Gosta de jogos indies onde seu objetivo é derrotar os inimigos, passando por fases ao longo do caminho? Que tal dar uma olhada em Golden Force. Jogo produzido pela PixelHeart, e segue a fórmula oldschool dos jogos plataforma. Confira nossa analise e entenda um pouco do que lhe aguarda nesta aventura repleta de combos brutais com um pouco de dificuldade.
A Força Dourada
Nos primeiros minutos do jogo, somos apresentados a um pequeno grupo de mercenários chamados de Golden Force, ou Força Dourada em uma tradução literal. Estamos vivendo a vida no bem bom, tranquilos gastando nossas ultimas moedas de ouro. Mas no meio dessa farra uma ultima missão é dada a nos. Uma ameaça poderosa aparece e toma o controle de quatro ilhas presentes naquele mundo, e com isso aparecem os Generais, que são monstros de força devastadora impossíveis de serem derrotados por pessoas comuns. É aí que entramos em ação e partimos rumo a uma nova e ultima aventura, no qual a recompensa será uma montanha de ouro pronto para serem gastas.
Uma aventura sangrenta e desafiadora
Golden Force veio para somar o nosso catálogo de jogos de aventura, trazendo uma mecânica simples mas com qualidade dentro daquilo que é prometido. Ao iniciar o jogo, percebe-se que não é nada complicado controlar o personagem, onde temos um botão para atacar, outro para dar uma espécie de “dash” contra os inimigos, e um ultimo para deslizar. Viu como é simples e sem muita coisa? Mas é aí que o jogo consegue usar uma receita interessante e fazer com que não seja tão monótona a nossa aventura. Ao deparar com um inimigo, é natural pressionarmos o botão de ataque e assim acabar de vez com a ameaça, mas em diversas situações a confusão toma conta somos cercados por vários inimigos de uma vez e precisamos fazer algo para sair da situação. É um bate e pula pra cá, bate e desliza, depois joga o inimigo para alto e finaliza com um combo avassalador. Caímos no chão e usamos o dash logo em seguida, atravessando todos em nosso caminho. Esse frenesi durante as lutas torna a gameplay de Golden Force divertida e desafiadora, pois assim estamos em constante movimento, e para aqueles mais fissurados, mantendo o combo sempre ativo para não perder o ritmo.
Cada combo rende uma enxurrada de sangue na tela, onde os inimigos literalmente explodem em vários pedaços e dropam as preciosas moedas de ouro, no qual tem sua utilidade em um mercador próprio do jogo. O mercador pode ser encontrado ao final de cada fase, será necessária muitas moedas, afinal, a cada upgrade adquirido vai ficando mais caro na próxima. A dificuldade presente no jogo pode ser frustrante em algumas partes, mas nada absurdo ao ponto de estressar e fazer você desistir. Ela é bem acentuada com as mecânicas, e sendo assim você percebe que basta um pouco de treino nos comandos e facilmente você vai passar da parte em que provavelmente teve dificuldade. Eu diria que ele é um difícil não difícil, pois os inimigos não são muitos variados e eles não apresentam uma ameaça constante. Claro, as coisas mudam quando existe um grande numero de criaturas na tela e requer um certo grau de habilidade, senão será mais uma morte no contador.
Tudo ia bem, até aparecer os bugs…
Mas que joguinho gostoso, aquele tipo perfeito para passar uma tardezinha completando as fases e fazendo upgrades. Eu me diverti muito enquanto jogava, sempre tentando manter os combos e garantir uma pontuação boa no final. As coisas começaram a fica um pouco chatas quando apareceram os primeiros problemas. Sabe, quando você morre no jogo, todo o dinheiro que você acumulou é perdido no processo e você lá no inicio de tudo ou então para o ultimo ponto de controle caso tenha alcançado, pois na maioria das vezes só existe apenas um deles na fase inteira. Com isso mente, sempre fazemos de tudo para não morrer, e evitar o máximo de dano possível. O personagem possui cinco vidas, e assim que zera, voltamos tudo. Eu me encontrei em uma situação bastante chata, no qual eu já estava próximo de alcançar o ponto de controle e sem querer eu caí num buraco, mas o jogo não me trouxe de volta para cima para que eu pudesse tentar de novo. Resultado? Perdi tudo pois eu precisei sair da fase e começar ela desde o inicio novamente, porque o jogo simplesmente não me deu respawn. Isto aconteceu mais de uma vez, então pense numa raiva que eu senti. Mas isso não desmerece o jogo, mas complica nossa vida. Creio que possa ser corrigido com alguma atualização.
Outra coisa incômoda no jogo, é o combate dele. Ao mesmo tempo que parece ser fluído, ele também parece ser travado. Eu perdi a conta de quantas vezes o golpe saiu pra direção errada ou então não saiu de forma alguma, e assim fazendo eu levar dano do inimigo e em alguns caso até morrendo. É um pulo que não sai direito, um golpe que não vai rápido suficiente igual em outros momentos, e sem falar na lentidão que é quando precisamos cancelar nosso combo pois um inimigo está em nossas costas pronto para nos atacar, mas que pelo fato do jogo não fluir como deveria ser, não conseguimos a rapidez necessária mesmo apertando os botões exigidos. Pode ser proposital, mas é estranho porque as vezes ele responde bem, mas em outras não.
Quatro heróis e um objetivo
O jogo possui sua aventura, e diverte sempre que possível. Temos a opção de escolher um dos quatros heróis que estão disponíveis, mas que infelizmente, é quase uma skin disfarçada entre eles. Por mais que escolhemos um deles, todos possui a mesma mecânica de combate e habilidades, só mudando a arma utilizada. Então somos obrigados a escolher aquele que mais gostamos visualmente, e não pelas habilidades em si. O melhor disso tudo, é que o jogo oferece opção de ser jogado inteiramente em co-op local, deixando as coisas menos complicadas para o jogador.
No decorrer do jogo eu pude perceber os detalhes em cima da arte produzida no jogo. A roupa e movimentos de ataque, foram claramente bem trabalhados pela equipe de desenvolvimento, e assim entregando um jogo visualmente completo. O design de todos os modelos de personagens e inimigos que se encontram na imagem é muito bom, e gostei mais ainda do design chefes que enfrentamos ao final de cada ilha, os Generais. Os detalhes sonoros possuem uma boa variedades de sons, dentre seus inúmeros efeitos ligados ao combate do jogo.
Ao encarar Golden Force, vimos que ele se esforça em entregar uma gameplay marcante, mesmo que seja o enésimo jogo desse estilo. Possuindo um nível de dificuldade, o jogo claramente atrairá a atenção de um certo grupo de jogadores. Seu modo cooperativo, a vivacidade que mostra sua estética e seu bom manuseio são outras de suas principais qualidades… mas no meio disso tudo, não está a criatividade em vermos algo um pouco diferente do habitual. Portanto, não estamos lidando com o melhor representante do gênero em nenhuma circunstância, mas isso é algo que pude perceber durante a jogatina e acho que a equipe que desenvolveu ele também deve ter pensado o mesmo. No final, não me arrependo de ter jogado Golden Force, foi um jogo divertido e rendeu boas horas de jogatina. Passei um pouco de raiva em certos momentos devido as mecânicas do jogo ou alguns bugs, porém, rapidamente esqueci e voltei ao ritmo estabelecido. Se você tiver alguém que possa jogar ao seu lado, está aí uma boa opção para terem o que jogar.