Analise – Neighbours Back From Hell

Lançamento
08/10/2020
Desenvolvido por
MIG
Publicado por
Handy Games

Uma das coisas que mais marcaram uma pessoa que nasceu nos anos 80/90 são os desenhos animados de humor bonachão e gags visuais. Muitos deles, como papa-léguas, animaniacs, Tom & Jerry e Pica-Pau (especialmente aquele de 1940), eram principalmente marcados pelas mais diversas artimanhas para aprontar traquinagens em nem-sempre-vilões rabugentos que, por diversos motivos, despertavam o antagonismo dos personagens principais.  

É em cima dessa premissa que se fundamenta Neighbours Back from Hell, compilação de uma franquia de games dos anos 2000, Neighbours from Hell, que volta aos consoles com gráficos remasterizados e atualização das taxas de quadros por segundo, o famoso “FPS”. 

O game reúne os dois jogos originais: Neighbors Back from hell e Neighbours from hell 2 – On Vacation, entregando 25 fases, fora o tutorial, com dezenas de piadas ao decorrer do enredo em uma temática de reality show. 

Herói ou Vilão?

Então, começando pelo princípio, que coincidentemente é a parte mais simples, vamos falar do enredo:

No jogo, controlamos Woody, um rapaz que tem seu sossego atormentado pelo Sr. Rottweiler, seu vizinho. Como vingança, ele chama uma equipe de TV do programa homônimo, Neighbours from Hell, que grava suas diversas pegadinhas vingativas. Isso tudo é mostrado em um vídeo introdutório, de mais ou menos 2 minutos, que têm como intuito, além de explicar o contexto, tentar fazer com que o jogador não se sinta o vilão do game.

Devo falar, que durante a primeira parte do jogo, que seria referente ao primeiro título, é quase impossível não se sentir mal por ser o personagem principal. Apesar de haver um contexto, todas as pegadinhas se mostram uma vingança desproporcional contra o antagonista. Para aqueles que acreditam em astrologia, Woody certamente seria tachado como regido pelo signo de escorpião.

A segunda metade, além de ser mais interessante, mostra uma faceta mais irritante de nosso vizinho, o que ajuda, além de ter a consciência menos pesada, a ficar satisfeito por todas as traquinagens.

Woody começa a sua empreitada para infernizar o vizinho

Áudios, Gráficos e Gameplay

Em questão de gráficos e som, Neighbours Back from Hell é um título que pouco impressiona. Não há nada que incomode, ao mesmo tempo que não há nada que seja digno de elogio. Diferentemente, o gameplay chama atenção. Porém, de uma forma negativa. 

Primeiramente, é necessário explicar como funciona o jogo. O título é um jogo de estratégia em tempo real com visão em sidescroll. Cada fase é dividida em vários ambientes, o jogador deve navegar por eles em busca de material para as pegadinhas, tomando o cuidado de não ser pego pelo Sr. Rottweiler, enquanto vai preparando as mais diversas armadilhas.

Os incômodos começam na transição de ambientes, principalmente quando essa transição é vertical. Por exemplo, para subir ou descer um andar da casa onde começa o game, você só precisa se aproximar da porta, o que acarreta em diversas mudanças de ambientes em momentos indesejados. Tal fato é ainda mais incômodo ao se notar que há diversos botões que não são usados no controle. Um botão de ação, pouparia dezenas de momentos frustrantes.

Tal qual alguns botões, sem propósito também existe um medidor de raiva do vizinho, toda vez que ele cai em uma pegadinha o medidor sobe. Porém, o mesmo medidor começa a decair lentamente logo após subir, de tal forma que você é estimulado a tentar fazer o Sr. Rottweiler cair em várias traquinagens em série para atingir 100% de raiva, o que dá certo trabalho, e sabe o que se ganha por isso? Isso mesmo, nada. Nem a reação dos personagens muda. Uma animação diferenciada, ou mudança de comportamento já daria uma sensação de recompensa, que não existe.

O jogo começa a ficar um pouco mais interessante e desafiador na segunda metade, que se refere ao jogo Neighbour from hell 2: On Vacation, liberado após umas 2 horas de jogatina. A partir desse ponto, há a inserção de outros personagens, incluindo a mãe do antagonista, Sra. Rottweiler. Que acrescenta dificuldade ao jogo, uma vez que ela também não gosta de Woody e é um personagem a mais para ser evitado.

O Acréscimo da Sra. Rottweiler acrescenta dificuldade ao jogo, mas não o torna mais divertido.

Humor pastelão que não chama a atenção.

Apesar da premissa, que poderia ser muito melhor aproveitada, Neighbours Back from Hell, é um jogo entediante. Apesar das dezenas de piadas que compõe o game, eu só consegui rir duas vezes.

Na minha opinião, o principal pecado do game é não saber ser engraçado em um jogo que notoriamente é voltado para o humor. As animações e as variadas situações seriam muito melhor aproveitadas por uma criança. Contudo, tanto a complexidade para algumas traquinagens quanto algumas piadas um pouco mais pesadas tornam o título uma escolha ruim para pessoas com menos de 12 anos de idade.

Uma Piada não tão engraçada

Neighbours back from hell tem uma ideia legal porém mal executada. Cada fase consegue ser minimamente interessante para distrair, e só. Seria um jogo razoável para jogar no celular enquanto precisa se distrair por alguns minutos. Porém, em consoles, onde há grande variedade de títulos, é um jogo tão bom quanto a média de suas piadas. Ou seja, sem graça.

Esta análise só foi possível graças a Handy games, que gentilmente nos disponibilizou uma cópia para avaliação do jogo, fica aqui o nosso agradecimento pela confiança.

Analise – Neighbours Back From Hell
Conclusão
Como é uma coletânea, Neighbours back from hell, não trás nada de novo a franquia, a não ser melhorias cosméticas. O que significa que as piadas não ficaram mais engraçadas do que eram no lançamento.
Gráficos
5.6
Som
5
Jogabilidade
4.5
Diversão
5
Prós
Temática fortemente inspirada em desenhos animados dos anos 90
Contras
Não consegue criar a sensação de recompensa
As piadas são quase sempre sem graça
5
Sem graça
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