Makoto Shibata: As assombrações da vida real que inspiraram o criador de Fatal Frame: Mask of the Lunar Eclipse

Resumo

  • O criador de Fatal Frame, Makoto Shibata, nos conta sobre suas experiências com fantasmas e como eles inspiraram seus jogos.
  • O relançamento de Fatal Frame: Mask of the Lunar Eclipse inclui referências à crença de Shibata em assombrações da vida real.
  • Fatal Frame: Mask of the Lunar Eclipse está disponível hoje para Xbox One e Xbox Series X|S.

Meu nome é Makoto Shibata e tenho trabalhado na série Fatal Frame desde seu início, tentando criar os jogos mais assustadores possíveis de uma forma única para outros títulos de terror. O que as pessoas podem não perceber quando jogam meus jogos é que parte do que você vê na série – e parte do que você jogará em Fatal Frame: Mask of the Lunar Eclipse – foi na verdade inspirado por espíritos que eu vi ( e até tocado!) na vida real. Para mim, zumbis e monstros não são assustadores porque não são reais, mas os espíritos têm sido uma presença assustadora em minha vida desde que eu era jovem. Eu queria trazer algumas das minhas aparições mais assustadoras para os jogos que criei, ajudando a capturar alguns dos momentos que me mantiveram acordado à noite, esperando fazer o mesmo com os jogadores de todo o mundo.

Fenômenos e Purificação

Na indústria de jogos japonesa, é costume visitar um santuário e realizar uma cerimônia de purificação ao começar a trabalhar em um título de terror. O objetivo da cerimônia é prevenir quaisquer fenômenos espirituais ou perturbações durante o desenvolvimento do jogo, mas para Fatal Frame, achamos melhor deixar os espíritos emergirem, então normalmente não fazemos a cerimônia de purificação para os jogos desta série. . Por causa disso, alguns fenômenos espirituais ocorreram durante o desenvolvimento que se refletiram diretamente no jogo – como quando estávamos gravando o som e uma voz misteriosa foi gravada ao fundo. Tentamos removê-lo da gravação, mas acabamos desistindo porque não importava o que fizéssemos, a voz continuava voltando para a gravação  , então na verdade a deixamos no jogo!

Mas a voz assustadora não é o único espírito que encontramos ao longo do processo de criação da franquia Fatal Frame. Com Fatal Frame: Mask of the Lunar Eclipse sendo lançado hoje, achei que era um bom momento para analisar os fenômenos espirituais relacionados a este título.

Makoto Shibata, criador da série Fatal Frame.

 

Homem ao luar

A verdadeira fonte de inspiração para Fatal Frame: Mask of the Lunar Eclipse vem de uma experiência que ainda me dá arrepios. No jogo, um dos lugares que você visitará é o Rogetsu Hall. Na verdade, isso é baseado em um antigo hotel de águas termais em estilo japonês, de propriedade de um de meus parentes. Costumávamos nos reunir lá como uma família e, nessa noite em particular, minha família era a única hóspede no hotel, então não havia mais ninguém por perto. Acordei no meio da noite e, como o interior do hotel estava mal iluminado pela luz da lua que entrava pela janela, a atmosfera de fantasia me atraiu para passear um pouco. Isto é, até que vi um homem que não reconheci parado do outro lado do corredor, olhando pela janela sob o luar.

Deveria haver apenas parentes por perto, mas este homem era definitivamente um estranho. Quando me aproximei lentamente para ver quem era, o homem olhou para mim e desapareceu rapidamente. Mais curioso do que assustado, fui até o local onde o homem estava. Olhei pela janela e contemplei a grande lua. Fiquei ali olhando para a lua por um tempo até que percebi que agora estava exatamente na mesma pose do homem que acabara de ver. Comecei a me perguntar, o homem era um espírito? Ele era uma visão do passado de alguém? Ou eu apenas tive uma visão do meu futuro? Eu sabia que queria capturar um momento como esse no jogo.

Até aquele momento, eu sempre pensei que uma certa quantidade de umidade era necessária para que os espíritos aparecessem, mas este era um ambiente empoeirado e de baixa umidade – então eu tentei não apenas recriar este momento, mas recriar esta atmosfera exata dentro do hotel para Máscara do Eclipse Lunar .

Um fantasma agarrou minha mão

Fatal Frame: Mask of the Lunar Eclipse também apresenta um sistema único em que o jogador às vezes é agarrado por uma mão fantasmagórica ao pegar um item. Na verdade, isso foi baseado em uma experiência espiritual que tive durante a produção de um jogo anterior, Fatal Frame III: The Tormented . Tarde da noite, eu estava em casa dormindo quando senti alguém agarrar minha mão. A princípio, pensei que fosse uma ilusão, já que ainda estava em uma névoa de sono, mas a mão fria continuou segurando, aumentando lentamente a força. “Isso dói! Dói!”, gritei, e finalmente senti a mão fria se afastar antes de vê-la desaparecer na parede. Como eu estava dormindo contra a parede, não havia como alguém estar lá. Havia um espírito atrás da parede!

