Estilos – Metroidvania

Um estilo de jogo que esta se destacando, especialmente em meio aos jogos Indies é o Metroidvania. Games de exploração, com um pouco de plataforma relembrando dois clássicos dos videogames, Metroid e Castlevania.

Do que se trata?

Geralmente, este estilo de jogo é um sidescrolling de plataforma que apresenta um grande mapa todo conectado, com passagens normais e passagens “inacessíveis”, as quais, devemos buscar Upgrades e itens para acessá-las ao decorrer do jogo. Pode-se ir e voltar em todos em um Metroidvania e ir a vários pontos do cenário em busca de segredos.

Tão grandes quanto os AAA
Tão grandes quanto os AAA

Precursor

O estilo de jogo veio antes de Metroid e Castlevania, podemos lembrar de Pitfall do Atari 2600, que salvas as devidas proporções podemos dizer que é um dos precursores deste estilo, porém, com o lançamento de Metroid para o Nintendinho é que a era Metroidvania realmente começou a crescer.

Pitfall Atari 2600
Pitfall Atari 2600

Indies e os Metroidvania

Por sua estrutura não necessitar de gráficos glamourosos e nada tão pesado, os Metroidvanina necessitam apenas de alguém que curta um estilo retrô e tenha criatividade para criar uma bela aventura, isso faz com que tenhamos vários games desta categoria em jogos Indies, este que vos escreve, caro leitor, tem alguns preferidos:

Iconoclasts

“Robin só quer ser mecânica e ajudar as pessoas, mas sem licença ela é uma pecadora aos olhos da mamãe. Desde que pegou sua chave inglesa, o mundo tem enlouquecido e ela queria aparafusá-lo de volta. Agora Penance está caindo sobre todos que ela ama e os agentes do One Concern estão atrás dela.

Iconiclasts
Iconiclasts

Mas algo grande está acontecendo – maior do que secas de combustível Ivory e conflitos pessoais – e Robin está no meio disso.

Iconoclasts é a obra-prima do desenvolvedor independente Joakim Sandberg, sete longos anos em formação. Iconoclasts oferece ação incrível, hijinks hilariantes e uma montanha-russa emocional de narrativas profundamente pessoais.”

Timespinner

“Depois de testemunhar o assassinado de sua família e de ver o antigo dispositivo Timespinner ser destruído, Lunais subitamente é transportada até um mundo desconhecido. Perdida, tudo indica que sua viagem será sem volta. Usando seu poder de controle do tempo, Lunais jura vingar-se do maléfico Império de Lachiem. Infelizmente, às vezes a história não é tão simples quanto parece…

Timespinner
Timespinner

Explore um mundo vasto e interligado, com belos ambientes criados com detalhada ‘pixel art’. Cruze a barreira entre o presente e o belíssimo passado de Lachiem, recolhendo esferas mágicas elementais e combinando seu poder para destruir inimigos com espadas e feitiços. Teste suas habilidades e sua velocidade em intensas batalhas contra chefes e você avançará até encarar o próprio Imperador!

The Messenger

“Enquanto seu vilarejo é sitiado por um exército demoníaco, um jovem ninja parte em uma aventura por um mundo amaldiçoado para entregar um pergaminho fundamental para a sobrevivência de seu clã. O que inicialmente parece ser um clássico jogo de plataforma e ação, logo se torna uma expansiva aventura com viagem no tempo, repleta de emoções, surpresas e humor.”

The Messenger
The Messenger

Ponto Final

O estilo Metroidvania é fabuloso e gera uma série de experiências únicas nós diferentes jogos.

Estes a cima são jogos Indies que respeitam a temática do assunto em pauta, trazem prazer e nostalgia, no mesmo instante que trazem um pouco de ódio por conta da dificuldade dos jogos.

 

Editor Chefe
Se inscrever
Notificar de
guest

0 Comentários
Feedbacks embutidos
Exibir todos os comentários