Dia Mundial da Conscientização sobre a Acessibilidade

Hoje, 20 de Maio de 2021, celebramos o Dia Mundial da Conscientização sobre a Acessibilidade, e se existem alguém que faz um trabalho de excelência com relação à acessibilidade é a divisão Xbox. Atualmente as opções de acessibilidade são diversificadas, boa parte graças aos desenvolvedores tanto de software quanto de hardware. Estes esforços visam pessoas que possuem algum tipo de deficiência, para que possam desfrutar de toda a diversão que o Xbox proporciona.

Estima-se atualmente que no mundo todo existam mais de 400 milhões de jogadores com algum tipo de deficiência, sabendo disso a divisão Xbox se preocupa em sempre oferecer a melhor experiência possível para que estes jogadores especiais se divirtam como qualquer outra pessoa. Para atingir este marco os especialistas em acessibilidade da divisão Xbox focam suas ações em três frentes, promover a inclusão destes jogadores na comunidade por meio de feedback, melhorar a acessibilidade por meio de design diferenciado e criar produtos que permitam a inclusão de novos jogadores.

Porém para que isso seja possível é necessário suporte e feedback de quem vive e respira acessibilidade, um bom exemplo disso é a Ablegamers, uma instituição que atua há mais de 15 anos pela acessibilidade nos videogames, seja distribuindo gratuitamente controles adaptados de videogame para que pessoas com deficiência também possam jogar, como atuando junto aos desenvolvedores para que tornem seus jogos mais acessíveis. A Ablegamers também atua no Brasil, sendo representada pelo Christian Bernauer, o Chrizeba, figura muito querida na comunidade de games do Brasil, sendo conhecido pelo seu importante trabalho na entidade e também pelo seu amor aos games, em especial o Xbox.

Como fãs de Xbox e principalmente de jogos de um modo geral, nós temos a consciência de que os videogames tem o poder de reunir pessoas, criar comunidades e conectá-las por meio das experiências online. Nossa missão como comunidade é ajudar estes jogadores com deficiência para que possam jogar onde e como quiserem, conhecer novos jogadores, quem sabe fazer novas amizades.

Para celebrar o Dia Mundial da Conscientização sobre a Acessibilidade (GAAD), o portal News Xbox elaborou um post compartilhando tudo o que tem sido feito para conectar estes jogadores super especiais com a comunidade Xbox, confira o post na íntegra. Aproveite também para conferir o trabalho da Ablegamers e as ações realizadas em solo brasileiro com o apoio do Chrizeba, inclusive a sua participação no episódio 35 do Podcast do Gamemania.

Celebre e ajude os jogadores com deficiência a fazerem parte da nossa grande comunidade Xbox!

Leia Mais
Lançamento: The Pew Pew Bundle Vol. 1 disponível no Xbox