A falta de autonomia criativa e relação conturbada com a Crystal Dynamics seriam os principais problemas.
O estúdio que tinha tudo para ser o verdadeiro Dream Team de talentos desenvolvedores de jogos, entrou em crise e viu mais da metade da equipe de desenvolvimento principal que trabalha atualmente no novo Perfect Dark deixar a empresa.
O artigo publicado pelo VGC, apurou que vários perfis do LinkedIn de ex-funcionarios foram atualizados e o perfil oficial do estúdio conta atualmente com menos de 50 profissionais. As saídas mais importantes são do diretor do jogo Dan Neuburger, o diretor de design Drew Murray e o líder de level design Chris O’Neill.
VGC sources also claim that the participation of Crystal Dynamics in the development of Perfect Dark might have triggered a soft-reboot of the project and pushing it further away from release
The Initiative’s management on the other hand is confident in the current team pic.twitter.com/Ib0emIKr5V
— Nibel (@Nibellion) March 15, 2022
A parte curiosa desta debandada coincide com a chegada da Crystal Dynamics para ser co-desenvolver de Perfect Dark em setembro de 2021. Alguns ex-desenvolvedores entrevistados pelo VGC citam como fator principal da saída do estúdio a “falta de autonomia criativa”. Por outro lado a The Initiative respondeu que está confiante na equipe atual e também na contratação de novos talentos.
“Desejamos a todos os nossos ex-colegas o melhor, e estou confiante na equipe que temos, nos novos talentos se juntando e mal podemos esperar para compartilhar mais com os fãs.” disse o chefe do estúdio Darrell Gallagher.
O reboot de Perfect Dark foi muito comemorado pelos fãs, porém os problemas de produção e relacionamento interno na The Initiative estão começando a preocupar. Será que até a E3 teremos novidades positivas sobre o projeto?