Depois de uma longa batalha nos tribunais chega ao fim a decisão do júri em relação à negociação entre a Microsoft e Activision Blizzard.
Com Corely decidindo a favor da Microsoft, o cenário está montado para que a Microsoft e a ABK fechem o negócio sem a aprovação efetiva da FTC. A FTC ainda pode ganhar no tribunal em uma data posterior e potencialmente forçar o desinvestimento de toda a operação ABK mesmo depois que a Microsoft fechar, mas é potencialmente improvável. A FTC tem outras grandes batalhas judiciais para as quais está se preparando, incluindo uma que examina o negócio de logística de compras da Amazon, e alguns esperavam que a FTC abandonasse a luta com essa liminar retirada. Parece improvável que isso aconteça, no entanto. A FTC já alinhou outras audiências contra o acordo Xbox-ABK, mas situações anteriores como essa fizeram com que a FTC desistisse totalmente de seus casos devido às despesas em andamento. Afinal, a FTC é financiada pelos contribuintes. Teremos que esperar para ver.
A partir daqui, o acordo ainda enfrenta alguns obstáculos. A Microsoft reabriu as negociações com a CMA do Reino Unido para tratar de suas chamadas “preocupações”, enquanto as audiências com outros reguladores continuam em outros grandes mercados. O fato de o regulador do Reino Unido ter procurado evitar uma audiência no tribunal mostra que eles ouviram o caso do tribunal dos EUA com muita atenção e talvez tenham aceitado que seus argumentos não valem muito. Ainda há possíveis dores de cabeça legais no futuro. Não espere que a saga termine ainda.
Mesmo sem a Activision-Blizzard, o líder do Xbox, Phil Spencer, disse em entrevistas recentes que o ABK visa acelerar sua visão para jogos em dispositivos móveis, PC e console, em vez de ser a visão completa. Documentos do tribunal sugeriram que a Microsoft estava interessada em comprar outros grandes players em dispositivos móveis, incluindo Square-Enix, Sega e outros, potencialmente dando à Microsoft outro caminho para obter influência no espaço de jogos para dispositivos móveis. A programação dos próximos jogos do Xbox também parece mais forte do que nunca, muitos dos quais serão lançados no primeiro dia do Xbox Game Pass.