Caixa Indie: Josh Journey – Darkness Totems

Há muito o que explorar no cenário brasileiro de jogos, se eu fosse listar a quantidade de projetos em desenvolvimento ou que foram lançados recentemente, com certeza esse texto ficaria longo demais.

Um bom lugar para encontrarmos novos títulos são as feiras anuais, como por exemplo, a Brasil Game Show. Infelizmente a última edição (presencial) foi cancelada e provavelmente a edição de 2021 seguirá no formato digital. A maior feira da América Latina vem aumentando o espaço destinado aos estúdios indies e foi lá que eu conheci o fantástico Josh Journey: Darkness Totems.

Eu achei o jogo fantástico, mas o que me marcou mesmo na época, foram as animações dele. A impressão que eu tinha que aqueles personagens haviam saído diretamente de uma animação famosa da TV. Pesquisando um pouco mais sobre o projeto, descobri que o estúdio responsável pelo jogo é especialista em animação. Você percebe isso com poucos minutos de gameplay.

Caixa Indie de hoje será sobre ele, um beat n’ up muito promissor, que tem tudo para conquistar os fãs do gênero.

Tela inicial do jogo Josh Journey Darkness Totems

A história e os heróis

O Mundo das Províncias está infestado por monstros-pesadelos do Mundo dos Sonhos. A Sombra da Escuridão, que é a entidade que controla o lado Obscuro dos Sonhos está enviando suas criaturas e construindo Totens da Escuridão para controlar as quatro províncias principais: Vento, Água, Deserto e Industrial. Assim, o objetivo principal dos heróis é lutar contra as forças do mal, destruir os totens e retornar a paz e harmonia no mundo.

Cada herói em Josh Journey tem habilidades únicas, como ataques corpo a corpo usando espada e martelo ou também ataques à distância com magia ou armas de fogo. O jogador pode escolher entre quatro heróis em uma campanha local para jogar com amigos!

Cena animada com o personagem Josh

Josh, o Guerreiro, usa o elemento Vento. Ele tem grande destreza, favorecendo ataques rápidos e decisivos e capacidade de se deslocar rapidamente. Seu combate aéreo é bem desenvolvido.

Animação da personagem MelinaMelina, a Maga, usa o elemento Água. Possuindo um toque ligeiramente arcanista, ela possui impressionantes projéteis de longo alcance, diminuindo os espaços de ataque corpo a corpo dos seus inimigos. Ela também possui uma grande capacidade de controle e poderes de suporte opcionais que ajudam muita a equipe.

Animação do personagem FarquolFarquol, o Nômade, usa o elemento terra. Ele é um herói durão que faz parte de uma comunidade mística e tribal. Seus ataques, no entanto, tendem a ser mais lentos e mais difíceis de acertar, colocando um golpe maior como contraponto.

Animação do personagem Z.O.ZZ.0.Z , o Robô Multitarefa, usa o elemento fogo. Apresenta um amplo conjunto de habilidades, como
projéteis explosivos a longa distância e bombas, oscilando suas capacidades entre meios violentos e
o uso inteligente de adereços.

Farquol e Melina andando no primeiro cenário

Explorando o game

Após uma belíssima introdução animada, iniciaremos um pequeno tutorial, onde aprenderemos os comandos mais básicos do game: ataque, troca de personagens, pulo e ataque forte. A movimentação é bem tranquila e muito bem animada (vou repetir isso várias vezes). Um dos diferenciais desse jogo é a possibilidade de trocar de personagens a qualquer momento.

Isso pode ser feito usando os botões LB/RB ou o analógico direito: para cada direção que apontarmos o controle, ele selecionará um personagem. Um recurso muito útil, que ao meu ver, trás uma agilidade ENORME durante os combates mais intensos.

Assim que finalizamos a fase de treinamento, o monstrinho Gus, nos conduz ao santuário da Grande Deusa. Lá poderemos restabelecer a energia de todos os heróis, ressuscitar um dos companheiros que tenha morrido durante a fase ou comprarmos novas habilidades para os nossos personagens.

Mapa do jogo, com a rota contendo todas as fases da Província do Vento.
Mapa do jogo

Depois de aproveitarmos as regalias do santuário, partimos rumo ao primeiro Totem Amaldiçoado. As fases estão organizadas em um mapa de fácil visualização e podemos voltar aos estágios concluídos a hora que quisermos, principalmente o santuário, local que visitaremos com uma certa frequência.

Outro momento incrível desse jogo foi a execução do mega especial. Você coleta um item brilhante que permitirá ao personagem executar uma animação incrível, que culminará na derrota de todos os inimigos ao seu redor. Cada um dos personagem tem o seu próprio mega.

Josh Journey: Darkness Totems está em modo de acesso antecipado, ou seja, muita coisa pode mudar nos próximos meses. Caso você tenha adquirido o game, ajude o estúdio nessa fase tão importante, enviando informações sobre problemas ou bugs que você encontrou durante o gameplay.

Eu estou adorando o game e espero que ele atinja o máximo de jogadores, principalmente os fãs do gênero beat n’ up. Lembrando que o game está disponível atualmente na Steam, para mais detalhes, clique aqui.

Trailer com gameplay

Trailer animado

Sobre o estúdio

Provincia é um estúdio especializado em ilustração e animação do Brasil criado pelos irmãos Guilherme & Iuri Araújo. Participaram do Programa International Summer School em Animação de Personagens em GOBELINS, l’école de l’image, Paris / França (2012).

Além disso, o Provincia Studio produz projetos independentes como games e curtas de animação que participam de diversos festivais e eventos pelo mundo como Anima Mundi (SP / RJ – Brasil), Encounters (Bristol – Reino Unido), ANNY Animation Nights (EUA) e Short Film Corner / Festival de Cannes (França) com prêmios no Festival de Curtas de Berlim (Alemanha), LAFA (Los Angeles Film Awards) e US Hollywood Int´l Golden Film Awards .

Logo do estúdio Provincia Studio

Website: http://provincia.network/
Mídias Sociais: Facebook | Twitter | Instagram | Youtube