Sempre que um novo jogo de Fórmula 1 é anunciado existe a expectativa se o título anterior será superado, tanto por parte dos desenvolvedores quanto da base de fãs, será que F1 23 cumpriu sua missão? F1 23 está em uma encruzilhada entre a visão de longo prazo que da EA para o título e o que os jogadores aguardam dos jogos F1 da Codemasters há muitos anos.
Já faz um tempo que a Fórmula 1 está em ascendência continua como esporte, apesar do campeonato ser refém de apenas uma equipe e hum piloto. Não é segredo que atualmente todas as cidades do mundo querem sediar uma etapa do campeonato, graças ao ótimo retorno financeiro e divulgação. O jogo segue a mesma crescente do esporte, principalmente na popularidade. As mesmas emoções que as corridas reais oferecem estão presentes no jogo, porém será que existem inovações suficientes para justificar o pagamento do preço total? Sigam nossa análise e tirem suas conclusões sobre F1 23.
Melhorias na condução e gameplay
A divulgação pré-lançamento promoveu diversas melhorias no gameplay, felizmente tudo (ou quase tudo) se concretizou, e as novas mudanças de condução, gameplay e física são fantásticas. Os carros são mais ágeis (contanto que você configure da forma correta), e a sensibilidade do acelerador, em particular, é muito mais realista.
Obviamente você ainda pode perder a traseira do carro se pisar demais no acelerador, mas não vai se decepcionar tanto na tentativa de replicar a tocada do seu piloto favorito na vida real.
Como resultado destas melhorias, provavelmente vamos ter algumas mudanças no estilo de pilotagem de modo geral, principalmente nos pilotos profissionais que participam do Esports. Embora para eles seja muito mais fácil do que para nós meros mortais amadores.
De modo geral, as melhorias do gameplay acrescentam um ar de frescor muito agradável para os jogadores que estavam enjoados com o jogo anterior. Passando por isso partimos para outro ponto do jogo que recebeu melhorias e novidades, os modos de jogo.
Vá com Deus F1 Life, bem-vindo F1 World!
Assim como o Gameplay, outra melhoria muito bem vinda este ano é a adição do F1 World. O novo modo absorve tudo de bom que o desanimador F1 Life (modo do F1 22) tinha, e acrescenta os modos Grande Prêmio e Time Trial, para criar um modo de jogo totalmente novo e empolgante.
F1 World lembra bastante o modo Ultimate Team, você começa com o seu próprio carro e quatro slots de atualização para melhorias. Estes slots oferecem a chance de adicionar peças como asas traseiras para melhorar a força aerodinâmica ou aumentar a potência do motor, etc. Além disso também temos mais quatro slots de expansão para a sua equipe, onde são instalados reforços estratégicos e pontuais para as corridas.
O carro recebe uma pontuação (quanto maior melhor), onde conforme o jogador avança ele recebe itens secundários para coletar, moedas do jogo, dinheiro, informações, dados de configuração e muito mais.
Realizando voltas no modo Time Trial ou completando finais de semana do modo Grande Prêmio você acumulará essas “moedas”, e assim os itens de atualização podem ser resgatados ao concluir os desafios e eventos. As moedas vão ajudar a criar atualizações para o seu carro, permitindo que você crie uma equipe forte e dominante na pista.
Outra forma de conseguir as moedas são cumprindo desafios passivos como dirigir X km/s em circuitos selecionados, etc. Tudo isso ajuda na melhoria do carro, principalmente para obter atualizações raras.
Diferentemente do modo Ultimate Team, até o momento, não é possível comprar melhorias com dinheiro real no F1 World, porém este parece ser o inevitável objetivo do novo modo, um futuro Ultimate Team para jogos de Fórmula 1. É só uma questão de tempo até você poder usar PitCoins para comprar packs também na F1.
