Os anos 90 foram especiais para um estilo de jogo específico, as aventuras “point and click”. Durante os tempos presenciamos novos estilos chegando ao mercado, estilos inclusive mais comerciais, deixando as aventuras point and click em segundo plano. Em 2007 a Telltale, estúdio especializado em jogos point and click, resolveu dar uma sobrevida aos clássicos da década de 90, contando novas histórias porém com os mesmos personagens, e um destes clássicos foi o caótico Sam e Max.
Quando falamos de aventura point and click, Sam e Max está abaixo apenas de Monkey Island na minha opinião. Durante minha infância joguei muito no PC e aproveitei como ninguém este gênero, e Sam e Max fazem parte da minha memória afetiva. Assim como no passado a dupla continua em perfeita sintonia, a história de Sam e Max Salvam o Mundo tem um roteiro muito bem elaborado e divertido.
A primeira temporada Sam e Max Salvam o Mundo, rendeu ótimos episódios recheados de conspiração, risadas e desafios. Após alguns anos temos a oportunidade de revisitar esse clássico remasterizado, a nova versão aprimora muito do que foi mostrado na versão original de Save the World. Mesmo ainda sendo dividido em episódios, o jogo pode ser baixado como um pacote único, agradando aqueles que gostam de ter tudo reúnido em um único jogo.
As patifarias são o ponto alto do roteiro, os diálogos continuam nada sutis, porém algumas piadas foram “remodeladas” para corresponder aos valores e sensibilidades dos dias atuais. O gameplay continua o mesmo, você precisa resolver quebra-cabeças ao melhor estilo point and click, sendo que eles estão incorporados em diversos cenários fechados como o escritório da dupla, uma boate e até mesmo a Casa Branca. Para resolver os quebra-cabeças devemos interagir com os objetos, sempre buscando combinações para solucionar os problemas. Boa parte dos quebra-cabeças são resolvidos com objetos que coletamos nos cenários ou então com respostas aos diversos diálogos disponíveis durante a aventura.
A parte visual também foi claramente aperfeiçoada, alguns problemas de borrões nas linhas do personagens foram corrigidos, bem como os níveis de sombra dos cenários. O jogo agora conta com o formato widescreen, o que permite melhor uso da iluminação e também cores mais vivas. As expressões de Sam e Max estão mais reais, aliada a melhoria da dublagem (veja abaixo) tudo fica mais natural. Praticamente tudo foi melhorado, porém sem abrir mão da arte original que fez do jogo um sucesso. Tudo está muito mais limpo, nítido e fluido, principalmente nas animações entre os cenários.
A dublagem também recebeu melhorias, com tantas linhas de texto, Sam e Max Salvam o Mundo tem uma melhor sincronização na fala dos personagens, o famoso lip sync. As vozes dos atores conseguem transferir a exata emoção e principalmente o humor característico da franquia. O ponto negativo fica por conta da ausência de legendas em português brasileiro, afinal um jogo como Sam e Max merecia isso, muitos quebra-cabeças tem a resolução ligada aos diálogos, o que limita a inclusão de novos jogadores que não tem domínio do inglês.
Sam e Max Salvam o Mundo é com certeza um dos aventures point and click mais hilários que já joguei. Os seis episódios apresentam situações típicas da história da franquia e super divertidas. Para um jogo que começou a divertir na década de 90, Sam e Max continua atemporal, rendendo boas histórias e momentos memoráveis de diversão no chato século XXI.
Esta análise só foi possível graças a Skunkape Games, que gentilmente nos disponibilizaram uma cópia para avaliação do jogo, fica aqui o nosso agradecimento pela confiança. O jogo já está disponível para Xbox One e Xbox Series X|S e pode ser adquirido por meio do nosso link afiliado no final desta análise.