Análise – Little Big Workshop

Lançamento
24/09/2020
Desenvolvido por
Mirage Game Studios
Publicado por
Handy Games

Iniciei minha jornada empreendedora no Big Little Workshop de cabeça aberta. Na verdade, eu não sou um grande fã de simuladores, mas por algum motivo esse jogo chamou a minha atenção.

O mais interessante da minha experiência com ele foi os momentos que refleti sobre os acontecimentos fora do game. Atualmente o mundo passa por um momento complicado, pessoas perdendo seus empregos e empresas tentando se virar da melhor maneira possível para não fecharem. 

Passei por situações semelhantes durante a minha jogatina, que me fizeram pensar em como deve ser difícil empreender, principalmente nesse momento de pandemia. Agora vou compartilhar com vocês a minha experiência.

O nascimento da Davi Corporation

O primeiro passo é dar um nome para nossa fábrica. Eu resolvi homenagear o meu filho, colocando o nome do empreendimento de Davi Corporation. Uma empresa, que na minha cabeça, tinha como característica principal o espírito indomável de um jovem, mas com a sabedoria de um homem experiente.

A fábrica é composta por três salas, dois funcionários (gnomos) e apenas um local para carga e descarga. Os primeiros minutos são regidos por um tutorial, que tem por objetivo ensinar as mecânicas básicas do jogo. De cara já é possível notar que os menus estão bem posicionados e navegar por eles usando controle é bem tranquilo. 

Uma das primeiras coisas que temos que fazer é comprar uma bancada. Assim que defini onde a minha seria instalada, um menu para executar a compra surgiu e com um botão aprovei a aquisição. Segundos depois chegou um caminhão na área de descarga. Equipamento devidamente instalado, não demorou muito para receber a primeira ligação. Um senhor de chapéu verde deseja comprar alguns gnomos de jardim e é aqui que o jogo começa a nos apresentar o sistema de produção, que de início parece ser simples, mas que na medida que avançamos vai se tornando cada vez mais complexo.

Depois de aceitar o pedido, fui induzido pelo sistema a ir para o planejamento do produto, onde definimos o material que será usado, a bancada que será utilizada para a confecção do mesmo, etc. Vou evitar me alongar, para não parecer chato. Pois no game essa parte é bem interessante.

Exemplo de plano

Assim que terminei a minha primeira entrega, seguindo a risca o tutorial, tive o meu primeiro pagamento. E é aqui que começa de verdade a minha primeira tentativa de me tornar um magnata dos negócios.

Deste ponto em diante o game nos larga sozinho para nos aventurarmos no maravilhoso mundo do Little Big Workshop. E foi justamente depois disso que tive os meu primeiros problemas como gestor. Um dos meus funcionários, depois de horas de trabalho desabou próximo à área de carga/descarga. Eu fiquei sem entender o que estava acontecendo com o pobre gnomo. Observando o que o jogo queria me dizer, percebi que eu não havia construído uma área de descanso. Até ali, eu tinha delimitado apenas a área de estoque e um espaço destinado a área produtiva. Em nenhum momento eu pensei no bem estar dos meus funcionários. Corrigi esse erro criando um espaço diferenciado, com rádio, mesa para o almoço/janta e duas máquinas de café.

Fiquei feliz em ver que os meus funcionários conseguiam descansar e trabalhar alegremente. Com dinheiro para investir, resolvi contratar mais colaboradores, em especial dois carregadores, para produzir mais produtos, afinal de contas, o meu objetivo era crescer rápido, pois a minha fábrica tinha o espírito indomável de um jovem. Eu também comprei novos tipos de equipamentos, para poder produzir todo tipo de produto. O cara do chapéu verde, lembra dele? Entrou em contato comigo novamente e fez novos pedidos. Aceitei todas as solicitações dele.

Fábrica a todo vapor

Na medida que os novos pedidos chegavam, eu compreendia melhor o sistema de planejamento e a parte do mercado. Essa parte é muito importante, pois é lá que as necessidades/oportunidades surgem e é óbvio que não podemos deixar passar nenhuma delas. Infelizmente por conta da minha ganância desenfreada, aceitei um novo pedido, grande por sinal, do cara de chapéu verde. É importante explicar que no mercado você enxerga necessidades pontuais, que podem mudar com o decorrer do tempo e necessidades específicas, no caso o pedido grande do meu amigo do chapéu.

Infelizmente eu não consegui cumprir com o acordo. Tive inúmeros problemas na fábrica, colaboradores trombavam entre si, máquinas apresentaram problema, a ponto de uma delas pegar fogo, enfim, tudo deu errado naquele fatídico dia. Para corrigir minha falta de planejamento, fui obrigado a demitir algumas pessoas, vendi alguns equipamentos e passei a produzir pequenas quantidades, de qualquer produto que valesse a pena no mercado.

