Análise – Pawarumi

42

Se você curte um shoot ´em up diferente você não pode deixar de conferir Pawarumi, uma mistura do clássico Ikaruga com mitologia asteca, confira nossa análise!

Top Gun Asteca

Pawarumi é ambientado em cenários que remetem visuais astecas, algo como um “pré-mexico”, e sua protagonista Axo é a melhor piloto da “tribo”. Após ser possuída por uma raça alienígena ela destrói boa parte do povoado e após recuperar a consciência e ver toda a confusão causada sai em busca de vingança.

Axo é praticamente um Maverick de TopGun na versão feminina, a bordo da sua nave, Chukaru, ela vai utilizar todos recursos possíveis e um gigante arsenal, para destruir os aliens e resgatar sua dignidade. Convenhamos que a história é bem clichê e não muito complexa, sempre apresentando-se por meio de flashbacks onde a protagonista, ainda, está sob contato dos aliens.

Shoot ´em Up tático

Inicialmente Pawarumi parece ser um simples shoot ´em up tradicional. Porém, conforme o jogo avança somos apresentados a uma nova mecânicas, elementos táticos que de forma muito criativa acrescenta um toque de estratégia ao tiroteio convencional.

O jogo possui diferentes tipos de munição, alguns são mais efetivos em certos inimigos outros nem tanto, tudo muito bem dividido em cores, as combinações são realizadas em tempo real conforme o inimigo se apresenta. A Chukaru possui três tipos de ataque divinos, os chamados Trinity, são eles: Condor (feixe azul), Serpent (metralhadora verde), e Jaguar (mísseis vermelhos).

A combinação destes ataques tem um efeito diferente sobre os inimigos, por exemplo: inimigos azul recebem mais dano da cor vermelha (Jaguar), inimigos na cor vermelha recebem mais dano de tiros azul (Condor) e assim sucessivamente. A mecânica é simples, porém acrescenta mais imersão não apenas ao jogo, mas principalmente aos combates.

Um novo clássico?

As mecânicas de combate de Pawarumi o destacam dos demais shoot ´em up presente no mercado, o pessoal da Manufacure 43 foi além do simples “jogo de tiro de navinha”, graças as novas mecânicas. Para se dar bem no jogo você precisa combinar as mecânicas de ataque para sempre manter as barras SHIELD e SUPER preenchidas.

Uma mecânica para manter o SHIELD sempre completo é aumentando o poder de fogo do inimigo, utilizando munição da mesma cor, a sua nave entra em modo BOOST. A barra SUPER é responsável por ataques em larga escala, aqueles de limpar a tela, para mantê-la cheia você utiliza a mecânica DRAIN, onde seus ataques causam menos dano ativo e acumulam o SUPER, para isso você precisa utilizar munições verde contra inimigos azul.

Estas são apenas algumas combinações, no jogo existem muitas outras, que são mostradas e explicadas de forma clara e objetiva.

Como foi dito acima, são combinações bem simples, mas que acrescentam intensidade extra ao combate, sem contar o fator de escolha que beira o risco e recompensa. O que vale mais a pena? impulsionar o dano do inimigos para reestabelecer o SHIELD? causar menos dano ativo e lançar um ataque maciço com o SUPER? Estas decisões devem ser tomadas em fragmentos de segundos e preferencialmente ser ser fuzilado pelo inimigo, já que a morte em Pawarumi é permanente, você tem apenas uma vida.

Neon mode ON

Pawarumi foi construído sob o tradicional modelo 2D dos shoot ´em up, porém com cenários e elementos 3D. Essa mesclagem cada vez mais natural nos jogos garante maior profundidade ao jogo, tudo isso fica ainda melhor com as cores do sistema Trinity que colocam o jogo em uma espécie de modo Neon.

A direção de arte é diferente e interessante, trazendo elementos tribais remetentes aos povos antigos da América de sul e central. A mescla destes elementos visuais como pirâmides e arabescos criam um ambiente único, jamais visto em jogos deste gênero.

A única ressalva negativa fica para a parte sonora, a mesma criatividade utilizada no visual não foi igualmente explorada nos efeitos sonoros e músicas. O jogo entrega um pacote básico de beats básicos acelerados e efeitos sonoros de tiros, lasers e explosões.

Agradecimento especial a Manufacture 43 que cedeu uma cópia de avaliação, Pawarumi está disponível na Microsoft Store para compra imediata.

 

comprar pawarumi

"Maniômetro"

Gráficos8
Som8
Jogabilidade9
Diversão 9

Prós

  • Novas mecânicas de combate
  • Direção de arte diferenciada
  • Gameplay fluído e intenso

Contras

  • Faltou inspiração na parte sonora

Conclusão

8.5Pawarumi começa como um simples “jogo de navinha” e avança com o nascimento de um novo clássico no estilo shoot ´em up. As mecânicas de combate tático mescladas com o visual neon tribal garantem um gameplay intenso e imersivo. A inclusão de legendas e menus em português brasileiro são muito bem vindas e mostram o comprometimento na localização. Só faltou inspiração para a parte sonora, mas nada que comprometa o belíssimo trabalho da Manufacture 43 que ousou em inovar um gênero tão tradicional e levá-lo a um outro nível.

Telmo Camargo
o autorTelmo Camargo
Xbox Mania
Amante de um bom Rock n' Roll, Videogame, Corridas e Hockey, sim HOCKEY, aquele que os caras patinam no gelo atrás da "bolinha". Ahhh sim agora também Pai e um pouco menos gamer porém com Fé que tudo vai melhorar \o/

Deixe uma resposta