Novidades? sim, mas nem tanto…
Enquanto o modo F1 World oferece uma proposta totalmente nova, o mesmo não podemos dizer dos modos Modo Carreira e Minha Equipe que oferecem exatamente a mesma coisa dos outros anos. Infelizmente (ou felizmente, para o bem) não existem novidades ou mudanças significativas para o F1 23 nestes modos.
Até mesmo os menus de P&D e o layout das seleções de design de pintura e capacete, são os mesmos, nada de novo por aqui também. A experiência do modo carreira é muito boa, particularmente é o meu modo favorito, porém a falta de qualquer mudança, por menor que seja, passa a sensação de estar jogando o mesmo jogo do ano passado.
Aqueles que curtem o modo carreira, a única novidade significativa é a adição das novas pistas e pilotos, além é claro da condução e gameplay. Estava quase esquecendo, agora veremos a repórter Natalie Pinkham fazendo as entrevistas introdutórias no modo My Team, é isso.
Será que apenas estas mudanças justificam o valor completo? tire suas conclusões.
Retorno do Ponto de Frenagem
Este talvez seja um dos grandes acertos do desenvolvedores, o retorno do modo Ponto de Frenagem. Os pilotos Aiden Jackson e Devon Butler retornam como companheiros da nova equipe Konnersport Racing. Com fortes inspirações na série do Netflix (patrocinem a gente) Drive To Survive em apresentações e cortes de cenas, o retorno do Ponto de Frenagem é definitivamente uma ótima adição ao jogo.
O modo que começou no F1 2021, tem uma melhoria significativa, a história, os personagens e o drama estão melhores do que nunca. As disputas entre Jackson e Butler continuam, porém um novo capítulo se inicia com a chegada do chefe da equipe Andreo Konner e o CEO da Butler Group Davidoff Butler.
Sem spoilers, não vamos estragar a história, só podemos adiantar que as reviravoltas são ótimas e mais uma vez o jogador assumira várias perspectivas dentro da história. Acredito que a única “falha” se assim podemos dizer, do Ponto de Frenagem é não podemos correr como ou contra os personagens no restante do jogo.
Embora existam ícones do My Team que você pode utilizar no jogo, os personagens do Ponto de Frenagem jamais vão aparecer em equipes como a Aston Martin ou Williams, por exemplo. Você também não pode adicionar a Konnersport na lista de equipes do modo carreira e ter Jackson e Butler lutando contra você lado-a-lado.
É uma pena, mas é isso. Ah sim, você pode utilizar a pintura da Konnersport no My Team e F1 World.
Vale a pena?
F1 23 é com certeza o melhor jogo de F1 já produzido pela Codemasters e a EA. O retorno do Ponto de Frenagem foi muito bem-vindo e acrescenta mais imersão ao jogos, mesmo que o nível de dificuldade ainda não seja o esperado.
Mesmo sem apresentar muitas novidades, os modos de jogo atual são suficientes para entreter os jogadores por horas e horas, e nos fazer acreditar por um breve momento que estamos realmente dentro de um carro de Fórmula 1 e participando do campeonato mundial. As melhorias de condução e gameplay oferecem um desafio superior aos outros jogos, fazendo com que novos e velhos jogadores precisem ajustar seu estilo de direção. Sem contar a parte gráfica que dá um show, principalmente nos consoles da nova geração.
Apesar de tudo isso, a única LUZ AMARELA fica com relação ao F1 World que, por enquanto, ainda não utiliza micro-transações para evolução, mas nós sabemos que por se tratar da EA isso vai chegar, cedo ou tarde. Mas não desanime, curta o F1 World e sinta a verdadeira emoção da velocidade que apenas o F1 23 vai te proporcionar, o jogo definitivo da Codemasters.
Esta análise só foi possível graças a Electronic Arts que gentilmente nos disponibilizaram uma cópia para avaliação do jogo, fica aqui o nosso agradecimento pela confiança. O jogo já está disponível para o Xbox One e Xbox Series X|S, podendo ser adquirido por meio do nosso link afiliado ao final desta análise.