No canto inferior esquerdo da tela, temos um menu que mostra o dia que estamos e permite colocarmos o mundo num compasso mais rápido. Isso acelera as coisas e torna o jogo mais dinâmico. Claro que em alguns momentos, eu preferi a velocidade normal, vendo o passo a passo de cada parte da produção.

Para a minha tristeza, cometi novos erros e a Davi Corporation acabou falindo. Fiz tudo o que estava ao meu alcance, demiti mais funcionários, vendi outra parte do maquinário, mesmo assim não foi possível salvar o negócio.

Uma nova chance

Passei um dia inteiro pensando no meu fracasso e como o jogo havia me derrotado. Eu precisava tentar novamente e foi aí que surgiu a HMC Corporation. Um novo empreendimento, desta vez, com mais planejamento e cautela.

As coisas andaram de acordo com o planejado e comecei a prosperar. As três salas foram melhor organizadas, o número de funcionários estava de acordo com o tamanho do meu negócio e os pedidos eram atendidos, dentro daquilo que eu podia entregar.

Volto a afirmar: os menus desse jogo estão incríveis. Tudo devidamente organizado e bem descrito. Há uma parte onde podemos melhorar a nossa fábrica, usando pontos de “habilidade” disponibilizados na medida que avançamos. Também há um ranking com as empresas mais tops do mercado. A primeira da lista é uma tal de Nêmeses. É tão bacana essa parte, que em um dado momento, o dono dessa empresa entrou em contato comigo para fazer uma pequena ameaça, pois a HMC Corporation começou a chamar a atenção da concorrência.

Temos também uma outra área com os marcos, que podem ser: tutorial, bronze, prata, ouro e campeão. Para avançarmos para o próximo marco será necessário atender determinados requisitos. Se conseguirmos atingir esses objetivos ganharemos um certificado e teremos a chance de realizar novos negócios.

Nessa nova jornada eu dei mais atenção as máquinas, realizando pequenas manutenções nelas. Além disso, aprimorei a área de descanso, para atender melhor os meus funcionários e promovi alguns. Você pode promover os colaboradores dentro de um segmento: marcenaria, metalurgia, etc. Depois de tudo isso, novos clientes começaram a surgir, realizando pedidos mais complicados e proporcionando a fábrica um ganho significativo.

Dono da Nêmesis Sociedade Limitada

Não pense que o jogo é fácil. Pelo contrário, problemas começaram a surgir do nada, como a infestação de ratos e o aparecimento de espiões industriais. Essas situações, que eram novas para mim, foram devidamente sinalizadas pelo jogo e explicadas pelo sistema. Resolvi todas as situações problemáticas tranquilamente.

Depois de atender os meus clientes e a suprir determinadas demandas do mercado, consegui comprar o terreno ao lado e inicie o planejamento de expansão da HMC Corporation.

Reflexões sobre a jornada

Está sendo prazeroso jogar o Little Big Workshop. Ele é um jogo que praticamente não tem fim. E sendo bem sincero, ele é muito viciante. Você ficará horas tentando evoluir sua fábrica e nem perceberá isso.

Minha jornada com o game até o momento foi tranquila. Não observei bugs e tudo rodou perfeitamente no meu Xbox One S. Não tive congelamentos, como reportados por alguns e os controles fluíram maravilhosamente.

A parte sonora é bacana, nada de especial, mas também não há nada de enjoativa nela. O que eu acho que precisaria melhorar sãos os tutorias. Principalmente os relacionados ao mercado e ao planejamento dos produtos. Porque chega uma hora que fica extremamente complexo e se houvesse algo que pudesse fornecer mais informações, seria de grande ajuda.

Esta análise só foi possível graças a Handy-Games que gentilmente nos disponibilizou uma cópia para avaliação do jogo, fica aqui o nosso agradecimento e confiança. Eu me diverti bastante com o jogo e recomendo-o aos fãs do gênero e também aqueles que nunca jogaram um game desse tipo.

Análise - Little Big Workshop
Conclusão
Little Big Workshop é um excelente simulador de produção/logística. Um jogo divertido e sério ao mesmo tempo, onde seremos testados a todo momento com relação ao nosso planejamento e organização. Um título imperdível para os amantes de simulação/estratégia.
Gráficos
9
Jogabilidade
8.5
Som
7.5
Diversão
9
Prós
Organização dos menus, imprescindível em jogos de simulação.
Quantidade de opções disponibilizadas pelo jogo para expansão da fábrica e da linha de produção.
A variedade de problemas que surgem, como por exemplo os espiões.
Contras
Poucos tutorias explicativos. Há situações que as informações básicas não são suficientes.
8.5
Viciante
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