O controle adaptável do Xbox acabou de ser lançado oficialmente no Brasil. Ele começou a ser vendido nos EUA em 2018. Atualmente ele é compatível com o Xbox One, Xbox Series X, Xbox Series S e também computadores com o Windows 10. Segue alguns pontos do comunicado de impressa, para ler o comunicado completo, clique aqui.
O produto é pioneiro, idealizado com a ajuda de jogadores com mobilidade reduzida, sugestões de fãs, orientação de especialistas em acessibilidade e parceiros da The AbleGamers Charity. A colaboração e trabalho em equipe desses grupos ajudou a trazer o controle adaptável para jogadores de todo o mundo.
O controle adaptável é um hub unificado para dispositivos, que tem os botões A, B e D-pad, Xbox, menu e view. O produto funciona como uma base que permite que os usuários conectem botões, joysticks, interruptores e montagens para criar um controle totalmente personalizado que atenda às necessidades. O produto tem conectores de 3,5 mm e portas USB, além de ser carregado por meio de cabo USB-C incluso ou adaptador de energia (vendido separadamente).
“A Microsoft busca desenvolver soluções e produtos acessíveis com o objetivo de empoderar as pessoas com deficiência para participarem de forma realmente inclusiva da sociedade. A empresa conta com recursos de acessibilidade em todos os produtos e serviços, graças à adoção do Design Inclusivo, e esse novo controle adaptável vai ao encontro do nosso propósito de empoderar cada pessoa e cada organização do planeta a conquistar mais”, destaca Gabriela Magalhães, Account Executive e Líder do Pilar de Acessibilidade na Microsoft.
O controle adaptável foi reconhecido pelo seu design inovador e inclusivo em jogos pelo V&A, principal museu de arte, design e performance do mundo, que o adquiriu como parte dos objetos contemporâneos que refletem os principais momentos da história recente que tocam o mundo do design e tecnologia. Além disso, a Time nomeou o Controle Adaptável como uma das melhores invenções de 2018.