Guia do iniciante em League of Legends

1.56K (1000)

Vale ressaltar que esse é um guia para iniciantes, ou seja, se você já jogou mais de cinco partidas (mentira, eu joguei umas dez e não sabia metade do que veio nele) talvez nem tudo que está escrito aqui seja aproveitável para você.

Enfim, chega de enrolação e vamos ao guia.

O que é MOBA?

Antes de falar do jogo propriamente dito, o melhor é entendermos o gênero de jogo do qual League of Legends faz parte. Sim, estou falando dos MOBA´s.

MOBA é a abreviação de Multiplayer Online Battle Arena, um subgênero derivado dos jogos de Estratégia em Tempo Real (RTS). Dentre os principais representantes dos jogos RTS estão Age of Empires, Total War e o multiblaster World of Warcraft. E Warcraft tem tudo a ver com os MOBA´s: Warcraft III veio acompanhado de um editor de cenários, o que possibilitou a criação de um novo gameplay baseado no mod (modificação) de muito sucesso criado a partir de Starcraft: Aeon os Strife. A junção do mod de sucesso com a engine de Warcraft trouxe à luz o primeiro MOBA: Defense of the Ancients, que você certamente conhece como DotA.

O formato clássico dos MOBA´s obedece um princípio comum: Um mapa (arena) com três linhas principais onde os jogadores infligem suas ações ofensivas contra o inimigo, tropas automáticas (minions) que percorrem todo o cenário e ajudam no avanço do time e a base inimiga – o objetivo final da partida. O time que penetra (ui) na fortaleza do adversário e destrói suas construções é o vencedor da partida. É óbvio que as arenas variam de jogo pra jogo, mas o modo clássico (três linhas + tropas / minions + base) é quase onipresente nos representantes do gênero.

League of Legends hoje é o jogo mais popular do gênero. Normalmente, é dito que LOL é um jogo mais descomplicado em relação aos seus concorrentes. O tutorial também é melhor elaborado e as microtransações são empregadas de maneira eficaz e viciante no game. Mas você não precisa gastar dinheiro se não quiser. League of Legends é free to play e os pontos de experiência podem ser usados como moeda dentro do game.

Um início difícil

Jogar LOL de cara não é nada fácil. Se ninguém te der o caminho das pedras, é muito difícil aprender “sozinho”. Você precisa saber como ganhar ouro, que itens comprar, que Champion (personagem) escolher, como atacar ou fugir da torre, como combater o inimigo. Tudo isso pode ser confuso e eu demorei muito para aprender o pouco que sei. Para iniciantes como eu, o melhor que se tem a fazer é pegar as principais informações de forma “mastigada”. E como eu me propus a escrever um texto pra falar justamente disso, aqui vão as minhas considerações.

Mecânica de jogo

A lane: é importante saber que a escolha da lane (rota pela qual você vai começar e priorizar seu jogo) é um fator determinante e precisa ser respeitado. No começo do jogo, você deve escolher entre jogar na linha superior (top), do meio (mid) e inferior (bot). Para os mais avançados, existe o modo de jogo jungle (floresta) onde você vai circular entre as três lanes com o intuito de auxiliar os seus coleguinhas de jogo. Respeite isso.

A arte do “last hit”: Você vai precisar comprar itens para melhorar o seu campeão ao longo da partida. Pois bem, existem diversas formas de se fazer isso em League of Legends. Você pode ganhar dinheiro matando oponentes, destruindo torres e inibidores, aniquilando os personagens não jogáveis (monstros neutros) espalhados pelo mapa (que dão ouro, vida ou magia / mana). Contudo, o método primordial é o “farm”. Você ganha dinheiro farmando. E que raios é “farmar”? Farmar nada mais é do que matar as tropas (minions) inimigas. Essas tropas estão presentes ao longo de toda a partida. Elas não são controladas por ninguém; nascem automaticamente nas bases e se movimentam pelas lanes. Matar minions dá ouro, mas um detalhe é importantíssimo nesse processo: você só vai ganhar ouro se você der o golpe derradeiro no minion. Não adianta tirar 90% da vida dele se uma tropa aliada ou um colega de jogo der o tiro fatal. Você vai perder seu ouro. Por isso, tenha em mente uma coisa: deixe a tropa cuidar dos minions inimigos e só se preocupe com o último e derradeiro golpe.

