Análise – Star Wars Outlaws

Última atualização:
Lançamento
30/08/2024
Desenvolvido por
Massive Entertainment
Publicado por
Ubisoft

Há muito tempo, em uma galáxia muito, muito distante os jogos da franquia Star Wars de George Lucas sofriam com um acordo de exclusividade firmado com a Electronic Arts. Apesar de reconhecer a qualidade de vários títulos, como Battlefront e Star Wars JEDI (os mais recentes), essa exclusividade nunca foi vista como positiva pois restringe a criatividade de outros pontos de vista.

Falando sobre os jogos mais recentes, desde à polêmica da lootbox em Star Wars Battlefront II, a Lucasfilm Games se viu forçada a abrir as portas para que outros estúdios tivessem a oportunidade de mostrar sua criatividade e produzir seus próprios jogos da franquia Star Wars. Eis que em janeiro de 2021 a Ubisoft conseguiu a licença e anunciou Star Wars Outlaws. O jogo seria desenvolvido pela Massive Entertainment, a mesma responsável por The Division, e seria lançado parara PC, PS5 e Xbox Series X/S, inclusive o jogo foi mostrado durante a Xbox Games Showcase em junho de 2023.

Desde então a expectativa para o lançamento de Star Wars Outlaws só cresceu, principalmente pela premissa de ser o primeiro jogo de mundo aberto baseado no universo de Star Wars, apesar de que eu sempre considerei Star Wars Galaxies (2003) um open world. Enfim, era o sonho dos fãs da franquia tornando-se realidade.

Crédito: Divulgação/Ubisoft Brasil

O primeiro que destaco em Star Wars Outlaws é que a Massive Entertainment conseguiu fazer a exploração espacial ser executada da maneira certa. Se você jogou Starfield da Bethesda no ano passado, e não é um daqueles fãs chatos xiitas, vai concordar que o jogo decepcionou em diversos pontos, principalmente na questão da exploração espacial que não brilhou como foi vendido. Em vez de pilotar sua nave e pousar em um planeta para explorar, Starfield apenas apresentou aos jogadores telas de carregamento enfadonhas! Sem esquecer de mencionar a questão de que o jogo não permite aos jogadores explorar os planetas utilizando veículos.

Podemos dizer que Star Wars Outlaws, neste ponto, é mais parecido com o criticado No Man’s Sky porque a protagonista, Kay Vess, utiliza livremente sua nave para viajar para todos os tipos de planetas existentes no jogo. Em Star Wars Outlaws os jogadores podem sair voando da atmosfera do planeta até chegar ao espaço, sem as chatas telas de loading presente em Starfield. Star Wars Outlaws também permite que o jogador utilize um hiperpropulsor para viajar na velocidade da luz sem precisar ficar reabastecendo o combustível toda vez.

O segundo ponto importante que gostaria de destacar são os veículos, logo no início da aventura Kay Vess já tem acesso a uma speeder bike, o que lhe permite viajar longas distâncias e explorar diferentes áreas do planeta. Logo no início podemos explorar o planeta Tatooine e visitar lugares icônicos como a cidade de Mos Eisley e o palácio de Jabba the Hutt, entre outros lugares.

Crédito: Divulgação/Ubisoft Brasil

Logo no início da aventura é possível perceber o “tamanho” de Star Wars Outlaws, seja pela quantidade de habitantes dos planetas, a riqueza dos detalhes dos locais, o clima da galáxia etc. Confesso que quando o jogo foi anunciado eu fiquei com os dois pés atrás, porém quando soube que seria produzido pela Massive Entertainment eu já fiquei mais animado, quem jogou The Division (pelo menos o primeiro) sabe do que estou falando. A quantidade de informações e detalhes de Nova Iorque é surreal, imagine como seria o universo Star Wars nas mãos deles? Pois bem, eles fizeram um ótimo trabalho e superaram minhas expectativas, inclusive os gráficos são bastante impressionantes para um jogo deste escopo, principalmente considerando o tamanho de cada planeta.

A história de Star Wars Outlaws se passa entre os eventos de “O Império Contra-ataca” e “O Retorno de Jedi”. Sem querer ser o estraga prazeres dos spoilers, eu direi apenas que os fãs da franquia, assim como eu, vão ficar empolgados em encontrar alguns personagens familiares da franquia durante a sua jornada pelo submundo do jogo. Confiem, a aventura fica cada vez melhor conforme o jogo progride.

Sobre a protagonista, Kay Vess tem a ambição de tornar-se uma das criminosas mais procuradas da galáxia, durante o início da história ela conhece um homem que a recruta para realizar um grande roubo e a partir daí sua vida nunca mais será a mesma. Apesar de parecer um pouco manjada, o que eu mais gostei na história de Star Wars Outlaws é que ela não é sempre previsível. A possibilidade de escolher para qual sindicato do crime a protagonista vai trabalhar faz com que algumas escolhas sigam um rumo diferente durante a aventura, sem mencionar que Kay Vess não é simpatizante da Aliança Rebelde, o que adiciona um tempero extra nos embates durante a aventura.

Crédito: Divulgação/Ubisoft Brasil

O terceiro ponto que me agradou bastante foi a jogabilidade, a Massive Entertainment utilizou toda sua bagagem em The Division parar criar uma experiência interessante. Existem duas maneiras de você jogar, a primeira, e mais utilizada, é controlando a personagem de pé, estilo Assassin´s Creed, só que melhor. Digamos que a furtividade não é ponto forte de Kay, na verdade ela é bastante desajeitada, realizando ataques que na maioria das vezes alertam inimigos próximos. O combate corpo a corpo também não é tão real, na verdade em alguns momentos parece surreal, ainda mais quando ela (magricela e fraca) nocauteia com as próprias mãos um Stormtrooper de capacete.

