Um certo dia meu pai chegou em casa com uma caixa embrulhada debaixo do braço. Era nada mais, nada menos que um Hi-Top Games da Milmar, um clone do NES. Eu tinha 8 anos naquela época e esse foi o meu primeiro videogame.
Hoje eu estou com 37 anos e continuo amando os jogos. Na verdade, fui um pouco além e passei a escrever sobre eles também. Confesso que não é uma tarefa fácil, dá trabalho, mas é gratificante no final das contas.
Esses dias me peguei pensando sobre o passado, na verdade, sobre uma lembrança em particular. Quando criança, eu acreditava que os jogos eram produzidos apenas em dois lugares: Estados Unidos e Japão. Pra mim, não existiam desenvolvedores brasileiros, pois os títulos que joguei estavam apenas em inglês ou japonês.
Não demorou muito para vir à tona outra memória: quando eu joguei um indie pela primeira vez. O título em questão era o Limbo da PlayDead. Eu curti cada segundo do game, nunca foi tão divertido morrer em um jogo. Mesmo tendo me divertido tanto, o meu interesse por jogos indies era muito pequeno.
O tempo passou e tive a oportunidade de assistir ao documentário Indie Game: The Movie. Depois disso fiquei fascinado pelo universo indie. Mal sabia eu, que no Brasil já existiam estúdios indies produzindo jogos. Quando descobri isso, fiquei feliz que nem uma criança e pensei comigo:
Pô, agora eu poderei jogar um game feito por um estúdio BR?
Deste então tive a oportunidade de apreciar alguns títulos nacionais, dentre eles, os jogos produzidos pela JoyMasher, desenvolvedora pela qual eu sou um grande fã. Outro dia meu filho de 8 anos me perguntou se era possível trabalhar com jogos. Eu respondi que sim, algo inimaginável para mim na década de 90. E com a pergunta dele veio uma ideia:
Que tal focar um pouco no cenário nacional de jogos?
A resposta para essa pergunta é o Caixa Indie. Um espaço no site dedicado a cobertura de jogos indies nacionais. Não é uma ideia nova, pois muitos sites e canais já fazem isso, na verdade é uma grande oportunidade para nós do Xbox Mania.
Pois através do Caixa Indie teremos a oportunidade de conhecer melhor os estúdios, as pessoas por trás deles e também as dificuldades que enfrentaram durante o processo de desenvolvimento/publicação dos seus jogos.
Nosso objetivo é gerar um conteúdo único sobre o cenário nacional, trazendo a tona projetos que estão em fase de desenvolvimento, como outros que já foram publicados, mas que são desconhecidos da grande maioria.
Contamos com vocês, caros leitores, nessa nova empreitada através de sugestões ou críticas. Estamos no Twitter, Facebook, Discord, Youtube e no Instagram.