excelente RTS com mecânicas bastante profundas que farão você pensar muito sobre quais ações tomar. Uma das coisas que me fez não desistir foram os pequenos detalhes, direção de arte, a dublagem, trilha sonora e a história, me fizeram sempre tentar novamente mesmo sabendo que seria repetitivo. Se você é fã de RTS você vai querer jogar esse jogo.
Gráficos
8.5
Som
9
Jogabilidade
8.5
Diversão
8
Prós
Legendas e menus em português brasileiro
Direção de arte magnífica
Trilha sonora e sons excelentes
História Interessante
Contras
Pode ser difícil e complexo para jogadores novatos
Missões repetitivas
Interface de Usuário lenta
8.5

Editor Chefe
Se inscrever
Notificar de
guest

0 Comentários
Feedbacks embutidos
Exibir todos os comentários