Heroes Of Hammerwatch – Ultimate Edition é a continuação de Hammerwatch (2013), um RPG de aventura no estilo roguelike desenvolvido pela Crackshell e publicado pela BlitWorks.
A mecânica do jogo é razoavelmente simples, ela é composta basicamente por dois movimentos de ataque, que são apresentados logo no início do jogo, e que variam conforme a escolha da classe do jogador: podendo ser um mago, um guerreiro, um atirador (ranger), etc.
O jogo apresenta uma variedade muito boa de itens e objetos que devem ser coletados no decorrer do jogo. Estes itens e objetos possuem utilidades distintas, e que podem ser utilizados a seu favor dependendo da situação no mapa, por exemplo, oferecer dano superior por um tempo contra os inimigos, ou até mesmo como melhoras simples no personagem que aumentam gradativamente seu progresso no jogo.
A ambientação em Heroes of Hammerwatch, apesar de simples, é muito bem trabalhada. Dentro da Forsaken Tower o jogador é apresentado a um mundo fantástico e ao mesmo tempo muito perigoso, uma vez que boa parte da campanha traduz-se em aprofundar nas cavernas e corredores escuros infestados de monstros.
Um dos pontos altos, pra não dizer o mais divertido, é o modo cooperativo. Não é segredo pra ninguém que jogar com os amigos é sempre mais divertido, em Heroes of Hammerwatch não é diferente. A mecânica multiplayer é muito bem elaborada, seja pelo fogo amigo ou até mesmo pela dificuldade crescente conforme você e seus amigos vão subindo de nível. O jogo suporta até 3 jogadores simultâneos localmente ou online.
Como se isso não bastasse, além de toda esta ambientação sombria, Heroes of Hammerwatch possui uma trilha sonora notável e que combina perfeitamente com a proposta do jogo, contribuindo ainda mais para uma experiência intensa e imersiva durante a campanha.
O único ponto negativo fica para a deficiência de uma boa narrativa. Geralmente os jogos estilo roguelike possuem uma história no mínimo interessante, porém parece que a história de Heroes of Hammerwatch ficou apenas no papel. Por diversos momentos eu senti falta de uma narrativa mais bem elaborada, se levarmos em consideração que o jogo é uma continuação de Hammerwatch, que já tinha uma história, ele deixa muito a desejar na trama e personagens mais elaborados.
Esta análise só foi possível graças a ajuda da BlitWorks que gentilmente nos disponibilizou uma cópia de avaliação do jogo, fica aqui o nosso agradecimento e confiança.