Lake é uma aventura narrativa produzida pela Gamious, uma pequena desenvolvedora Holandesa e publicada pela Whitethorn Games em setembro de 2021. Recentemente o jogo recebeu uma DLC chamada Lake: Season’s Greetings, com uma nova aventura temática de Natal.
O jogo chegou a fazer parte do catálogo do Xbox Game Pass por um (1) ano e despertou o interesse deste que voz escreve, tanto é que eu fiz os 1000g e conferi os três finais. Com a chegada da DLC eu não poderia deixar passar a oportunidade de revisitar Lake mais uma vez. Quer conhecer um pouco mais sobre as histórias que tornam a pequena Providence Oaks tão especial? vem comigo.
Um jogo sobre histórias
Lake é um jogo simples, onde a interação se resume em conduzir a personagem de um ponto à outro do mapa realizando entregas de cartas e encomendas. Porém não se engane, a simplicidade de Lake é recompensada por uma narrativa profunda e envolvente.
As histórias que envolvem a pequena Providence Oaks são tão clichês quanto as que vivenciamos diariamente e talvez seja justamente por isso que eu me identifiquei tanto com o jogo. Você deve pensar “Ah, mas porque eu vou querer reviver uma situação cotidiana?”, confesso que eu fiz a mesma pergunta, porém a resposta é mais simples do que parece, são histórias originais.
Quem nunca quis ser um carteiro?
Lake se passa na década de 80, 1986 para ser mais preciso, onde assumimos o papel de Meredith Weiss, uma mulher de meia-idade que retorna à tranquilidade da sua cidade natal, após um período na conturbada grande metrópole. Meredith vai assumir temporariamente (duas semanas) as tarefas de seu pai, um carteiro, que está de viagem.
Durante sua estadia na pacata, e charmosa, Providence Oaks (PO) ela vai vivenciar o contraste de uma carreira agitada na grande cidade com a serenidade de uma pequena agência dos correios. Meredith vai reencontrar rostos familiares e alguns novos, conversar, fazer amizades e envolver-se em diversas histórias locais.
Novas histórias, mesma mecânica
Lake foi lançado em 2021, recentemente (2023) tivemos o lançamento da DLC Season´s Greetings. Desta vez assumimos o controle do pai de Meredith, o Sr. Thomas Weiss, exatamente 1 ano antes dos acontecimentos de Lake.
Sem querer entregar muitos spoilers, em determinado momento das histórias de Season´s Greetings o casal Weiss é premiado com uma viagem para a Flórida, viagem esta que um ano depois leva Meredith de volta à Providence Oaks para cobrir as atividades do seu pai.
Season´s Greetings se passa na época de Natal, e diferentemente do primeiro jogo que se passa no verão, vamos conhecer uma nova Providence Oaks, repleta de neve, luzes, enfeites e um clima natalino super especial. Porém não espere nada mais do que isso, a mecânica de jogo e questões técnicas são exatamente as mesmas.
Tecnicamente limitado e repetitivo
Apesar de ser um jogo gostoso de jogar, Lake deixa a desejar em alguns aspectos técnicos, que vão desde a limitação visual, trilha sonora modesta e missões repetitivas. A trilha sonora não atrapalha muito graças a alternância com a radio local, super divertida, que contextualiza algumas histórias do jogo e sempre vem acompanhada de uma piadinha da cultura local.
A questão visual também não chega a ser um grande problema, os cenários apesar de simples são bem feitos, a movimentação dos personagens e NPCs as vezes podem bugar se o personagem ficar muito próximo aos cantos do mapa, mas nada que chega a comprometer. Porém a repetição das missões pode saturar o end game. Apesar de a função de um carteiro ser simples e repetitiva, a produtora poderia adicionar algum tipo de recurso ou mecânica para tornar a experiência menos cansativa.
Todos estes “problemas” técnicos se repetem em Season´s Greetings, até mesmo porque o jogo é praticamente o mesmo, o que ajuda a camuflar estas falhas é a presença da neve em Providence Oaks. Vale lembrar que o jogo original saiu DAY ONE no Xbox Gamepass, ficando no catálogo por aproximadamente um ano e depois removido para a inclusão de novos jogos.
Vale a pena?
Lake & Lake: Season´s Greetings é um jogo simples, bastante repetitivo e substancialmente parado, isso pode ser um problema para jogadores que buscam algo mais dinâmico e com movimentação. Porém se você não liga para isso e busca apenas um jogo com uma boa história Lake tem tudo para te entreter por um bom tempo.
Esta análise só foi possível graças a Whitethorn Games que gentilmente nos disponibilizaram uma cópia para avaliação do jogo, fica aqui o nosso agradecimento pela confiança. O jogo já está disponível para o Xbox One e Xbox Series X|S, podendo ser adquirido por meio do nosso link afiliado ao final desta análise.