O novo recurso visa aprimorar a taxa de quadros por segundo (FPS) em jogos selecionados.
Desde 2015 os desenvolvedores vem trabalhando para ampliar a experiência da retrocompatibilidade. Atualmente quase todos os títulos da geração passada se beneficiam dos novos recursos, como tempos de carregamento mais rápido e o famoso quick resume.
O aumento de recursos da CPU, GPU e memória dos novos consoles proporcionam experiências únicas ao jogador, certos títulos conseguem atingir resultados ainda melhores, tudo isso sem nenhum trabalho por parte do desenvolvedor e nenhuma atualização necessária por parte do jogador.
O mais recente recurso que visa melhorar esta experiência é o FPS Boost, que utiliza novos métodos para quase dobrar (e em alguns casos, quadruplicar) a taxa de quadros original em títulos selecionados. Taxas de quadros mais altas e estáveis tornam os jogos visualmente mais suaves, resultando em uma jogabilidade mais envolvente.
Como dito acima. no momento. apenas alguns títulos empregam o uso do recurso, são eles – Far Cry 4, New Super Lucky’s Tale, Sniper Elite 4, UFC 4 e Watch Dogs 2. A escolha dos títulos foi pontual, não apenas porque são jogos populares entre os fãs, mas principalmente para destacar as várias maneiras de como o FPS Boost pode atual para melhorar a experiência. Vejam este exemplo, New Super Lucky’s Tale agora pode rodar até 120 quadros por segundo (fps) e o UFC 4 oferece um melhor desempenho de taxa de quadros especificamente no Xbox Series S e agora pode rodar a 60fps.
Assim como aconteceu no começo da Retrocompatibilidade, o FPS Boost deve ser aplicado a outros títulos de forma gradual. A partir da próxima atualização do sistema os jogadores podem abrir o menu “Gerenciar jogo” e procurar pela opção “Opções de compatibilidade” que permitirá ligar ou desligar o FPS Boost (bem como Auto HDR). Além disso também será mostrado um novo indicador no HUD informando quando um jogo está executando o FPS Boost.