A Torre: A torre é uma peça importante em toda arena MOBA que se preste. Ela dá visibilidade da área onde está localizada e atira automaticamente nos inimigos (sejam tropas ou oponentes) que estiverem dentro de seu raio de ação. Um detalhe importante: você só vai ser atingido pela torre inimiga se estiver sem a companhia de nenhuma tropa ou se atacar um campeão adversário na área de ação da mesma. Sempre que puder, ataque a torre. Uma torre inimiga que cai representa um ganho de espaço e avanço de sua lane. Mas cuidado para não ser atingido por ela. Um golpe da torre é sempre doloroso e causa muito dano.

Inibidores: Inibidores são construções como as torres, localizadas na base inimiga. Eles não atiram, mas só podem ser destruídos depois que a torre que o antecede cair. Um inibidor destruído significa que seu time passará a gerar supertropas. A diferença da tropa e da supertropa é apenas uma: o seu poder de destruição é maior. Na fase final do jogo, é um fator determinante para a vitória.

O Nexus: É o objetivo final do jogo. O Nexus é a última estrutura do jogo e sua destruição significa a derrota.

Escolhendo um campeão

Escolher um campeão aparentemente não é uma tarefa difícil, afinal de contas basta selecionar um dos “bonecos” e jogar. Mas é aí que você se engana. Cada campeão possui um papel distinto no jogo. Esses papéis são melhor desempenhados se o jogador escolher o campeão correto para a lane correta. Além disso, cada campeão e função exigem maior ou menor grau de dificuldade no jogo, o que pode ser um empecilho para iniciantes.

A cada semana, você pode testar gratuitamente uma gama de personagens. Minha dica é: teste os personagens até encontrar um com o qual você sinta que jogou bem. Esse é o primeiro sinal de que as coisas vão melhorar. Além disso, saiba qual função seu personagem desempenha e para qual lane tal função é mais adequada.

No meu caso, o jogo só começou a acontecer quando resolvi jogar como suporte. Via de regra, os suportes jogam na bot lane e tem a função primaria de ajudar o companheiro de lane (geralmente um AD Carry, campeão responsável por infringir mais danos no time adversário mas que tem pouca vida) com vida, mana, velocidade e proteção. Além disso, ele compartilha com o time a responsabilidade de colocar sentinelas ao longo de pontos estratégicos do mapa (falarei disso adiante, se você aguentar chegar até lá).

Por que escolhi um suporte? O motivo é bastante simples: quando você está começando, você sabe muito pouco da malícia do jogo. Você conhece poucos campeões, não sabe como matar e como se posicionar e muitas vezes nem pra onde fugir. Deste modo, nada melhor que escolher um campeão que possa fornecer a você a chance de ajudar o time ao invés de atrapalhar (morrendo mais que piolho em cabeça raspada).

A minha escolha foi pela Sona; suas skills são úteis e fáceis de usar. Você vai poder fornecer vida aos seus colegas (e a você mesmo), vai fornecer velocidade e causar algum dano. Além disso, o “ult” dela causa dano e stun (artodoamento) ao campeão inimigo.

Uma dica importante

Você sabia que Tristana e Alistar são dois campeões que podem ser adquiridos gratuitamente?

Para adquirir o campeão Alistar, clique no botão abaixo e preencha os campos NOME DO INVOCADOR e SEU EMAIL, clique em RESGATAR.

