Análise – Figment 2: Creed Valley

Lançamento
09/03/2023
Desenvolvido por
Bedtime Digital Games
Publicado por
Bedtime Digital Games

Figment 2: Creed Valley é a continuação do clássico jogo de ação e aventura lançado em 2017 pela Bedtime Digital Games. Apesar do primeiro jogo ter sido lançado apenas em 2022 no Xbox e não contar com avaliações (mistério), a sua versão para PC tem uma média altíssima de análises Muito Positivas no Steam, e cá entre nós o jogo (apesar de simples) é muito bom.

Você já se questionou quantas vezes discutimos com familiares? as vezes por besteira, as vezes por visão política e as vezes por dinheiro. Apesar do dinheiro não ser a pedra fundamental de nossas vidas, não há como questionar sua importância em diversos aspectos na vida do ser humano. Quem nunca passou pela difícil situação de escolher qual conta pagar, manter o sustento razoável da família e ainda por cima lidar com situações que dependem ativamente de tudo isso, ser adulto não é uma tarefa fácil. Figment 2: Creed Valley chegou até mim em um momento crucial da minha vida, onde decisões difíceis devem ser tomadas para o bem comum. Confesso que cada momento em Figment 2: Creed Valley me serviu para lembrar o que realmente importa na vida, como tentar não esquecer as alegrias do passado e principalmente como seguir em frente sem magoar aqueles que amamos.

O primeiro pesadelo já da indícios dos rumos da aventura. (Imagem: Divulgação)

Em Figment 2: Creed Valley, nós assumimos o controle de Dusty, a personificação do sentido da coragem em uma mente conturbada. Constantemente acompanhado de sua melhor amiga, a pássara Piper, cabe a você livrar a mente dos inúmeros inimigos chamados no jogo de “pesadelos”, que tem como único objetivo lançar dúvidas e obstáculos sobre a mente. Figment 2: Creed Valley tem uma vibe muito parecida com o desenho Divertida Mente da Disney, onde a ação dos personagens refletem sobre a vida e decisões do ser humano em controle, nesse caso um pai de família que vive constantemente preocupado em dar uma vida boa para sua família. A história do jogo é contada por meio de cenas e memórias, que você vai desbloqueando conforme avança na história e explorando o cenário para coletar fragmentos de memória rosa. Os fragmentos concedem acesso a detalhes não revelados até então, possibilitando entender como os problemas do pai de família estão afetando o relacionamento com a família e também como as coisas costumavam ser antes dos pesadelos se instalarem na mente.

A arte do jogo é rica em detalhes, cores e animações. (Imagem: Divulgação)

Após entender um pouco da história, vamos abordar a parte técnica de Figment 2: Creed Valley. A jogabilidade é simples e intuitiva, nada de comandos complexos, a proposta aqui é fazer o jogador ser envolvido pela história e não se preocupar em fazer uma esquiva na hora certa para evadir do inimigo. A dificuldade também não é algo que vai fazer você fritar os neurônios, apesar de que alguns quebra-cabeças na parte dos livros voadores me bugaram por alguns minutos. Na verdade boa parte da resolução dos quebra-cabeças se resume em acionar plataformas em um sequência lógica, encontrar opiniões (NPCs) para ajudá-lo a mover objetos para um lado da fase e até mesmo dar uma de Sherlock Holmes para desvendar um mistério em troca de blocos para mover aquela plataforma. Se você gosta de quebra-cabeças saiba que Figment 2: Creed Valley está recheado deles, cada um mais criativo do que outro e o melhor de tudo, eles dificilmente se repetem.

Dusty e Piper sempre encontram uma opinião que vai explicar algo com rimas. (Imagem: Divulgação)

Durante a aventura, Dusty e Pipper vão precisar combinar melodias para superar um dos quebra-cabeças, aliás aproveitando o gancho vale a pena exaltar a ótima trilha sonora, que mantêm o jogador relaxado e ao mesmo tempo imerso na aventura. Praticamente tudo que existe no cenário pode ser tocado e em troca o jogador tem um efeito sonoro. Você pode por exemplo passar sobre uma ponte de teclas de piano que vão tocando uma melodia, ou se mover no ritmo dos inimigos para entender o seu padrão de ataque. O meu quebra-cabeça favorito foi o de resolver o mistério ao melhor estilo Sherlock Holmes, mas não entrar em detalhes para evitar o spoiler, confira e depois me conte o que achou.

