Análise – Dead Space (Remake)

Lançamento
27/01/2023
Desenvolvido por
Motive Studio
Publicado por
Electronic Arts

Dead Space é um jogo que sempre me marcou por suas inovações no gênero de ação e terror de sobrevivência, algo que muitos tentaram imitar. Os dois primeiros títulos têm um lugar especial em meu coração. Voltar às raízes é uma ótima ideia para relançar uma franquia, e o remake de Dead Space faz exatamente isso. Este lançamento aprimora o que está disponível para jogadores há anos com uma abordagem moderna de design e narrativa de jogos, mas, assim como o original, a ameaça de Necromorfos em cada canto, ou atrás de você, sempre vai mantê-lo em um estado de alerta.

A história de Dead Space está intacta neste lançamento, com alguns ajustes em pontos críticos da trama que tornam alguns aspectos do jogo mais acessíveis, mas ainda mantendo a mesma estrutura de história. Temas centrais do jogo ecoam à memória vaga que eu tinha do original.

O protagonista Isaac Clarke, um engenheiro que acaba de chegar a estação espacial abandonada Ishimura, com uma equipe de pessoas para ajudar. Depois de se familiarizar com os controles e exploração, o que não demora muito, humanos deformados conhecidos como Necromorfos começam a rastejar dos dutos e aparecer atrás de você para assustá-lo. A história de Isaac se torna um pouco mais complicada no decorrer da trama. Sua missão inicial que seria de encontrar a namorada e escaparem vivos se torna algo difícil após cada obstáculo vencido, pois sempre aparecem novos desafios. Um grande diferencial ao título original é que agora nosso herói literalmente fala, conversa com os outros, no original o nosso herói estranhamente era mudo.

Para jogadores veteranos da franquia, as partes da história são semelhantes a original, com algumas áreas e  contextos expandidos, como o personagem Dr. Mercer desempenhando um papel mais significativo. Iniciante no jogo? Parabéns, pois está jogando um verdadeiro terror psicológico, que raramente vemos hoje em dia. A história em si deixa a interpretação um pouco em aberto, mas faz um ótimo trabalho em juntar todas as peças na conclusão.

Em questão de jogabilidade, os jogadores têm muita liberdade aqui, independentemente para onde o seu marcador esteja apontando, você é livre para ir aonde quiser, o que provavelmente resultará em mais encontros com inimigos, mas também há recursos valiosos espalhados, fique atento, explore bem que na maior parte das vezes você será recompensado de alguma forma.

A gestão de recursos é essencial porque você provavelmente ficará sem munição para cada arma pelo menos uma vez. Portanto, saber o que vender ou comprar é crucial, especialmente no final do jogo, quando você acabou de gastar 50k em um novo traje, mas também precisará se preocupar  com o HP restante e a quantidade kits médicos restantes. Essa gestão é cada vez mais importante em dificuldades mais elevadas. Ainda assim, força você a aproveitar as “artimanhas”, como a habilidade Kinesis, que permite lançar membros e objetos contra inimigos, e a habilidade Stasis, que permitirá que você desacelere os inimigos enquanto os desmembra. Um ponto muito positivo nesse aspecto é que em vários momentos o jogo te induz a usar determinadas armas para cada tipo especifico de inimigo, permitindo assim que você possa maximizar o gerenciamento de recursos.

Onde Dead Space realmente brilha é na atmosfera. O jogo tem uma habilidade de assustá-lo, mesmo quando não há inimigos por perto. Eu caminhava pelos corredores ouvindo gritos e rosnados nas paredes; use bons fones de ouvido! Recomendadíssimo! Você verá um inimigo à distância, mas nos momentos em que pensa em como derrubá-lo, dois aparecem atrás, e a música dinâmica só aumenta quando você gira a câmera e os vê. É um horror de ansiedade enquanto você tenta conservar munição e lidar com o bando de Necromorfos.

Atenção ao design de som que eleva a experiência a um nível completamente diferente. Com um bom par de fones de ouvido como sugerido antes, faz a imersão ser incrível. Outras melhorias na experiência geral podem ser encontradas em adições simples de qualidade de vida, como exploração em gravidade zero, onde agora é possível se mover ao redor de uma sala usando propulsores.

As atualizações de armas foram deixadas praticamente inalteradas. São necessários nodes para colocar nas armas usando uma bancada de trabalho. É quase impossível que você tenha nodes suficientes para atualizar completamente cada arma em sua primeira jornada, por isso é necessário se concentrar nas suas armas favoritas. Quatro armas podem ser equipadas com o botão direcional, cada uma com um ataque primário e secundário. No entanto, a atualização desbloqueia benefícios adicionais que podem aumentar o poder de combate corpo a corpo de Isaac e outros aspectos da arma. O Rig (armadura) de Isaac também pode ser atualizado para melhorar a duração das habilidades e PV.

