Caixa Indie: Savage Halloween

O cenário de jogos nacionais tem evoluído muito nos últimos anos. Lamentavelmente muitos projetos passam batidos do grande público. Uns sofrem com o orçamento apertado, inviabilizando campanhas de marketing mais eficientes, outros dependem fortemente do boca a boca. O segundo, para alguns desenvolvedores, tem sido a melhor opção.

O Caixa Indie nasceu justamente para apoiar esses estúdios que necessitam de uma vitrine, mas que não possuem o orçamento necessário para isso. Para a nossa alegria um pequeno movimento de divulgação apareceu nos últimos dias, onde grandes portais de games passaram a dar mais atenção ao cenário brasileiro. Bom para os estúdios, pois os seus projetos ganham visibilidade, bom para nós, que teremos  a oportunidade de conhecer novos jogos.

Biolab Wars

Infelizmente projetos interessantes acabam caindo no limbo do esquecimento, muitos se quer chegam ao conhecimento do grande público, resultado do que foi exposto nos primeiros parágrafos ou por conta do tsunami de lançamentos no Steam. Foi o meu caso com o Biolab Wars, título lançado no dia 23 de agosto de 2019. Eu não fazia ideia de que esse game existia, mas quando o vi pela primeira vez, fiquei encantando, principalmente com o estilo gráfico dele, que remete a era de ouro dos consoles de 8 bits.

Empolgado com o jogo, resolvi buscar mais informações sobre o estúdio responsável pelo desenvolvimento, foi quando cheguei no 2ndBoss. Um estúdio localizado em Santa Catarina, formado por dois caras barbudos, que adoram jogos retrô. Eles lançaram alguns títulos nos últimos anos: Biolabs Wars, Missile Escape e o jogo do Caixa Indie de hoje o Savage Halloween.

Lulu, James e Dominika

A revolta dos monstros

Todos os anos os monstros são convidados para a grande rave de 24hrs de Halloween, mas dessa vez ninguém voltou para casa, pois um vampiro malvado usou um feitiço para bloquear a passagem de retorno ao além pois, segundo ele, a festa não poderia parar.

Entre os convidados, James, um fazendeiro que teve seu descanso eterno interrompido, pegou sua espingarda e decidiu pôr fim à baderna. Mas ele não fará isso sozinho, terá dois companheiros que o ajudarão nessa terrível missão:

  • Lulu: lobisomem que não tem certeza se é um homem que sonhou que era um cachorro, ou um cachorro que sonhou que era um homem;
  • Dominika: filha do Lorde das Trevas festeiro, Dominika é uma geek das profundezas que quer urgentemente voltar para casa para ver sua série favorita.
Seleção de personagens

Conhecendo o jogo

Savage Halloween foi lançado originalmente para os Pcs, tendo recebido recentemente (15 de abril de 2021) uma versão para os consoles. O título possui características de um jogo de plataforma, com mecânicas clássicas e ideias modernas.

Lembra um pouco os jogos da série Contra, mas com menos inimigos na tela e mais focado nas plataformas. No game é possível escolher um dentre três personagens: James, Lulu ou Dominika.

Eu curto muito jogos do gênero plataforma, principalmente quando há a possibilidade de escolher mais de um personagem. Mas essa empolgação desaparece RAPIDAMENTE, quando o estúdio opta por apenas usar sprites diferentes, deixando todo o resto igual.

Esse não é o caso do Savage Halloween, onde cada um dos personagens tem um poder especial ou uma habilidade diferenciada. Eu iniciei o game com o James e em seguida troquei para o Lulu e por  fim a jovem Dominika. Basicamente os personagens compartilham as seguintes características:

  • Pulo: simples e duplo;
  • Munição normal: disparos com orientação reta.
  • Munição morcegos: três morcegos são disparados ao mesmo tempo, um na diagonal superior, um no meio e outro na diagonal inferior.
  • Munição do sapo: munição útil para ser usada em lugares apertados, pois o sapo fica quicando de um lado para o outro até atingir o inimigo.
  • Munição do frango: um frango que fixa no inimigo ou parede, explodindo depois de alguns segundos.

Já a habilidade especial depende do personagem escolhido, por exemplo, o James tem a habilidade de lançar granadas com o formato de abóboras, o Lulu dispara uma garra no formato de energia e a Dominika lança uma quantidade significativa de morcegos para todos os lados.

Além da habilidade especial, a Dominika tem dois poderes: planar e recuperar a energia. O primeiro basta pressionar o botão de pulo 3 vezes, sendo que a terceira vez você deve manter o botão pressionado. Para recuperar a energia é só usar a habilidade especial dela, assim que os morcegos tocarem em um inimigo, o HP dela será recuperado.

Metralhando o papai noel

Jogabilidade refinada

Os comandos são simples e muito intuitivos. Com poucos minutos de jogo você dominará as habilidades e os movimentos de cada um dos personagens.

Os controles tem uma resposta excelente, condizente com o gênero plataforma, que exige rapidez e precisão em algumas situações. O pouco que joguei, senti que todas as minhas falhas tiveram origem no meu descuido com determinadas situações.

Ao todo temos sete fases, distribuídas em um pequeno mapa. Cada uma delas tem uma boss fight. Eu finalizei 3 e tive excelentes combates. Uma coisa que me chamou a atenção, é que podemos revisitar a fase, com um personagem diferente, sem a necessidade de resetar o jogo.

Momento navinha

Outro ponto é a variedade de estilos em um mesmo jogo. Por exemplo: temos momentos de plataforma com ação e em seguida estamos em cima de uma vassoura de bruxa no maior estilo jogo de navinha. Eu adorei isso, um pouco mais pra frente temos outra situação que lembra um pouco o Battletoads.

Eu recomendo fortemente que joguem o Savage Halloween, estou adorando o game e curtindo cada pixel apresentado na tela. Ao meu ver, vale muito a pena o valor investido nele. O game está disponível para o Xbox One, PS4, PC (Steam) e Nintendo Switch.

Trailer

Sobre o estúdio

O estúdio 2ndBoss foi fundado em 2017 e está localizado em Santa Catarina. Ele é formado por dois caras barbudos que adoram jogos antigos e boas risadas.

Website: https://2ndboss.com/index.html
Contato para Imprensa/Negócios:  support@2ndboss.com
Mídias Sociais: Facebook | Twitter | Instagram

LANÇAMENTO
15/04/2021
DESENVOLVIDO POR
2NDBOSS
PUBLICADO POR
QUByte Interactive
COMPRE AQUI

Leia Mais
Novos jogos chegando ao Game Pass