Ainda falando sobre a questão sonora que é certamente um dos vários pontos positivos de Figment 2: Creed Valley, por diversos momentos você vai encontrar opiniões que vão “conversar” com você por meio de rimas, contanto detalhes sobre o lugar, personagem, quebra-cabeça etc. Os produtores não se preocuparam apenas em criar melodias gostosas de ouvir, mas principalmente que tem muito conteúdo e criatividade, dificilmente encontramos isso em outros jogos, simplesmente sensacional.

Alguns quebra-cabeças se resumem em entender a mecânica da fase. (Imagem: Divulgação)

Além dos quebra-cabeças e das melodias, outro recurso que muda completamente a realidade e exploração do jogo são os totens de mente aberta e fechada. Quando o jogador aciona um destes totens, o cenário muda completamente, desde a iluminação, os caminhos, os diálogos  com as opiniões e muito mais. Alguns caminhos e resoluções só podem ser superados com a mente aberta, outros com a mente fechada, inclusive o quebra-cabeça da mistério com Sherlock Holmes é o que melhor explora este mecanismo. Esse tipo de recurso mostra o cuidado da Bedtime Digital Games em aprimorar o jogo original, com novas maneiras de exploração, porém sem perder a originalidade.

O combate pode não ser a sétima maravilha do mundo, mas é desafiador algumas vezes. (Imagem: Divulgação)

Se você pensou que Figment 2: Creed Valley é um jogo apenas de quebra-cabeças está enganado, na verdade ele é classificado como um jogo de ação e aventura. Este talvez seja um ponto em que o jogo dá uma leve escorregada, mas nada que comprometa a diversão. A abordagem do combate e travessia das fases às vezes se mostra um pouco repetitiva, mas a diversidade dos quebra-cabeças consegue balancear a aventura e não deixar o jogador entediado. Visualmente Figment 2: Creed Valley evoluiu bastante em relação ao original, os cenários são extremamente coloridos, cheio de detalhes, recheado de animações, interações sonoras etc. A arte do jogo é maravilhosa e mantêm o jogador sempre muito integrado ao ambiente, sem ser cansativa aos olhos.

Vale a pena?

Figment 2: Creed Valley é um jogo que tem como missão apresentar uma história verdadeira e atual, que coincide com a vida de muitas pessoas (a minha por exemplo). É incrível ver como os desenvolvedores tiveram o cuidado em contar a história de uma forma que pode ser aproveitada pela geração mais jovem, muitas vezes com pouca experiência de vida, como também para nós que “sabemos muito mais” como administrar problemas financeiros e familiares. Tecnicamente falando, Figment 2: Creed Valley pode não agradar muitos jogadores, especialmente aqueles que buscam algo mais desafiador. Eu particularmente amei a forma como o jogo é ao mesmo tempo simples e encantador, mostrando como uma mente pode ser representada por meio de um design rico e uma paleta de cores que está na minha memória até agora.

Esta análise só foi possível graças a Bedtime Digital e a ICO Partners que gentilmente nos disponibilizaram uma cópia para avaliação do jogo em antecipação, fica aqui o nosso agradecimento pela confiança. O jogo já está disponível para o Xbox One e Xbox Series X|S, podendo ser adquirido por meio do nosso link afiliado ao final desta análise.

Análise – Figment 2: Creed Valley
Conclusão
Figment 2: Creed Valley mostra que até mesmo pequenos projetos podem evoluir e tornar-se uma franquia de sucesso. O jogo é curto, porém vale cada segundo, seja explorando, curtindo o visual, ouvindo a trilha sonora etc. Você não precisa jogar o primeiro título para entender a história do segundo, mas se tiver a oportunidade eu recomendo, porque também é ótimo.
Gráficos
8.8
Som
9.5
Jogabilidade
9.5
Diversão
10
Prós
Trilha sonora empolgante do começo ao fim
Puzzles divertidos e na dificuldade certa
Ótima história que vale como reflexão
Legendas em português brasileir
Contras
Alguns bugs podem impedir o avanço
9.5
VICIANTE
COMPRE AQUI A SUA CÓPIA DIGITAL DE FIGMENT 2: CREED VALLEY

Editor Chefe
Se inscrever
Notificar de
guest

0 Comentários
Feedbacks embutidos
Exibir todos os comentários