Iniciei minha jornada empreendedora no Big Little Workshop de cabeça aberta. Na verdade, eu não sou um grande fã de simuladores, mas por algum motivo esse jogo chamou a minha atenção.
O mais interessante da minha experiência com ele foi os momentos que refleti sobre os acontecimentos fora do game. Atualmente o mundo passa por um momento complicado, pessoas perdendo seus empregos e empresas tentando se virar da melhor maneira possível para não fecharem.
Passei por situações semelhantes durante a minha jogatina, que me fizeram pensar em como deve ser difícil empreender, principalmente nesse momento de pandemia. Agora vou compartilhar com vocês a minha experiência.
O nascimento da Davi Corporation
O primeiro passo é dar um nome para nossa fábrica. Eu resolvi homenagear o meu filho, colocando o nome do empreendimento de Davi Corporation. Uma empresa, que na minha cabeça, tinha como característica principal o espírito indomável de um jovem, mas com a sabedoria de um homem experiente.
A fábrica é composta por três salas, dois funcionários (gnomos) e apenas um local para carga e descarga. Os primeiros minutos são regidos por um tutorial, que tem por objetivo ensinar as mecânicas básicas do jogo. De cara já é possível notar que os menus estão bem posicionados e navegar por eles usando controle é bem tranquilo.
Uma das primeiras coisas que temos que fazer é comprar uma bancada. Assim que defini onde a minha seria instalada, um menu para executar a compra surgiu e com um botão aprovei a aquisição. Segundos depois chegou um caminhão na área de descarga. Equipamento devidamente instalado, não demorou muito para receber a primeira ligação. Um senhor de chapéu verde deseja comprar alguns gnomos de jardim e é aqui que o jogo começa a nos apresentar o sistema de produção, que de início parece ser simples, mas que na medida que avançamos vai se tornando cada vez mais complexo.
Depois de aceitar o pedido, fui induzido pelo sistema a ir para o planejamento do produto, onde definimos o material que será usado, a bancada que será utilizada para a confecção do mesmo, etc. Vou evitar me alongar, para não parecer chato. Pois no game essa parte é bem interessante.
Assim que terminei a minha primeira entrega, seguindo a risca o tutorial, tive o meu primeiro pagamento. E é aqui que começa de verdade a minha primeira tentativa de me tornar um magnata dos negócios.
Deste ponto em diante o game nos larga sozinho para nos aventurarmos no maravilhoso mundo do Little Big Workshop. E foi justamente depois disso que tive os meu primeiros problemas como gestor. Um dos meus funcionários, depois de horas de trabalho desabou próximo à área de carga/descarga. Eu fiquei sem entender o que estava acontecendo com o pobre gnomo. Observando o que o jogo queria me dizer, percebi que eu não havia construído uma área de descanso. Até ali, eu tinha delimitado apenas a área de estoque e um espaço destinado a área produtiva. Em nenhum momento eu pensei no bem estar dos meus funcionários. Corrigi esse erro criando um espaço diferenciado, com rádio, mesa para o almoço/janta e duas máquinas de café.
Fiquei feliz em ver que os meus funcionários conseguiam descansar e trabalhar alegremente. Com dinheiro para investir, resolvi contratar mais colaboradores, em especial dois carregadores, para produzir mais produtos, afinal de contas, o meu objetivo era crescer rápido, pois a minha fábrica tinha o espírito indomável de um jovem. Eu também comprei novos tipos de equipamentos, para poder produzir todo tipo de produto. O cara do chapéu verde, lembra dele? Entrou em contato comigo novamente e fez novos pedidos. Aceitei todas as solicitações dele.
Na medida que os novos pedidos chegavam, eu compreendia melhor o sistema de planejamento e a parte do mercado. Essa parte é muito importante, pois é lá que as necessidades/oportunidades surgem e é óbvio que não podemos deixar passar nenhuma delas. Infelizmente por conta da minha ganância desenfreada, aceitei um novo pedido, grande por sinal, do cara de chapéu verde. É importante explicar que no mercado você enxerga necessidades pontuais, que podem mudar com o decorrer do tempo e necessidades específicas, no caso o pedido grande do meu amigo do chapéu.
