O mercado de jogos Indies é fabuloso, ver os títulos já recebidos em meio as eras dos consoles, sabendo que, muitos destes grandes games foram feitos com orçamento e mão de obra mínima.
Em nosso maravilhoso universo dos consoles da Xbox, especialmente nos últimos anos, podemos facilmente ver o quanto o interesse da Microsoft em jogos Indies cresceu e vem tomando um pedaço interessante da biblioteca de games de nossa maravilhosa empresa, isso, graças ao ID@Xbox.
Do que se trata?
“Cientificamente” chamado de jogos eletrônicos independentes, os Indies são jogos desenvolvidos por empresas pequenas, muitas vezes com apenas um funcionário. Estes, normalmente buscam inovações e melhorias em pontos que não vemos em desenvolvedoras famosas e boa parte das vezes de maneira extremamente simples e que muitos nunca acreditariam que daria certo.
História
O início dos games independentes se deu com os primeiros consoles, na grande época da Atari. Os games estavam em alta e tudo quando era tipo de programador queria embalar algum sucesso e ganhar muito dinheiro. Porém, nem todos estes produtores iniciantes sabiam realmente como fazer um game, e isso gerou uma série de jogos péssimos, o que saturou as prateleiras, onde pouquíssimos jogos eram vendidos. Isso deu início ao declínio no mercado americano de videogames em 1983, o famoso “Crash” que deu fim ao mercado de jogos eletrônicos, e já no início os games Indies estavam lá.
Com a popularização dos computadores caseiros, logo, os games Indies voltaram a marcar presença. Porém, agora, os programadores tem mais ferramentas em mãos, mais informações e uma maneira diferente de aplicar suas idéias com ferramentas que duram até hoje como a Unity, GameMaker e Microsoft XNA.
A distribuição digital de games tem colaborado muito com os independentes, de forma exponencial. Xbox Live, Steam, GOG, algumas outra lojas de consoles específicos e muitos outros, são uma fonte quase infindável de jogos produzidos dentro de “garagens”, por um alguém que simplesmente pensa que pode fazer algo melhor que a “poderosa” A ou B.
Ponto Final
Iconoclasts, Bastion, Minecraft, CupHead, Dead Cells, Kaze and The Wild Masks, Celeste, Stardrew Valley, Hollow Knight, Bloodsatained, Hades, The Messenger e muitos outros (que estão ou na Game Pass ou na Microsoft Store) são tidos como a salvação da nova geração de consoles. Histórias profundas, gráficos impressionantes, jogabilidade precisa ou simplesmente NOVIDADES tem nos dado vontade de consumir estes produtos, sem falar no preço normalmente mais acessível.