Resgatar campeão Alistar de graça

Com o código na sua tela, selecione-o e copie, abra o seu painel do League of Legends e siga os passos abaixo:

Para adquirir a Tristana, o procedimento é igualmente simples. Vá até a página oficial “League of Legends – Brasil”, no facebook (AQUI), clique na sessão Tristana Garota Riot e siga as instruções da página.

São dois campeões que podem ser um bom começo pra quem quer focar seu aprendizado em um personagem fixo.

E agora, o que eu compro – itens, builds, talentos e runas

Ok, agora você já sabe com quem jogar. Escolhe o campeão, entra na partida e se depara com uma infinidade de itens pra compra que você mal sabe pra que servem. A página de talentos é uma infinidade de coisas. Runas então, nem se fale.

A verdade meus amigos é que você precisa de um norte nessa hora, não tem jeito. No chutômetro, você não vai a lugar nenhum. Para isso, eu recomendo fortemente que você acesse o site MOBAFIRE.com, que tem um guia de builds feito pelos próprios usuários do site.

Um exemplo de build:

Os guias e builds são o norte que você tanto precisa. Além de dicas preciosas de como se comportar no jogo com aquele campeão, você vai ter acesso a uma lista de itens recomendados para o personagem, como distribuir seus pontos de talentos e que runas comprar. Para o iniciante do LOL, esse tipo de conhecimento é indispensável.

Tudo bem, mas toda vez que for jogar eu preciso consultar o site? Não, seu noob. Basta que você entre no LOL e, dentro do seu perfil de invocador, crie personalizadas de arsenal (para os itens) e talentos (para distribuir os talentos conforme recomendado).

E as Runas? Bem, os jogadores experientes são unânimes em dizer: Não gaste com runas até chegar ao level 20. Antes do level 20, você não vai poder comprar as runas mais eficientes. Então pra que gastar duas vezes? Eu estou seguindo este conselho à risca.

Um pouco de estratégias para iniciantes

Não é porque somos iniciantes no LOL que podemos nos dar ao luxo de desconhecer os princípios estratégicos básicos do jogo. É claro que é muita pretensão minha me colocar no patamar de poder dar “dicas” estratégicas aqui. Deste modo, resolvi pesquisar e consultar os jogadores mais experientes e o resultado do que “aprendi” está compilado aqui.

Sobre as Lanes

Top: Normalmente ocupada por jogadores com bastante vida e que causam bastante dano (Jax, Zed). O foco inicial deve ser um farm competente para aquisição de itens. Normalmente são os jogadores que iniciam as team fights.

Mid: É onde acontecem a maior parte dos confrontos no jogo. Geralmente quem passeia por ali são os assassinos e magos. O uso das sentinelas é importantíssimo.

Bot: Via de regra, sempre vão dois no Bot, Suporte e ADCarry. O farm é importantíssimo pro ADC e ele tem que ser o cara do time que todo mundo sabe que será eficiente em matar.

Jungle: É o jogador que não ocupa uma linha essencialmente, mas se movimenta por todos os lugares do jogo. Sentinelas são importantíssimas também, além de evitar que os inimigos se utilizem dos buffs (barão, dragão e outros) do jogo.

Sobre os Buffs

Os buffs são personagens não jogáveis no mapa que, ao serem eliminados, garantem ao time ou a quem o matou vantagens em ouro, vida, mana ou poder de habilidade.

Baron Nashor: é o principal e mais difícil buff do jogo. Eliminar o Baron vai garantir ao time poder de habilidade (40), poder de ataque (40), aumento de regeneração de vida e de mana. Garante também 900XP e 300 gold pra geral.

Blue (Cresto f the Ancient Golem): garante regeneração de mana e diminuição de tempo de recarga ao campeão que matar o monstro.

Red (Blessing of the Lizard Elder): garante maior dano físico ao campeão que mata o monstro. Ideal para jungles aumentarem seu poder de farm.