Kay utiliza o blaster como sua única arma durante toda a aventura, em alguns momentos ela pode roubar rifles de assalto e precisão de algum Stormtrooper, porém a munição é limitada, diferente do blaster. Eu não sou um grande fã de comparativos, mas neste caso é impossível não comparar a jogabilidade de Star Wars Outlaws com o grande clássico da Ubisoft, Assassin´s Creed, e bem, Star Wars Outlaws tem uma jogabilidade muito melhor na minha opinião.

Outro pequeno detalhe, pequeno mesmo, que deixa a jogabilidade ainda melhor é a utilização de Nix, o bichinho de estimação de Kay. Nix é muito útil e pode ser utilizado para realizar várias ações da personagem, porém com muito mais leveza e furtividade, como destrancar portas, distrair inimigos, roubar objetos ou até mesmo atacar inimigos.

Grande parte da jogabilidade de Star Wars Outlaws envolvem quebra-cabeças, onde Kay deve explorar áreas gigantescas, incluindo escaladas e lutas contra inimigos ao melhor estilo Tomb Raider. Outro ponto da jogabilidade é que, as vezes, você será forçado a hackear portas e computadores para obter informações. Confesso que essas partes foram bastante chatas, principalmente porque o processo de hackear não é muito intuitivo. Porém felizmente eles podem ser ignorados nas configurações de acessibilidade, frustrando menos os jogadores.

Crédito: Divulgação/Ubisoft Brasil

A segunda maneira de jogar é utilizando os veículos. Como eu disse anteriormente, Kay recebe uma speeder bike logo no início do jogo, o que facilita bastante a exploração de grandes áreas e planetas. Porém faltou algo muito importante, o combate durante a condução da speeder bike, não é possível atirar enquanto estamos pilotando, a menos que Kay acumule adrenalina suficiente para executar um movimento especial. Outro ponto negativo é que você não pode roubar outros veículos, o recurso mais copiado dos jogos de mundo aberto não está disponível em Star Wars Outlaws. Chega soar bizarro, ainda mais que o jogo é focado em uma personagem fora da lei que não pode roubar veículos? enfim, não é possível.

Além da speeder bike, Kay também tem a sua própria nave espacial. As batalhas espaciais são rápidas e visualmente muito bonitas. O controle da nave durante a batalha é simples e intuitivo, você não vai ter problemas para mirar nos inimigos e explodir suas naves. Como um fã da franquia, que assistiu todos os filmes e jogou praticamente todos os jogos, inclusive os antigos, é muito legal ver um combate espacial frenético e ao mesmo tempo simples, como um jogo de Star Wars deve ser.

Embora Star Wars Outlaws tenha me agradado em muitos aspectos, ainda existem algumas falhas, como a questão da furtividade desajeitada da protagonista, a repetição de padrões de algumas missões e principalmente o mal posicionamento dos waypoints, que por muitas vezes desapareciam, forçando o reinício das buscas dos pontos.

Crédito: Divulgação/Ubisoft Brasil

Outro ponto, este eu apenas vi em análises de outros amigos e sites, foi com relação aos bugs que bloqueavam a progressão do jogo em determinados momentos. Eu joguei no Xbox Series X e felizmente não tive problemas, por isso não posso criticar, apenas alertar que isso pode acontecer de forma aleatória.

Vale a pena?

Como eu disse no começo da análise eu tinha dois pés atrás com Star Wars Outlaws quando ele foi anunciado, um jogo da franquia Star Wars fora da tutela da EA parecia algo desastroso, porém para minha surpresa Star Wars Outlaws é um jogo muito bom. Com mais pontos positivos do que negativos, Star Wars Outlaws mostra que existe liberdade criativa a ser explorada fora da bolha da Electronic Arts. Embora eu tenha gostado bastante dos gráficos e do mundo envolvente de Star Wars Outlaws, o combate furtivo deixou um pouco a desejar. Ainda assim, posso dizer que gostei mais do que achei que iria gostar, quem sabe um novo recomeço para os jogos da franquia mais amada dos cinemas. Que a força esteja com você Ubisoft!

Esta análise só foi possível graças a Ubisoft Brasil que gentilmente nos disponibilizaram uma cópia para avaliação do jogo, fica aqui o nosso agradecimento pela confiança. O jogo já está disponível para o Xbox Series X|S, PlayStation 5 e PC podendo ser adquirido por meio do link ao final desta análise.

Análise – Star Wars Outlaws
Conclusão
Star Wars Outlaws mostra que é possível ter um jogo de qualidade fora da bolha EA. O jogo tem uma ambientação incrível, gráficos competentes e um bom combate. Uma pena a furtividade ser desajeitada. Vale a pena para fãs e não fãs da franquia.
Gráficos
9
Som
9
Jogabilidade
8
Diversão
10
Prós
Ambientação Star Wars
Companheiro Nix
História com mudanças de cartéis
Contras
Furtividade desajeitada
Waypoints não funcionam
9
Ótimo
COMPRE AQUI A SUA CÓPIA DIGITAL DE STAR WARS OUTLAWS

Editor Chefe
Se inscrever
Notificar de
guest

0 Comentários
Mais antigo
Mais recente Mais votado
Feedbacks embutidos
Exibir todos os comentários