Eu me considero um grande sortudo na vida, eu amo videogames, e tenho um filho que é apaixonado por eles também, e uma esposa, que apesar de não gostar muito, sempre é empurrada para a brincadeira e acaba se divertindo. Então pra mim, jogos party, que podem ser jogados em família são tão importantes, é um momento delicioso quando nos reunimos juntos para cooperar, se enfrentar e dar risada um do outro.
E nessa geração de consoles que passou, um dos jogos mais marcantes nesse estilo foi o Overcooked, eu poderia até citar outros, como o genial Lovers in a Dangerous Spacetime, os excelentes jogos da linha Playlink da Sony ou os já consagrados jogos do Mario da Nintendo, mas Overcooked é simplesmente sensacional por trazer uma mecânica de cooperação refrescante e praticamente perfeita, simples de aprender e difícil de dominar.
Overcooked – All you can eat chega em um bom momento para celebrar a nova geração de consoles, uma coletânea deliciosa com os dois jogos da franquia, todas as DLCs e gráficos remasterizados em 4K e 60FPS, seja no Xbox Series S ou no Series X.
Cozinhar é preciso
Resumindo bem a mecânica de Overcooked para quem não conhece, esse é um jogo cooperativo para até quatro pessoas onde é preciso controlar o caos dentro de uma cozinha, exigindo dos jogadores diversas atividades como cortar os ingredientes, montar os pratos, lavar a louça e entregar tudo no ritmo de uma cozinha caótica, com obstáculos e cenários onde muita coisa pode acontecer.
Nesta versão de nova geração, somos agraciados com uma coletânea com as duas versões do game com gráficos remasterizados, além de todos os CHEFs liberados para seleção, resumindo, Overcooked é um grande buffet à vontade da franquia.
Poucas mudanças
É preciso entender um pouco o que a Team17 estava disposta em oferecer nesta nova versão do jogo. Não temos aqui um produto necessariamente novo, mas sim uma compilado dos dois primeiros. Foram feitas algumas correções visuais, tanto de texturas, resolução e principalmente no framerate, mais estável que a as versões anteriores, ainda sim essas mudanças visuais não são assim tão notáveis, eu mesmo tive que revisitar versões antigas para notar diferenças.
Foram feitas mudanças na interface também, agora é possível escolher uma infinidade de CHEFS em um menu semelhante aos jogos de luta, além disso é possível escolher as fases também em um menu separado, como as fases das estações do ano, que só podiam ser selecionadas através do World Map original.
Outra mudança notável é no modo online para o primeiro Ovecooked, um dos problemas do primeiro jogo da franquia era a ausência de um modo online, o que foi notadamente corrigido nesta versão.
É preciso notar também um problema já recorrente na franquia que é a ausência do idioma português. Apesar dele ser pouco necessário nesse tipo de jogo, seria legal o jogo localizado para acompanhar os diálogos do Rei Cebola, e convenhamos, jogo menores e menos badalados já possuem essa localização.
O melhor pacote para os novatos
Overcooked – All you can eat é aquele tipo de jogo adequado para quem nunca jogou a franquia e quer experimentar um game Party em seu novo console. O game não oferece lá grandes atrativos para os fãs que já jogaram as versões anteriores, e talvez para esses veteranos o jogo seja um pouco frustrante. Ainda sim, é muito bom ver que a franquia entrou no gosto popular, o que deve gerar um futuro ainda mais empolgante para Overcooked 3, e eu aguardo ansiosamente com panelas na mão.
Esta análise só foi possível graças a TEAM 17, que gentilmente nos disponibilizaram uma cópia para avaliação do jogo, fica aqui o nosso agradecimento pela confiança. O jogo já está disponível para Xbox One e Xbox Series X|S e pode ser adquirido por meio do nosso link afiliado no final desta análise.