O que rolou na Fan Preview do Age of Empires?

A Xbox Game Studios mostrou que está trabalhando ativamente na franquia Age of Empres, e apresentou as novidades que virão ainda em 2021!

Neste sábado (10/04) aconteceu uma apresentação de aproximadamente meia hora com a equipe que encabeça o desenvolvimento dos jogos da franquia, chamada de Age of Empires Fan Preview. Para quem não conhece a franquia Age of Empires, se trata de uma série de jogos do gênero RTS (Estratégia em Tempo Real) – em que suas ações são executadas continuamente – diferente de jogos de Estratégia como Civilization em que suas ações são realizadas em turnos.

As novidades da Fan Preview

Na apresentação, foram anunciados novos conteúdos para Age of Empires II: Definitive Edition e Age of Empires III: Definitive Edition, além de novas informações sobre o mais novo título da franquia – Age of Empires 4 – que será lançado no terceiro trimestre de 2021.

  • Novidades de Age of Empires II: Definitive Edition: Nova expansão: Dawn of the Dukes e um novo recurso de Campanhas Cooperativas;
  • Novidades de Age of Empires III: Definitive Edition: Nova civilização (Estados Unidos) e anúncio de novas civilizações africanas.

Sobre Age of Empires 4, foi apresentado um vídeo com cortes de gameplay pela primeira vez: a partir do que foi apresentado, podemos imaginar que o jogo vai ter uma jogabilidade que une elementos da franquia Age of Empires com outros jogos de Estratégia, como Rise of Nations e (talvez) da franquia Total War. Como já sabíamos de apresentações anteriores, o jogo retomará o período medieval que já havia sido explorado por Age of Empires 2. E escolha não foi feita por acaso: o segundo jogo da franquia foi o mais bem-sucedido da série. Foram apresentadas as Civilizações Chinesa e Indiana, além de 4  Campanhas de Historia para o jogo com a primeira – A Campanha da Normandia – apresentada em vídeo.

 

 

Para quem quiser assistir ao evento completo (felizmente disponibilizado pela Xbox Game Studios com dublagem em português) é só dar play no vídeo acima! Para quem ainda não conhece a franquia, apresento a vocês um “resumão” dos jogos da série – todos disponível no Xbox Game Pass PC!


Age of Empires (1995) – os primórdios da Civilização

O primeiro jogo da franquia Age of Empires foi lançado em 1997, apresentando combates épicos entre civilizações da Antiguidade como Egito, Grécia, Roma e Babilônia – além de civilizações menos conhecidas por quem não é entusiasta de estudos históricos, como Núbia (do Norte da África) Suméria (do Oritente Médio) e Yamato (da Ásia). Cada civilização contava com características únicas – como vantagens para unidades de cavalaria ou prédios mais resistentes, fazendo da escolha por uma civilização algo mais que uma escolha meramente estética. O jogo foi muito bem recebido pelo público e pela crítica, estabelecendo a franquia como uma referência do gênero RTS. O Jogo recebeu sua única expansão – Rise of Rome – em 1998. Age of Empires recebeu em 2018 uma Definitive Edition com gráficos remasterizados e pacotes de balanceamento das unidades e civilizações, que eram praticamente impossíveis de se realizar na década em que foi lançado o jogo original.

Age of Empires II (1999) – explorando os conflitos da Era dos Reis

Age os Empires II : The Age of Kings foi lançado com a série já consolidada como um dos gigantes do RTS, e conseguiu atender às expectativas dos fãs: três meses após o lançamento já havia vendido cerca de 2 milhões de copias (que para a época representava um número invejável) além de figurar entre os jogos mais vendidos de 1999 e em várias listas de Top 20 nos anos seguintes. Desta vez, a temática da série girou em torno do período medieval – apresentando combates épicos entre Persas, Ingleses, Bizantinos, entre várias outra civilizações que surgiram e caíram neste período histórico. Recebeu em 2000 a expansão The Conquerors, aicionando novas civilizações como Espanha, Astecas e Maias.

Nos anos seguintes, o jogo viria a se tornar uma das maiores referências do gênero RTS já existentes, e sua popularidade só fez aumentar. Tanto que em 2012 recebeu uma nova versão chamada HD Edition, com melhorias gráficas e melhor integração com serviços online. Recebeu várias novas expansões: The Forgotten, Rise of the Rajas e African Kingdoms. Cada uma adicionou novas civilizações, unidades e campanhas baseadas em eventos históricos do período Medieval. Confirmando seu posto como jogo da franquia mais popular e imortalizado no cenário dos RTS, o jogo recebeu em 2019 mais uma edição – Age os Empires II: Definitive Edition – que foi lançada em 2019 com mais melhorias gráficas, todos os pacotes de expansão dos versões anteriores integrados no jogo e, para surpresa de seus fãs, com planos de mais expansões futuras!

Age of Empires III (2005) – a era das Explorações e seus desafios

Age of Empires 3 explora o período histórico que posterior à Idade Média: as explorações ultramarinas e a transição para a Modernidade. O jogo teve um desafio ingrato: suceder o RTS lendário que Age of Empires 2 havia se tornado. E, na opinião de grande maioria dos fãs, falhou. O jogo fez grandes mudanças na jogabilidade, para tentar tornar o jogo mais dinâmico e acessível a uma parcela maior de jogadores. Mas as mudanças realizadas não caíram no gosto de sua base de jogadores e o jogo acabou caindo no esquecimento, junto com um spinoff da franquia – Age of Mythology, que tentou revisitar a Antiguidade com foco nos deuses antigos mas também não foi bem recebido pelos fãs em geral.

Ainda assim, recebeu em 2020, também, uma Definitive Edition, com planos de expansões de conteúdo e ajuste de jogabilidade para o futuro.

 

 

Se inscrever
Notificar de
guest

0 Comentários
Feedbacks embutidos
Exibir todos os comentários