Análise – Martha is Dead

Lançamento
24/02/2022
Desenvolvido por
LKA
Publicado por
Wired Productions

Você pode ter ouvido falar em Martha is Dead, devido a polêmica da censura que ele sofreu no Playstation, mas saiba que esse jogo merece sua atenção muito mais do que pela polêmica criada em cima de algo desnecessário. Martha is Dead é um thriller psicológico desenvolvido pela LKA e distribuído pela Wired Productions. Esse game mistura o terror psicológico com temas pesados e sensíveis de uma maneira única, te deixa com muitas perguntas e traz revelações e reviravoltas ao longo das 6 horas que você vai ficar andando por uma pequena fazenda na Toscana durante o início do fim da 2° guerra mundial em 1944.

A Martha está morta e agora?

A história de Martha is Dead começa contando um pouco sobre a vida de Giulia, filha do general Alemão Erich K. que faz parte do partido Nazista e vive na Itália. A irmã gêmea Martha que é muda e a mãe Irene completam a família.

Martha passa uma boa parte da infância morando com a Babá, numa casa de campo, onde ela sempre gosta de ouvir a história sobre a Dama de Branco, um espírito que mata as jovens após ser morta por seu namorado ciumento.
Logo depois somos trazidos ao ano de 1944, onde Giulia esta arrumando suas câmeras fotográficas com temporizador, quando de repente nota algo no lago que parece um corpo, ela corre até lá pra socorrer, quando percebe que é sua irmã Martha, já falecida. No calor do momento, Giulia tira a corrente de Martha, única coisa que as diferencia, coloca em seu pescoção ao ouvir sua mãe e pai chegando, com essa decisão ela passa a viver a vida de Martha. Logo se percebe que um dos motivos por essa escolha se dá pela preferência que a mãe tem pela irmã Martha.

Martha em seu velório
Como diz o nome do jogo, Martha está morta

Logo Giulia, que agora finge ser Martha, começa a lidar com as dificuldades de se passar por muda e as consequências de sua farsa, com seu pai vivendo um luto profundo; durante um dos momentos mais tensos da guerra e sua mãe querendo lhe proteger depois do ocorrido. Mas Giulia fez isso com um objetivo, tentar desvendar o mistério da morte de Martha, para os jornais e a polícia, a morta dela se deu por questões políticas, mas Giulia sabe que não foi isso e quer investigar para provar. Logo nesse começo Giulia começa a ter sonhos, ou melhor, pesadelos muito estranhos, como  um em que ela tira o rosto da irmã morta e o usa como máscara, simbolizando o fato dela estar vivendo a vida pelas perspectiva dela. Mas logo as coisas começam a escalar e nem tudo parece mais o que parecia ser, a sanidade e as intenções de todos começam a parecer duvidosas.

A bela casa de campo no interior da Toscana

Você vai revelar muitas fotos no quarto escuro para ajudar a elucidar esse caso, além de interagir com vários outros personagens em vários momentos, desde o seu suposto namorado Lapo, além de médicos, policias, membros da resistência, padre e quem mais você conseguir encontrar ou telefonar.

o Nazismo estava perto do seu fim em 1944

Um Walking Simulator de primeira qualidade

A jogatina de Martha is Dead se desenvolve de forma fácil e intuitiva, onde você precisa caminhar e coletar itens que vão lhe ajudar a resolver puzzles ou dar sequência em seus objetivos.

Sua amiga número 1 será sua câmera fotográfica, que você poderá encontrar vários acessórios como; filmes, lentes, tripé e outros. Para fazer as fotos você precisa ajustar o ângulo, enquadramento, exposição e foco das fotos. Para revelar as fotos também é preciso fazer os ajustes na sala escura para conseguir a fotografia perfeita.

A velocidade com que a personagem se locomove é lenta, mas o botão de correr realmente acelera essa movimentação, ajudando muito na exploração. Única parte que não gostei do gameplay é durante o teatro de bonecos, parecendo não ser feito pensando em controles, além do minigame com o telégrafo que é bem chato.

Os cenários reforçam o clima do jogo

Durante os sonhos de Giulia, você estará numa correria dentro da floresta em que os caminhos que você escolhe são baseados em palavras pra formar uma frase, além de partes dentro da água, a jogabilidade não escorrega em nenhum desses momentos, com menus de fácil acesso e atalhos para a câmera que é o que você mais usa.

Gráficos de altíssimo nível e sons que aumentam ainda mais o clima de terror

Em matéria de gráficos Martha is Dead é um show aparte, os cenários parecem reais, com uma reprodução muito bem feita da época em que se passa, com detalhes e capricho em tudo. Você percebe algumas quedas de frame rate durante o jogo, mas nada que atrapalhe sua jogabilidade. Encontrei uma ou outra falha como não carregar os objetos de um cômodo, ou faltarem as texturas, mas foram raros.

O teatro de bonecos é realmente assustado nesse jogo

A parte sonora é outro grande destaque, desde a dublagem original em italiano para os personagens e em alemão para os soldados, até as músicas da época que tocam na rádio, além dos sons nas florestas, eu jogando de fone de ouvido, teve um momento que tentei espantar um mosquito por conta do som do jogo. Além de que nos momentos fantasmagóricos o som deixar o clima muito mais assustador.

A guerra chegou até a Toscana

Uma trama assustadora e complexa que merece ser jogada.

Muita gente pode se decepcionar com o jogo baseado no hype que se criou com a notícia da censura que o jogo sofreu no PlayStation, muita gente pode chegar aqui esperando um Outlast ou um Resident Evil, quando na verdade Martha is Dead é um Walking Simulator de terror psicológico.

Mas estando ciente do que o jogo se trata, quem o experimentar vai passar por uma das melhoras experiências que se pode ter nesse estilo de jogo. Com temas pesados como morte, automutilação, loucura e outras coisas, Martha is Dead deixa quem o termina boquiaberto e se questionando, conversei com meus colegas que também pegaram o game para analise e todos tínhamos as mesmas dúvidas quanto ao final, não que isso seja algo ruim, pelo contrário, isso mostra como o jogo nos deixa questionando sobre o que é real e o que não é dentro do que você experimenta da história, como aqueles filmes que depois do final você tem sua mente explodida e fica se perguntando sobre tudo que passou durante a história.

Esta análise só foi possível graças a LKA e a Wired Productions, que gentilmente nos disponibilizaram uma cópia para avaliação do jogo, fica aqui o nosso agradecimento pela confiança. O jogo já está disponível para Xbox One e Xbox Series X|S e pode ser adquirido por meio do nosso link afiliado no final desta análise.

Análise – Martha is Dead
Conclusão
Martha is Dead é o game de terror psicológico que faltava pra quem gosta de temas pesados e clima assustador.
Gráficos
9
Som
9
Jogabilidade
8
Diversão
8
Prós
Trama de explodir a mente
Gráficos caprichados
Efeitos sonoros excelentes
Contras
Quedas de Frame Rate
O minigame do Telégrafo é bem chato
8.5
Bom
COMPRE AQUI SUA CÓPIA DIGITAL DE MARTHA IS DEAD

Se inscrever
Notificar de
guest

1 Comentário
Mais antigo
Mais recente Mais votado
Feedbacks embutidos
Exibir todos os comentários
Rogério Princiotti

Achei que o jogo tem até bons momentos, mas no geral muito parado. Fica sempre num suspense eterno e nunca dá “realmente” medo. Mas pode atingir um público específico (bem específico).