Hoje, 13 de Julho, Phil Spencer deu praticamente como garantido que a Microsoft comprará um estúdio na Índia, África ou América do Sul, como parte da sua busca por talento e diversificação do catálogo Xbox. Em conversa com o The Guardian, Spencer foi questionado se a Microsoft investigou áreas que tradicionalmente não são associadas ao desenvolvimento AAA e confessou que já estiveram a averiguar essa possibilidade.
“Na verdade, ficaria surpreendido se isso não acontecer,”
disse Spencer.
“Só de saber o talento que está disponível e as ferramentas (como os motores de jogo Unity e Unreal) que são muito mais acessíveis … Eu ficaria surpreso se nos próximos três a cinco anos, você não vir vários estúdios em lugares que não são os centros tradicionais de desenvolvimento de videogames.”
Matt Booty da Xbox Game Studios acrescentou que “Deve haver um estúdio com várias centenas de pessoas (em um desses territórios)… E não para terceirização ou suporte, mas uma equipe construindo qualquer que seja a versão do melhor jogo de sucesso para aquele mercado. Essa é exatamente a visão.”