Dragão: Segundo buff mais poderoso, garante ouro e XP para o time.

Existem outros buffs espalhados no mapa. Para uma visão detalhada do assunto, consulte o guia oficial do jogo, clicando AQUI.

Sobre as sentinelas

Sentinelas (wards) são itens que são carregados por seu campeão e que servem para dar maior visibilidade no mapa e prever a chegada e emboscada de inimigos. Elas também servem para teleporte no caso de campeões que optam por começar com esta habilidade.

Jogue contra um time que usa as sentinelas de forma adequada pra ver o que é um Alemanha X Brasil.

Existem vários tipos de sentinela e lugares onde elas devem ser posicionadas (veja as figuras abaixo):

Sempre pense no jogo com as wards, elas vão ajudar bastante o time a dominar as ações ofensivas durante o prélio. Consulte informações detalhadas sobre o assunto clicando AQUI.

Os dez mandamentos para o iniciante do LOL

  1. Não terás outros MOBA´s diante de mim: Aprenda e foque no LOL para que sua evolução aconteça mais rápido.
  2. Não escolherás para ti um campeão equivocado: Comece com calma, se contentando com sua pequenês. Não adianta tentar ser de cara o maior matador do time se você nem sabe jogar direito. Tenha paciência e escolha com sabedoria.
  3. Não avançarás contra o inimigo em vão: De nada adianta ter pressa e avançar sobre os inimigos no intuito de matar todo mundo. Avance na hora errada e o resultado será só um: a morte precipitada.
  4. Lembra-te do bom last hit para nele focar: Last hit nos minions, sempre. Sem ouro, sem itens.
  5. Honra tua build e talentos: Se você quiser vida longa, não basta honrar pai e mãe. A build no LOL também é importantíssima pra que você prolongue seus dias na arena.
  6. Não morrerás: Evite morrer, isso só ajuda o inimigo a ter mais dinheiro e fazer mais itens.
  7. Não travarás a câmera: Jogar de câmera travada atrapalha bastante sua visão de jogo. Foque em aprender a jogar com a câmera solta.
  8. Não manjarás: Bancar o manjester as vezes só atrapalha. Sempre tenha em mente que o aprendizado é infinito e que você não sabe tanto assim. Procure ajudar quando preciso e ouvir sempre. Mas sem agredir.
  9. Sempre wardarás: Lembre-se da importância das sentinelas no jogo.
  10. Não cobiçarás lane ou kills: Tenha em mente que todas as funções são importantes no jogo. O campeão com mais dano vai ser aquele que vai se sobressair na matança e ele não é necessariamente você. Aproveite sua experiência e seu aprendizado nos diversos papéis e diversas possibilidades que o jogo oferece. Sua experiência será mais divertida assim.

League of Legends é um convite à diversão com os amigos e um desafio para os apaixonados por estratégia. Sem dúvidas, uma experiência viciante.

Links úteis

  • Guia oficial para iniciantes do League of Legends – LEIA AQUI.
  • Glossário de termos – CONSULTE AQUI.
  • Matéria do Techtudo utilizada como consulta para este post: Entenda as funções de cada membro de um time – LEIA AQUI.

Este guia não seria possível sem:

Oprofeta69: O grande incentivador dentre meus amigos que jogam LOL. Nunca se nega a jogar “mais uma”;

Kentcomell: Me ensinou pacientemente os primeiros passos. Volibear matador;

Musang: A mente por detrás das viradas mais gloriosas do time dos amigos. Mas não espere dele conselhos carinhosos. Com ele, as vezes, você vai aprender na porrada;

DonBononi: Deu um dos conselhos mais sábios pra mim, “não morrer, não morrer e não morrer”;

Telmocamargo: O que seria das partidas de LOL sem seus momentos explosivos?

Davi Albergoni
Careca, católico, beatlemaníaco, são paulino, casado e pai de duas gatas vira-latas.