Caixa Indie: Super Mombo Quest

Os jogos de plataforma evoluíram muito nos últimos anos. Cada um com suas características e peculiaridades. Alguns projetos vingaram e se tornaram franquias de sucesso. Outros não tiveram o mesmo êxito e caíram no limbo do esquecimento.

  • No Caixa Indie dessa semana falaremos sobre o jogo Super Mombo Quest do estúdio carioca Orube Game Studio. Um projeto que ainda está em desenvolvimento, mas que se mostra muito promissor.

Ele é um game de plataforma que mistura o gênero metroidvania com as mecânicas clássicas de um arcade. Onde o objetivo é avançar pela fase e ao mesmo tempo conseguir o combo perfeito, através de uma movimentação rápida e precisa.

O Rei dos Pesadelos

A história

O Rei dos Pesadelos, um mal mais antigo que o próprio tempo, desperta com uma fome milenar. Uma ameaça para todos os mundos, até para a menor das criaturas.

Tomé, o mestre da Ordem dos Guardiões, parte em busca do herói profetizado para conseguir impedir a destruição total.

O que ninguém esperava é que esse herói seria o dócil Mombo! 

Explorando a demo

O estúdio carioca disponibilizou uma demo para experimentarmos o game, se você quiser testar também, basta clicar aqui. Ao terminar o download, que é pequeno, iniciei a minha jornada no mundo de Subrosa.

Assim que iniciei o título, uma linda introdução feita em pixel art começou. Eu particularmente adoro esse estilo de gráfico. Nele vemos um pouco da história e a descoberta do herói profético: Mobo. Depois disso, somos levados pelo mestre Tomé para a primeira fase.

O mestre Tomé nos ajudará na nossa aventura.

As primeiras áreas servem de tutorial do game, onde o mestre nos ensinará aos poucos os comandos básicos e as mecânicas possíveis de serem executadas durante a jogatina. Logo abaixo listarei algumas das habilidades do nosso querido Mombo:

  • Pulo: temos o pulo simples e também o pulo duplo;
  • Impacto: habilidade usada para quebrar blocos no chão. Ela pode ser usada também em cima de inimigos, que farão com que o nosso personagem seja lançado ainda mais alto no ar;
  • Lançar para frente: habilidade usada no chão. Ela permite que o Mombo de um salto grande para frente;
  • Agarrar-se a parede: o Mombo se prendera a parede com a língua, deslocando para baixo bem devagar. Podemos combinar o pulo com essa habilidade para subir em lugares altos;

Todas as áreas, até onde joguei, possuem pequenos objetivos, que se concluídos nos darão como prêmios moedas Mombo. Eu usei essas moedas para liberar novas áreas, antes bloqueadas por uma parede cinza.

Derrote os inimigos antes que a barra de combo esvazie.

Alguns objetivos são simples, outros poderão ser um pouco mais trabalhosos como a purificação dos totens de teletransporte. Os simples se limitam a coletar todos os cristais da área ou derrotar todos os inimigos antes que a barra de combo esvazie.

Fora isso, teremos a oportunidade de resgatar alguns personagens que se encontram presos em jaulas. Essas criaturas moram em algumas casas em Subrosa. Se conseguirmos salvar todos de uma mesma casa, receberemos uma quantidade significativa de cristais. Eu consegui resgatar uma casa inteira, foi bem interessante.

Amiguinhos resgatados com sucesso.

Eu consegui coletar ao todo 37 moedas Mombo e purifiquei apenas um totem de teletransporte. Eu encontrei dois totens, mas um deles eu não consegui concluir os 24 hits antes que a barra de combo esvaziasse. Pretendo fazer isso em breve.

Além da demo no Steam, temos uma demo disponível no Android. Eu joguei essa também e vou ser bem sincero: que jogabilidade incrível. Fazia tempo que eu não jogava algo tão bom no celular.

Tanto no PC, como no celular, os controles são precisos e respondem rapidamente aos comandos. A HUD do game está muito bem feita e localizada. O mapa é simples, mas atende ao propósito de nos localizarmos. Além disso, podemos através dele ver onde deixamos de pegar uma moeda Mombo.

O vendedor.

O jogo ainda está em desenvolvimento e provavelmente será lançado em 2021. Na minha opinião o título tem TODOS os elementos para ser um grande sucesso. Não pense que o jogo será fácil, nessa demo já dá para perceber que para coletar TUDO teremos que superar certos desafios. E eu simplesmente adoro isso. Outro ponto que esqueci de comentar é que como todo bom metroidvania, nele é possível expandir as habilidades do personagem através de upgrades. Espero poder jogar a versão completa no futuro.

Sobre o estúdio

A Orube Game Studio foi fundada em 2017 na cidade de Niterói, Rio de Janeiro. O nome Orube deriva do tupi-guarani, e significa alegre, feliz, rindo. Palavras que não só refletem a personalidade do estúdio e de seu fundador, mas também simbolizam nossa missão: levar o espírito lúdico dos jogos para qualquer tipo de pessoa, através de produtos simples, acessíveis e super divertidos.

Fundação: 2017
Website: www.orubegamestudio.com
Contato para Imprensa/Negócios: contato@orubegamestudio.com
Mídias Sociais: Twitter | Instagram

Leia Mais
Ubisoft anuncia DLCs para Assassin’s Creed Valhalla