Além disso, o uso do motor Frostbite torna Dead Space visualmente muito bonito, com uma atmosfera ainda mais assustadora. Os efeitos das armas e a física geral funcionam perfeitamente, o que brilha aqui são os efeitos de iluminação.

Joguei no Xbox Series S e apesar de não termos variedade de modos gráficos, o jogo roda praticamente em 2K (resolução dinâmica) e 30 fps com excelente estabilidade, no Xbox Series X se consegue chegar aos 60fps.  O Lança-Chamas é uma arma destacada baseada na aparência incrível do fogo ao queimar os inimigos.

Vale a pena?

Se você curte o gênero ou jogou o Dead Space original na época do Xbox 360, por favor, encorajo você a dar uma oportunidade a esse remake que conseguiu a proeza de se tornar melhor do que o jogo original, que é um verdadeiro clássico.

A campanha dura em média de 11 a 15 horas, existem missões secundárias inéditas que permitem uma maior exploração e imersão na história.

Para aqueles que curtem conquistas, a expectativa de completar todas as conquistas do jogo é que você precisará em média de no mínimo 35 horas (pelo menos duas rodadas completas da campanha, geralmente três rodadas para algo mais confortável).

A dificuldade do jogo está um pouco acima do jogo original, te forçando até pelo menos metade da campanha ter uma preocupação grande com gerenciamento de recursos, as armas aqui possuem um papel muito importante devido determinadas situações ou inimigos terem armas que se adequam melhor, portanto verifique, teste aquilo que te deixa mais confortável. Caso a dificuldade média esteja um pouco frustrante para você, existem dois níveis abaixo de Médio que possibilitarão a maioria das pessoas conseguirem jogar e terminar, mas recomendo muito que na sua primeira gameplay tente encerrar o jogo na dificuldade média, acredito que o sentimento de satisfação será recompensador.

Ao terminar o jogo pela primeira vez você poderá jogar o modo Novo Jogo Mais que além de itens e inimigos novos, você poderá fazer um final alternativo inédito, além disso você poderá jogar, iniciando com os itens do zero a dificuldade impossível que te dá uma conquista por isso, nesse modo você só tem um espaço para realizar saves e caso você morra, terá que reiniciar do zero, você perde o save na dificuldade impossível, você até consegue continuar a jogatina mas somente nas outras dificuldades. Um verdadeiro desafio.

Apesar de alguns pequenos bugs, que foram poucos mas que me forçaram a reiniciar o jogo para voltar a jogar, mas não chegaram a estragar minha experiência como um todo, mas fica aqui o relato que podem acontecer. Os mais comuns comigo foram, paredes invisíveis e inimigos que surgem do nada nos pontos de save te batendo sem ao menos você poder se defender, com isso sempre mantenho vários saves registrados para evitar surpresas desagradáveis.

Dead Space é uma experiência de terror brilhante e assustadora que foi aprimorada com este lançamento. Tudo o que você se lembra de amar no original ainda está aqui, com qualidade adicional e atualizações que o melhoram para uma nova geração, talvez pudesse existir versão para Xbox One, porém os efeitos de iluminação e telas de loading aqui talvez iriam exigir demais do console da geração anterior e não teríamos a qualidade final como temos nesse aqui. Esse jogo definitivamente não merece ter uma versão “capada”.

Joguei no Xbox Series S, minha gamertag é felicitybrazil e recomendo demais esse jogo que é sem dúvidas uma experiência única! Grande abraço para você que acompanhou essa análise e até mais! Boa jogatina pra você!

Esta análise só foi possível graças a Electronic Arts que gentilmente nos disponibilizou uma cópia para avaliação do jogo, fica aqui o nosso agradecimento pela confiança. O jogo já está disponível para Xbox Series X|S, podendo ser adquirido por meio do nosso link afiliado ao final desta análise.

Análise – Dead Space (Remake)
Conclusão
Esse remake de Dead Space honra em todos os aspectos e melhora em quase tudo em relação ao jogo original, apesar de alguns pequenos bugs, no geral é um jogo que representa muito bem todos que curtem jogos de terror e que te deixa boa parte do tempo apreensivo, ansioso do que está por vir. Excelente. Vale muito a pena ser jogado.
Gráficos
9.4
Som
10
Jogabilidade
9.4
Diversão
9.4
Prós
Efeitos gráficos e sonoros que criam um clima de tensão constante.
Jogabilidade muito agradável, armas com propostas distintas de gameplay.
Novo Jogo Mais disponível, além de itens, inimigos novos, você pode ter um final alternativo inédito.
Missões Secundárias inéditas que trazem maior profundidade e imersão na história.
Título legendado em português brasileiro
Contras
Alguns bugs, não foram muitos, mas aconteceram e tive que reiniciar o jogo algumas vezes.
9.5
INSANO
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