Infelizmente eu não consegui cumprir com o acordo. Tive inúmeros problemas na fábrica, colaboradores trombavam entre si, máquinas apresentaram problema, a ponto de uma delas pegar fogo, enfim, tudo deu errado naquele fatídico dia. Para corrigir minha falta de planejamento, fui obrigado a demitir algumas pessoas, vendi alguns equipamentos e passei a produzir pequenas quantidades, de qualquer produto que valesse a pena no mercado.
No canto inferior esquerdo da tela, temos um menu que mostra o dia que estamos e permite colocarmos o mundo num compasso mais rápido. Isso acelera as coisas e torna o jogo mais dinâmico. Claro que em alguns momentos, eu preferi a velocidade normal, vendo o passo a passo de cada parte da produção.
Para a minha tristeza, cometi novos erros e a Davi Corporation acabou falindo. Fiz tudo o que estava ao meu alcance, demiti mais funcionários, vendi outra parte do maquinário, mesmo assim não foi possível salvar o negócio.
Uma nova chance
Passei um dia inteiro pensando no meu fracasso e como o jogo havia me derrotado. Eu precisava tentar novamente e foi aí que surgiu a HMC Corporation. Um novo empreendimento, desta vez, com mais planejamento e cautela.
As coisas andaram de acordo com o planejado e comecei a prosperar. As três salas foram melhor organizadas, o número de funcionários estava de acordo com o tamanho do meu negócio e os pedidos eram atendidos, dentro daquilo que eu podia entregar.
Volto a afirmar: os menus desse jogo estão incríveis. Tudo devidamente organizado e bem descrito. Há uma parte onde podemos melhorar a nossa fábrica, usando pontos de “habilidade” disponibilizados na medida que avançamos. Também há um ranking com as empresas mais tops do mercado. A primeira da lista é uma tal de Nêmeses. É tão bacana essa parte, que em um dado momento, o dono dessa empresa entrou em contato comigo para fazer uma pequena ameaça, pois a HMC Corporation começou a chamar a atenção da concorrência.
Temos também uma outra área com os marcos, que podem ser: tutorial, bronze, prata, ouro e campeão. Para avançarmos para o próximo marco será necessário atender determinados requisitos. Se conseguirmos atingir esses objetivos ganharemos um certificado e teremos a chance de realizar novos negócios.
Nessa nova jornada eu dei mais atenção as máquinas, realizando pequenas manutenções nelas. Além disso, aprimorei a área de descanso, para atender melhor os meus funcionários e promovi alguns. Você pode promover os colaboradores dentro de um segmento: marcenaria, metalurgia, etc. Depois de tudo isso, novos clientes começaram a surgir, realizando pedidos mais complicados e proporcionando a fábrica um ganho significativo.
Não pense que o jogo é fácil. Pelo contrário, problemas começaram a surgir do nada, como a infestação de ratos e o aparecimento de espiões industriais. Essas situações, que eram novas para mim, foram devidamente sinalizadas pelo jogo e explicadas pelo sistema. Resolvi todas as situações problemáticas tranquilamente.
Depois de atender os meus clientes e a suprir determinadas demandas do mercado, consegui comprar o terreno ao lado e inicie o planejamento de expansão da HMC Corporation.
Reflexões sobre a jornada
Está sendo prazeroso jogar o Little Big Workshop. Ele é um jogo que praticamente não tem fim. E sendo bem sincero, ele é muito viciante. Você ficará horas tentando evoluir sua fábrica e nem perceberá isso.
Minha jornada com o game até o momento foi tranquila. Não observei bugs e tudo rodou perfeitamente no meu Xbox One S. Não tive congelamentos, como reportados por alguns e os controles fluíram maravilhosamente.
A parte sonora é bacana, nada de especial, mas também não há nada de enjoativa nela. O que eu acho que precisaria melhorar sãos os tutorias. Principalmente os relacionados ao mercado e ao planejamento dos produtos. Porque chega uma hora que fica extremamente complexo e se houvesse algo que pudesse fornecer mais informações, seria de grande ajuda.
Esta análise só foi possível graças a Handy-Games que gentilmente nos disponibilizou uma cópia para avaliação do jogo, fica aqui o nosso agradecimento e confiança. Eu me diverti bastante com o jogo e recomendo-o aos fãs do gênero e também aqueles que nunca jogaram um game desse tipo.