E não é a primeira vez que encontro espíritos dentro desta parede. É a mesma parede da qual ouvi espíritos sussurrarem no meio da noite. Lembro que quando estava trabalhando em Fatal Frame III: The Tormented , ouvi uma voz de mulher dizer: “Vamos nadar”. Isso me chocou, porque essa seria a cena final do jogo. Como ela sabia!?

Eu queria incluir essa experiência em The Tormented , onde a personagem principal, Rei, acorda e tem a mão agarrada por um espírito, mas era tão difícil visualizar a sensação de ter a mão segurada por um fantasma, então esperamos e introduziu-o como parte do novo sistema no próximo jogo, Fatal Frame: Mask of the Lunar Eclipse .

Urusai!

Enquanto trabalhava na série, houve um fenômeno espiritual recorrente em todos os títulos. Sempre que eu ficava no escritório, o espírito de uma criança corria à noite. Parecia um menino, a julgar pelos passos e pela voz. Ele pregava peças a noite toda, derrubando livros e papéis na minha mesa se eu não prestasse atenção nele. Quando eu dizia “Urusai!”, que significa “você está fazendo barulho”, o menino desaparecia rapidamente.

Para Fatal Frame: Mask of the Lunar Eclipse , a versão original do jogo não foi feita no estúdio da Koei Tecmo, mas sim no estúdio da Grasshopper Manufacture, então nunca vimos o espírito do garoto, mas eles tinham essa mesa de pingue-pongue que eu costumava dormir quando estávamos trabalhando no jogo tarde da noite e, de vez em quando, via o espírito de uma garota que circulava em volta da mesa, correndo lenta e silenciosamente. Se eu não respondesse ao vê-la, ela iria até a janela e cantaria uma música. “Quatro, quatro, seis…” Aparentemente, ela estava cantando números em forma de versos. Nunca consegui ouvir o final com clareza, mas achei que era uma mensagem que eles queriam que eu incluísse no jogo, então decidi incluir um evento em que uma garota diz números como se os estivesse cantando.

O sonho de Miyamoto-san

Esta não é uma história sobre fenômenos espirituais, mas sobre meus sonhos. Acho que todos nós temos sonhos assustadores de vez em quando, mas geralmente os esquecemos quando acordamos. Lembro-me de sonhos que me marcaram, principalmente os assustadores, e procuro fazer anotações ao acordar para utilizá-las em minhas brincadeiras. Na verdade, existem várias estruturas de mapas nesta série que reaproveitei de pesadelos, enquanto alguns dos espíritos são inspirados por meus pesadelos.

O espírito chamado Kageri Sendo em Fatal Frame: Mask of the Lunar Eclipse é baseado em “Miyamoto-san”, uma figura que às vezes aparecia em meus sonhos. Miyamoto-san é um homem magro que anda por aí com uma pessoa que se parece com ele, só que em uma cadeira de rodas. Ele é sempre educado e se curva para mim quando eu me curvo, mas a pessoa na cadeira de rodas é o que me impressiona, já que ele está obviamente morto e cheio de insetos!

Às vezes, Miyamoto-san não está presente e apenas a cadeira de rodas e a pessoa sentada nela ficam sem vigilância. Quando tento tocá-los para ver se estão mortos, Miyamoto-san corre furiosamente para mim e diz: “Não toque nisso!” E então o suposto cadáver começaria a se mover em minha direção.

Em Fatal Frame: Mask of the Lunar Eclipse , existe um sanatório e cada andar é habitado por uma única pessoa. Então, é claro, quando tivemos uma reunião para decidir quais espíritos apareceriam no jogo, foi Miyamoto-san quem instantaneamente veio à mente.

Naquela época, em vez de recriar Miyamoto-san como ele era em meus sonhos, mudamos seu personagem para uma mulher inspirada no terror gótico para torná-la um espírito que os usuários gostariam de fotografar. Alguns membros da equipe sugeriram que o nome do personagem deveria permanecer como Miyamoto, no entanto, eu não sabia seu primeiro nome e ele parecia muito fraco para ser um espírito de chefe, então voltamos ao estúdio e criamos um nome que seria mais apropriado para um inimigo da série Fatal Frame, Kageri Sendo.

É engraçado, porém, porque Miyamoto-san não apareceu em meus sonhos desde que apareceu no jogo. Tendo ganhado forma, talvez ele estivesse satisfeito até certo ponto?

Por causa disso, quando perguntado para nomear o espírito mais memorável em Fatal Frame: Mask of the Lunar Eclipse , eu sempre respondo Kageri Sendo.

Confira Fatal Frame: Mask of the Lunar Eclips e hoje no Xbox One e Xbox Series X|S e torne as assombrações de Shibata-san sua realidade quando três mulheres retornam à assustadora Ilha Rogetsu dez anos depois de desaparecer durante um festival ao luar para resolver o mistério de suas memórias perdidas enquanto lutam contra os espíritos que assombram a ilha remota. 

 

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