Análise – Bob Esponja: The Cosmic Shake

Lançamento
31/01/2023
Desenvolvido por
Purple Lamp
Publicado por
THQ Nordic

Bob Esponja: The Cosmic Shake trás toda a turma do desenho em uma nova aventura para resgatar os moradores da Fenda do Bikini de uma enorme horda de Geléias Cósmicas. Tudo começa com uma travessura da dupla (Bob Esponja e Patrick), que ingenuamente abrem uma fenda no espaço e tempo explodindo bolhas de sabão com o soprador mágico de Netuno.

Assim que você inicia o jogo, a primeira impressão é de que estamos assistindo um novo longa metragem, tamanha a qualidade das animações, roteiro, bom humor e elenco de voz da série original. E sabe o que é melhor nisso tudo? após o fim das animações tudo continua como está, porém com você no comando das ações, é praticamente um filme interativo.

The Cosmic Shake apresenta sete dimensões, repleta de cores, detalhes e incrivelmente animada, onde você tem total liberdade de exploração, resgatando colecionáveis, meias, moedas e é claro, derrotar as hordas de geléias cósmicas para restaurar a normalidade da Fenda do Bikini.

Para aqueles que acompanham mais de perto a série as dimensões não vão ser uma grande novidade, mesmo porque, grande parte da ambientação tem inspiração nos diversos episódios exibidos ao longo das 12 temporadas da série. Diferentemente dos jogos antigos, onde existiam limitações devido ao hardware da época, cada nível é expansivo e projetado para ter uma navegação simples, com diversos pontos de sinalização e salvamento da fase.

Por ser um jogo essencialmente voltado para o público infantil, não será preciso investir muitas horas para percorrer a história completa, porém aqueles que buscam mais desafios, principalmente na exploração dos colecionáveis, vão se deparar com plataformas mais difíceis de serem alcançadas. Inclusive este é um ponto positivo, afinal a exploração rende moedas que podem ser utilizadas para desbloquear novas fantasias para o nosso herói. Resumidamente, o jogo entrega a aventura na medida para cada público, seja dos mais jovens até os mais experientes.

Uma aventura do Bob Esponja não estaria completa sem o seu fiel amigo Patrick, que agora participa ativamente indicando a direção correta para o amigo, resgatando-o das quedas na geléia cósmica, dando suporte com as calças de energia sobressalentes, ou apenas falando asneiras e divertindo o jogador.

O gameplay é um outro ponto que melhorou bastante com relação aos outros jogos, apesar de utilizar mecânicas requentadas o gameplay está mais fluído e detalhado. O combate mantêm a receita do faça simples, mas faça bem feito, e é exatamente isso que o jogo entrega, um combate simples mas eficaz.

A cada nova dimensão que Bob Esponja visita, são liberadas novas habilidades e movimentos que aumentam ainda mais as capacidades do nosso inocente herói. A partir da segunda dimensão, por exemplo, já é possível liberar os fantásticos golpes de karatê, envolver os inimigos em bolhas de sabão flutuante, pulos com a esponja planadora e muito mais.

Falando em combate, a quantidade de inimigos, os famosos Jellies, também cresceram e agora possuem maiores variações e consequentemente maior poder de fogo e ataque. Os monstros agora podem gerar novos Jellies de infantaria que disparam a gosma cósmica, mas também podem atacar fisicamente, como os brutamontes que utilizam banheiras como amassador de esponja marinha. Ao final das dimensões o jogador precisa encarar os famigerados chefes, e mais uma vez o jogo mostra todo seu brilhantismo criativo com a reprodução caricata de diversos personagens da série.

Os controles funcionam bem, porém mereciam um cuidado maior, principalmente em algumas situações onde a exploração exige alcançar plataformas mais distantes. Infelizmente a precisão não é o ponto forte do jogo, mas nada que comprometa a diversão e principalmente a exploração.

Finalizando temos a questão sonora, e aqui mais uma vez o jogo brilha, arrisco dizer que é uma das melhores partes do jogo. Começando pela trilha sonora, temos um punhado de músicas alegres, que assim como na série ditam o ritmo da aventura, alternando entre os ritmos das dimensões. A dublagem é algo simplesmente sensacional, todas as vozes em português do seriado original estão presentes, você vai sentir-se como se estivesse assistindo o desenho, sem contar que os personagens sempre mandam uma pérola no meio do jogo.

Vale a pena?

Como um grande fã da série e principalmente dos personagens, digo que a longa espera por um novo jogo do Bob Esponja valeu a pena. Mesmo com o remake do Battle of Bikini Bottom (lançado em 2020), a Purple Lamp estava devendo uma nova aventura que tirasse proveito das novas tecnologias. Bob Esponja: The Cosmic Shake não é apenas uma sequência sólida dos jogos anteriores, mas um dos jogos licensiados mais bem feitos até hoje.

Esta análise só foi possível graças a THQ Nordic que gentilmente nos disponibilizaram uma cópia para avaliação do jogo em antecipação, fica aqui o nosso agradecimento pela confiança. O jogo já está disponível para o Xbox One e Xbox Series X|S, podendo ser adquirido por meio do nosso link afiliado ao final desta análise.

Análise – Bob Esponja: The Cosmic Shake
Conclusão
Jogos do Bob Esponja são sempre muito bem vindos. Apesar de nem sempre ter a devida qualidade que merece, The Cosmic Shake deu um grande salto, não apenas na parte gráfica, mas principalmente no gameplay que está simples e divertido. Destaque super especial para a localização 100% em portugues, inclusive com a dublagem.
Gráficos
9
Som
8.5
Jogabilidade
8.5
Diversão
10
Prós
Localização 100% em português
Melhoria no gameplay de modo geral
Carisma do Bob Esponja e sua turma
Contras
Reaproveitamente de assets e mecânicas dos outros jogos
9
VICIANTE
COMPRE AQUI A SUA CÓPIA DIGITAL DE BOB ESPONJA: THE COSMIC SHAKE

Editor Chefe
Se inscrever
Notificar de
guest

0 Comentários
Feedbacks embutidos
Exibir todos os comentários