Análise – Aquanox: Deep Descent

Release Date
16/10/2020
Desenvolvido por
Digital Arrow
Publicado por
THQ Nordic
Onde comprar?

De forma bem resumida podemos classificar Aquanox Deep Descent como um simulador de combate submarino, inspirado no clássico jogo de 2000.

A franquia Aquanox nasceu no final dos anos 90, tendo seu último jogo lançado em 2003. Após mais de 15 anos e com diversos projetos cancelados, finalmente os jogadores podem retornar as profundezas com Aquanox Deep Descent, uma aventura original e extremamente sólida para os órfãos da franquia.

A história de Deep Descent começa com a Terra submersa após um apocalipse nuclear e a humanidade sendo forçada a sobreviver em estações subaquáticas. Como era de se imaginar, mesmo após todos estes acontecimentos e desastres, a humanidade continua sendo o maior problema do planeta. A população vive em um mundo subaquático e separado por facções que vivem em constante conflito pelo controle de recursos.

O ponto alto de Deep Descent são os cockpits dos submarinos, super detalhados.

Como dito anteriormente a história de Deep Descent é simples e sólida, ele apresenta 4 Crios (nome dado aos humanos que estavam em sono criogênico) que faziam parte de um projeto secreto, e que após um certo tempo adormecido toda a equipe é retirada do processo criogênico e agora precisa se adaptar a essa nova realidade enquanto recuperam parte de suas lembranças.

O roteiro faz com que praticamente tudo no jogo seja bem linear, você vai de um ponto X ao ponto Y, executa missões em sequência e a parte da exploração resume-se em coletar alguns materiais em destroços de outros submarinos que podem ser localizados no mapa. Aliás, os mapas não são muito grandes, você precisará de pouquíssimos minutos navegando para recolher o que precisa e retornar para a base. O lado bom é que a ambientação dos mapas é bem realista e consegue transportar um ótimo clima submerso, causando até um pouco de claustrofobia aos mais sensíveis.

Por outro lado os menus são simples e confusos, o baixo orçamento fica visível aqui.

Se você é um daqueles jogadores que curte um bom simulador espacial como Elite Dungeon, EVE Online, X4 Foundations você com certeza vai se sentir em casa controlando os submarinos. Eles possuem controles muito semelhantes, você pode girar em todos os sentidos e impulsionar em todas as direções possíveis, utilizando armas e escudos para proteção do casco. Diferentemente das naves espaciais, os submarinos movimentam-se bem devagar, todas as batalhas são mais cadenciadas, demora um pouco para acostumar-se porém depois tudo flui normalmente.

Em termos gráficos Deep Descent é um bom jogo e entrega aquilo que pode, lembrem-se de que é um jogo indie de baixíssimo orçamento. Muitos elementos tem um design premium, principalmente o interior dos submarinos, onde você passa boa parte do jogo, porém muitos outros itens não são tão detalhados, nada que comprometa a experiência. Como eu disse os “cockpits” dos submarinos são a melhor parte do jogo, cada um deles possui um layout diferente, com interfaces diferentes, ambientação única etc. Talvez o maior problema gráfico de Aquanox Deep Descent são os menus e a interface de interação das bases, tudo é extremamente simples, chegando inclusive a causar confusão do que pode ser interagido e o que é apenas informativo.

Outro ponto que também deixa muito a desejar é a trilha sonora, os efeitos sonoros são genéricos e cumprem sua função, porém uma trilha sonora um pouco mais aprimorada faria uma enorme diferença na imersão. As dublagens (em inglês) também são super genéricas, sendo até certo ponto forçada e acabam não contribuindo em nada para melhorar a ambientação.

 

Esta análise só foi possível graças a THQ Nordic e a Digital Arrow que gentilmente nos disponibilizaram uma cópia para avaliação do jogo, fica aqui o nosso agradecimento e confiança.

Análise – Aquanox: Deep Descent
Conclusão
Temos que levar em consideração que Aquanox Deep Descent é um jogo indie com orçamento super limitado. Porém consegue entregar ao jogador uma experiência sólida, principalmente para quem é fã da franquia (como eu). Por outro lado, novos jogadores podem não se empolgar muito com jogo devido a sua falta de polimento em pontos críticos como menu e trilha sonora.
Gráficos
7
Som
6
Jogabilidade
7
Diversão
6
Prós
Ótima ambientação no fundo do mar
Ampla opções de customização do submarino
Contras
Triha sonora fraquíssima, deixa a desejar na imersão
Dublagem dos personagens é muito artificial, não transfere nenhum tipo de carisma
A UI dos menus é muito ruim, mal distribuída e pessimamente desenhada
6.5
BOM

Editor Chefe
Se inscrever
Notificar de
guest

0 Comentários
Feedbacks embutidos
Exibir todos os comentários