Quem nunca sonhou em ser um piloto de Fórmula 1? pilotar os carros mais velozes e icônicos do universo automobilístico. Experimentar um pouco da adrenalina que grandes lendas como Prost, Senna e Schumacher vivenciaram.
Felizmente, graças à tecnologia e competência de um certo estúdio chamado Codemasters, responsável pelos melhores jogos de corrida de F1, nós podemos ter um gostinho do que é pilotar uma Ferrari ou uma Red Bull.
Porém o ser humano nunca está satisfeito, nós sempre queremos mais, ir além do assento e volante, quem sabe assumir o posto do chefe de equipe e ditar as regras do time. Experimentar como é ter o controle sobre todos os aspectos do funcionamento de uma equipe de F1. Assumir as mesmas responsabilidades de Toto Wolff, sentir o gostinho daquele Red Bull geladinho como Christian Horner ou apenas sofrer com um carro ruim como Jost Capito.
Este jogo felizmente ficou a cargo de um dos melhores estúdios quando o assunto são jogos de gerenciamento, a Frontier Developments responsável pelos excelentes Planet Coaster, Planet Zoo e mais recentemente Jurassic World Evolution 2. Quando anunciado, F1 Manager 2022 prometeu ser o jogo definitivo de gerenciamento com temática F1, e embora não seja unanimidade já posso adiantar que o jogo falha em certos momentos, porém é certamente o melhor jogo do gênero, cumprindo boa parte do que foi prometido.
A escolha da Frontier para o desenvolvimento de F1 Manager 2022 não foi coincidência, pois como disse acima o estúdio publicou recentemente três ótimos títulos, Planet Coaster, Planet Zoo e a série Jurassic World Evolution. Todos jogos foram sucesso e de forma justa consolidaram a Frontier como referência em jogos de gerenciamento, F1 Manager 2022 está em mãos certas.
Como um grande fã de Fórmula 1 e jogos de gerenciamento confesso que a primeira vista F1 Manager 2022 pode parecer um jogo chato, até mesmo porque não são todas as pessoas que curtem números, estratégias e estatísticas. São raros os momentos, geralmente dentro da corrida, que temos um pouco de ação e adrenalina, mas para quem é realmente fã deste tipo de jogo isso não chega a ser um problema.
O jogo coloca você exatamente no olho do furacão, no lugar do chefe de equipe, tomando as decisões necessárias para que seu time alcance o lugar mais alto do pódio. Você será o responsável por ditar como os bastidores da equipe se desenrolam, como por exemplo analisar os contratos de patrocínio, como as finanças são controladas (e como esse limite de orçamento precisa ser respeitado), quais membros da equipe têm um papel chave na estratégia da corrida etc. Tudo começa com as decisões estratégicas, escolha tática de compostos de pneus, pitstops, sessões de qualificação e, em seguida, a corrida de fato. Você também pode acionar o rádio para dizer quando seus pilotos devem forçar o ritmo, quando segurar a pressão para conservar pneus e estratégia de box.
Se você sentir-se intimidado pela quantidade de informações e números que o jogo apresenta constantemente, é possível optar por simular algumas etapas durante o fim de semana da corrida. Mas essa com certeza não é a melhor forma de se jogar F1 Manager 2022, mesmo porque durante a simulação muitas decisões são tomadas de forma aleatória e o resultado final pode não ser o mais esperado. Pense bem antes de simular alguma etapa e ter seus pilotos fora da zona de qualificação, afinal de contas o jogo é punitivo com aqueles que não prestam muita atenção aos detalhes.
F1 Manager 2022 simula a temporada 2022 da Fórmula 1 como se fosse o mundo real, com direito a reuniões de equipe, contrato de patrocinadores, desenvolvimento do carro, time de pesquisa e muito mais. Tudo isso pode parece intimidador, e de fato é, afinal de contas você estava pensando que seria fácil ser um chefe de equipe? mas fique tranquilo, porque todas estas informações estão muito bem detalhadas graças ao robusto e profundo sistema de gestão criado pela Frontier. Todos os recursos que você precisa estão ao seu alcance, dificilmente você ficará sem ferramentas para resolver os problemas.
Não é novidade pra ninguém que jogos de gerenciamento nasceram com o DNA do PC, inclusive até pouco tempo atrás era difícil imaginar jogar este tipo de jogo em um controle de videogame, ao invés do tradicional teclado e mouse. Porém os avanços na experiência do usuário fizeram este tipo de jogo funcionar perfeitamente nos consoles. A Frontier com sua vasta experiência em jogos de gerenciamento, projetou cuidadosamente um sistema simples e prático em F1 Manager 2022. Não é preciso um QI muito elevado para entender os comandos e aproveitar tudo o que o jogo tem para oferecer.
Os controles na ponta dos dedos não brilham apenas nas complexas telas de gerenciamento da equipe, mas também na hora do gerenciamento da corrida. Com apenas alguns apertos de botões é possível alternar os ângulos e câmeras disponíveis, mas sem perder todos os detalhes e estatísticas. Com uma visual semelhante ao das transmissões, é possível assistir a corrida e executar tarefas por meio do rádio, orientando seus pilotos a forçar o ritmo da corrida, entrar no pit para troca de pneus, discutir novas estratégias e muito mais.
Um recurso muito útil e extremamente essencial em jogos de gerenciamento é a opção de acelerar o tempo. Em F1 Manager 2022 é possível acelerar o gameplay em até 16x, o que torna a jogatina mais dinâmica e menos cansativa, principalmente em corridas mais longas.
Um problema que me incomodou um pouco foi a forma como as corridas se desenrolam, por várias vezes as ações e animações pareciam um tanto quanto artificial. Visualmente o jogo é muito bonito, ainda mais se levarmos em consideração que é um simulador de gerenciamento, porém a ação na pista nem sempre representa o que estamos assistindo. Os carros seguem como um trem nos trilhos, perdem o apex das curvas em várias ocasiões e às vezes pulam para outra parte da pista, distante do que seria algo real.
Outro ponto que também parece artificial são os diálogos, seja entre os engenheiros, os pilotos, o narrador genérico etc. Os textos não parecem como um bate-papo verdadeiro entre engenheiro e piloto, assim como assistimos na televisão. O ponto positivo fica por conta da dublagem e legendas em português brasileiro, que mesmo soando artificial em alguns momentos, ampliam exponencialmente a imersão e inclusão do título.
Vale a pena?
Em sua essência F1 Manager 2022 é um legítimo jogo de gerenciamento e, portanto, se você está buscando altos desafios este é o jogo definitivo. Para entender a fundo todo o funcionamento da equipe e ser um vencedor é preciso mergulhar profundamente nos detalhes, nas finanças, na pesquisa de melhorias e nas inúmeras opções que estão à sua disposição.
Isso significa que, se você é realmente um fã de F1 e obcecado mais pelos bastidores do que necessariamente pelas corridas na pista, F1 Manager 2022 vai te entreter por horas e horas. Porém, se por outro lado, o que você busca é a emoção e adrenalina das corridas atrás do volante, pode ser que o jogo não agrade tanto. F1 Manager 2022 é a experiência de gestão definitiva de uma equipe de Fórmula 1, muito bem produzido graças ao expertise da Frontier.
Esta análise só foi possível graças a Frontier e a HEAVENMEDIA, que gentilmente nos disponibilizou uma cópia para avaliação do jogo, fica aqui o nosso agradecimento pela confiança. O jogo já está disponível para Xbox One e Xbox Series X|S e pode ser adquirido por meio do nosso link afiliado no final desta análise.